Notícias

Novo relatório dá mais informação sobre separação entre Konami e Kojima

O respeitado jornal financeiro japonês Nikkei publicou um artigo que revela alguma informação sobre a separação entre Kojima e a Konami, e também como é trabalhar para a editora japonesa nos dias de hoje.

Este artigo está em japonês e o seu acesso está bloqueado a uma subscrição, mas Thomas James fez questão de traduzir a informação.

Até Abril de 2015, o orçamento de Metal Gear Solid 5 tinha chegado aos 80 milhões de dólares. Desde então, certamente que mais dinheiro foi gasto, e por isso, Kojima saiu da companhia e a Kojima Productions foi desmantelada.

Segundo o relatório, para além da constante necessidade de mais dinheiro, a separação deveu-se ao jogo Dragon Collection lançado em 2010. Este jogo desenvolvido para dispositivos móveis com um orçamento inferior a 1 milhão de dólares trouxe muito dinheiro para a Konami, o que levou a companhia a repensar a sua estratégia no que toca aos jogos para consolas.

Mas o artigo também relata algumas das condições de trabalho que a equipa da Kojima Productions tem de se submeter. Cada membro recebe um email gerado aleatoriamente que é alterado regularmente. As pausas para as refeições são reguladas com um cartão, e aqueles que demorarem muito tempo são “dispensados”.

O artigo também refere que colaboradores considerados “inúteis” recebem novos postos na fabrica de maquinas Pachinko da Konami, trabalhos de vigilância, e até trabalho nas limpezas dos clubes de fitness. Os colaboradores de alto perfil não estão isentos deste tratamento.

Adicionalmente, os colaboradores na Konami eram monitorizados a ponto de serem penalizados caso fizessem um “like” no Facebook a algum cometário sobre um antigo colaborador ter encontrado trabalho noutro sítio.

Botão Voltar ao Topo