Entrevistas

Entrevista a John Sonedecker, produtor de Ground Branch

Nota editorial: Por a equipa de produção estar actualmente no processo de transição do Unreal Engine 3 para o Unreal Engine 4, não nos foi possivel obter novas imagens ou vídeos. Por essa razão, as imagens presentes neste artigo, não representam o estado actual de produção.

Com o proliferar de shooters, há um sub-género que tem vindo a obter cada vez menos atenção. Refiro-me aos tactical shooters. Por isso mesmo, estivemos à conversa com John Sonedecker da BlackFoot Studios, cujo seu novo jogo chamado Ground Branch, pretende preencher esse vazio.

Portal Jogos Zwame: Antes de mais nada, pode falar-nos um pouco sobre a  BlackFoot Studios?

John Sonedecker: BlackFoot Studios está sediada em Columbus Ohio, tendo sido fundada por John Sonedecker, um produtor veterano com 15 anos nesta industria, que esteve envolvido em algumas das mais proeminentes e bem sucedidas franchises de tactical shooters.

John foi um dos membros principais da Red Storm Entertainment, onde nasceu o género Squad Based Tactical Shooter. O estúdio também contratou talentos para vários projectos para produtores e editores de alto perfil.

Além disso, o estúdio mantém relações de trabalho com vários ramos das forças armadas norte-americanas como, por exemplo, o Exército dos Estados Unidos, a Força Aérea dos Estados Unidos ou o Comando de Operações Especiais dos Estados Unidos.

BlackFoot Studios é um pequeno independente estúdio cujo objectivo é preencher o vazio num estilo de jogo que muitos chamam de “clássico” jogo táctico com equipas, e dar aos jogadores que gostam deste género, a nossa versão de “Realismo Táctico”. O estúdio foi fundado com princípios muito específicos no que toca ao design de jogo e dos níveis para apelar à audiência que gosta de uma experiência clássica e realista, mas que ao mesmo tempo é uma experiência divertida e não frustrante.

Com o talento do estúdio para criar algo desafiante e realista enquanto mantém a diversão, os jogadores irão encontrar-se num imersivo mundo virtual das Operações Especiais, com perspectivas e jogabilidade nunca antes vistas.

Portal Jogos Zwame: Estão a trabalhar num novo projecto. O que é exactamente Ground Branch?

John Sonedecker: Ground Branch é baseado na vida real da Special Activities Division (SAD) da Central Intelligence Agency. Esta divisão faz missões secretas em solo estrangeiro e muitas vezes entra em acção muito antes das Special Forces, SEALs ou DevGru. SAD Ground Branch é a verdadeira ponta da lança. Os operativos da SAD Ground Branch são principalmente recrutados das Army Special Forces ou de unidades CAG e são especialistas em acções de campo, vigilância, pequenas armas, salvamento de reféns e combate em espaços confinados (CQB).

Sendo uma unidade da CIA, Ground Branch tem carta branca para fazer o necessário para completar o trabalho, e assim, poderá tomar medidas que as unidades militares não podem. Existem leis na guerra e Ground Branch rasga essa páginas do livro quando necessário. Eles são pistoleiros dos tempos modernos e a unidade não é de combate directo, mas sim uma unidade táctica discreta. Isto significa que as suas formas de actuação podem ser questionáveis em algumas alturas. Ground Branch não tem o objectivo de ser embaixador da boa vontade, mas sim atingir resultados específicos.

Para o jogador, as jogabilidade será deliberadamente calculada, desafiante e pesada. Sem consequências de morte e perda, não existe profundidade no jogo. Perda será pessoal e inevitável. Não estamos a falar de superioridade moral, mas os jogadores irão sentir o impacto das suas acções. As escolhas do equipamento, as escolhas do caminho, o plano de equipa e acções contra o inimigo, farão tudo parte do sucesso ou fracasso. Os jogos multiplayer serão metódicos com pequenas zonas de intenso tiroteio que podem expandir-se para grandes encontros com equipas equilibradas. Não existe balanço artificial, e será a habilidade individual e a capacidade de tomar decisões que fará uma equipa ter sucesso.

Ground Branch screenshot 3Portal Jogos Zwame: Quais as razões que o levou a escolher fazer um Tactical Shooter?

John Sonedecker: Eu comecei nesta industria em 1997 e fazia parte da equipa responsável por definir o género, e tenho trabalho desde então em jogos similares. É um género que teve muitas alterações durante os anos. Muitos de nós queremos ver jogos centrados nos ideais dos primeiros Tactical Shooters. Nós estamos a fazer algo sobre isso.

Portal Jogos Zwame: Unreal Engine 3 foi o motor de jogo escolhido. Alguma razão em particular?

John Sonedecker: Por acaso, recentemente anunciámos que iremos usar o Unreal Engine 4. A nossa escolha em usar o motor da Epic deve-se à robustez e quantidade de funcionalidades presentes para este tipo de jogo, e também à dedicação da Epic aos pequenos produtores.

Portal Jogos Zwame: Ground Branch vai para o Kickstarter. Qual é o objectivo financeiro?

John Sonedecker: O nosso objectivo para o Kickstarter , é obter o suficiente que nos permita concluir uma sólida Early Access build. Decidimos não avançar para o pedido total de produção, e em vez disso, apenas ter o suficiente que permita criar uma build inicial totalmente jogável, em que depois podemos construir em cima e obter receita a longo prazo. Todos aqueles que apoiarem o Kickstarter, terão acesso ao jogo final e a tudo o que venha com esta Early Access build.

Portal Jogos Zwame: O jogo terá modo single player e multiplayer ou isso depende de como correr o Kickstarter?

