Notícias

Let’s rePlay – Shin Megami Tensei: Persona 4 & Persona 4 Arena

Qualquer fã de JRPG, certamente já ouviu falar em Shin Megami Tensei. Esta série difere de todas as outras séries de JRPG, pois a história normalmente decorre no Japão moderno e tem uma temática centrada no oculto e na possível destruição do mundo. Tematicamente, esta série é mais pesada, negra e séria que o normalmente visto em outros jogos do género.

Dentro desta série, existem os Persona, títulos que têm uma abordagem mais positiva e leve da humanidade. No entanto, os pilares da série mantém-se e podem contar com uma experiência que não vão encontrar em mais nenhum jogo.

Shin Megami Tensei: Persona 4 foi lançado em 2009 na Europa para a PS2 e foi aclamado pela crítica e pelos fãs. Desde então, o jogo recebeu uma versão PS Vita, e mais recentemente, a versão PS2 foi lançada na Playstation Network norte-americana.

A acção de Shin Megami Tensei: Persona 4 decorre em Inaba, uma cidade fictícia japonesa. Estão a acontecer estranhos homicídios em dias de muito nevoeiro. Um grupo de estudantes decide investigar estes crimes, e ao mesmo tempo, cada um deles é forçado e enfrentar os seus verdadeiros sentimentos.

Para demonstrar o estilo bastante distinto de Shin Megami Tensei: Persona 4, em baixo, têm um vídeo gameplay de uma das cenas do inicio do jogo, onde dois dos protagonistas enfrentam os primeiros inimigos do jogo.

 Mas o sucesso de Shin Megami Tensei: Persona 4, extendeu-se para além do género JRPG. Em 2012, foi lançado o resultado da colaboração entre a Atlus e a Arc System Works, criadores das séries Guilty Gear e Blazblue.

Persona 4 Arena é um jogo de luta que serve como sequela de Shin Megami Tensei: Persona 4. O jogo conta com personagens do JRPG lançado para a PS2, e também com algumas personagens de Shin Megami Tensei: Persona 3, incluindo Mitsuru Kirijo e Aigis.

Não se deixem enganar por ser um jogo de luta, pois a história de Persona 4 Arena foi escrita pela mesma equipa que desenvolveu Shin Megami Tensei: Persona 4.

Quanto ao combate propriamente dito, existem algumas semelhanças com outros jogos da Arc System Works como, por exemplo, Blazblue. No entanto, o jogo não é tão complexo e é mais fácil de entrar no sistema de jogo. Apesar da existência de poucas personagens, cada uma tem o seu estilo, e por isso, em vez de andarem a saltar entre lutadores, irão manter-se apenas com um ou dois.

De resto, Persona 4 Arena é totalmente fiel a Shin Megami Tensei: Persona 4, incluindo na apresentação e design dos menus, das vozes e das músicas. Inclusive, o jogo dá a oportunidade de escolher as vozes originais japonesas, opção que é sempre vem vinda.

Em baixo, podem ver o modo Arcade de Persona 4 Arena feito com Mitsuru Kirijo.

Botão Voltar ao Topo