John Sonedecker: Ground Branch irá incluir modos single player e multiplayer, assim como modo cooperativo, desde que o Kicstarter seja bem sucedido.

Portal Jogos Zwame: Portanto, por agora, o foco principal é no modo multiplayer. Ground Branch terá servidores dedicados? E será possível os jogadores criarem as suas próprias partidas?

John Sonedecker: Com mencionado, Ground Branch terá singleplayer. Nós definitivamente teremos servidores dedicados e os jogadores poderão criar as suas partidas. Os jogadores terão muitas opções disponíveis para jogarem como bem entenderem.

Portal Jogos Zwame: O multiplayer irá suportar quantos jogadores?

John Sonedecker: Ainda não decidimos o número final, mas neste momento, temos como alvo 16 jogadores no MP.

Portal Jogos Zwame: Que modos multiplayer estarão presentes?

John Sonedecker: Neste momento, ainda não posso dar grandes detalhes dos modos presentes no MP, mas posso dizer que terá uma variedade de Tem vs Team alguns modos Player vs Player.

Ground Branch screenshot 4Portal Jogos Zwame: O jogadores poderão personalizar as suas personagens com diferente equipamento, acessórios, armas, etc?

John Sonedecker: Sim, A personalização das personagens e armas é a base de Ground Branch. Os jogadores poderão escolher o equipamento e aspecto da sua personagem, sendo que isto será mais do que apenas cosmético. O equipamento escolhido é aquele que se levará para a partida. Por isso, é necessário escolher bem o equipamento, de forma a ter tudo o que é necessário para completar a missão. Como exemplo, ter um jogador na equipa que leve munições extra, para o caso de se verem envolvidos em longos tiroteios.

Portal Jogos Zwame: Como é que os jogadores irão evoluir no multiplayer? Existe algum tipo de sistema de experiência/níveis ou está tudo desbloqueado desde o inicio?

John Sonedecker: Está tudo desbloqueado desde o inicio. Não existem níveis nem equipamento que precisem de ser desbloqueados.

Portal Jogos Zwame: Que funcionalidades na jogabilidade irão diferenciar Ground Branch de outros Tactical Shooters?

John Sonedecker: Duas coisas principais….A personalização das nossas personagens/armas e aquilo que nós chamamos de sistema True First Person. Isto significa que o jogador terá consciência do corpo todo graças a uma colisão de arma completa. Noutros FPS existe um conjunto de braços e armas flutuantes para a câmara na primeira pessoa e um modelo diferente para a câmara na terceira pessoa. Cada um destes modelos têm o seu conjunto de animações que precisam de sincronização no multiplayer. Escusado será dizer que nunca estão sincronizados numa partida multiplayer. É por isso que se pode ver alguém a fazer algo ligeiramente diferente daquilo que estão realmente a fazer.

Nós não temos esse problema em Ground Branch. Nós usamos apenas um conjunto de animações para tudo. Os braços que se vêm como jogador, são os mesmo que outros jogadores vêm na terceira pessoa. Isto elimina completamente problemas de sincronização e apresenta uma representação 1 para 1 de todos os jogadores.

Portal Jogos Zwame: E em relação ao singleplayer, é  possível saber alguns detalhes da campanha?

John Sonedecker: De momento, não estamos prontos para dar detalhes específicos do modo singleplayer de Ground Branch. Estamos a tomar uma abordagem única que se encaixa em linha com as nossas capacidades e recursos. A nossa abordagem irá assegurar que o jogo terá uma vida longa.

Portal Jogos Zwame: A campanha singleplayer poderá ser jogada em modo cooperativo?

John Sonedecker: Sim.

Ground Branch screenshot 5Portal Jogos Zwame: Vendo a campanha singleplayer de outros Shooters e Tactical Shooters, existe algo que vocês sabem que não irão fazer? Noutras palavras, aprenderam alguma coisa com os seus erros?

Ground Branch não terá níveis lineares nem terá um sistema de evolução para os jogadores. Isto poderá funcionar para outros títulos, mas não tem lugar em Ground Branch.

Portal Jogos Zwame: O jogo tem alguma data prevista de lançamento ou é ainda muito cedo para falar disto?

John Sonedecker: Muito cedo para falar disso.

Portal Jogos Zwame: O jogo será lançado para PC apenas de forma digital ou também terá uma versão física?

John Sonedecker: Actualmente, estamos a planear lançar apenas em formato digital. No entanto, temos intenção de lançar um tipo de edição de coleccionador que pode ser encomendada online. Mas neste momento, não temos planos para ter o jogo em lojas físicas.

Portal Jogos Zwame: Como a Sony e Microsoft lançaram novas consolas que são mais “amigáveis” dos produtores, é possível ver uma versão PS4 ou Xbox One de Ground Branch?

John Sonedecker: É possível. Nós recentemente anunciamos que a BlackFoot Studios é um estúdio/editora oficial Sony Playstation 4 e Playstation Vita. Nós não temos planos de produto específicos para anunciar de momento….No entanto, sempre dissemos que se Ground Branch for lançado para uma consola, será a versão PC. Nós acreditamos que conseguimos manter a experiência da versão PC intacta numa consola e um dia, gostaríamos de tentar.

Portal Jogos Zwame: Uma última questão. Existe alguma coisa que queira dizer aos fãs de Tactical Shooters?

John Sonedecker: Nos agradecíamos o vosso apoio. Em estive envolvido em tactical shooters desde que eles foram criados como os conhecemos. Nós temos consciência do que se encontra disponível e é por isso que fazemos isto. Nós preferimos jogar algo como o Ground Branch e estamos a produzi-lo tanto para nós como para todos os fãs em geral. Por isso, juntem-se a nós nesta viagem!

Botão Voltar ao Topo