Análises

Pullblox World

Tal como o original da 3DS, Pullblox World é um jogo de puzzles onde controlamos um pequeno lutador de sumo que tem de puxar e empurrar blocos para chegar ao topo e salvar crianças que ficaram lá presas. As mecânicas são simples, apenas podemos dar um pequeno salto e puxar ou empurrar blocos, só que estes só têm três posições possíveis e é preciso ter espaço para os movimentarmos.

Como muitos outros bons jogos de puzzles, de bases simples advêm quebra-cabeças complicadíssimos capazes de fazer uma pessoa questionar a sua inteligência. Como não poderia deixar de ser, os primeiros níveis são simples e servem para nos ensinar o essencial, gradualmente a complexidade aumenta e os pequenos amontoados de blocos ficam cada vez maiores e mais difíceis de navegar. Eventualmente surgem mecanismos como escadas que funcionam aos pares e nos permitem teleportar de uma para a outra se houver espaço para entrar e sair ou interruptores que fazem sair ou entrar todos os blocos da respectiva cor.

2549396-ci-25508788830376002

Se estivermos a bater com a cabeça na parede, podemos passar os níveis à frente para os completar mais tarde, ou andar atrás no tempo para desfazer um erro, impedindo que um pequeno erro ou salto mal feito destrua todo o progresso que fizemos. São duas ideias simples, mas que evitam que o jogo se torne demasiado frustrante, sem tirar qualquer dificuldade.

Infelizmente, Pullblox World é mais do mesmo; não integrando sequer as novidades introduzidas no Fallblox, o segundo jogo da série na 3DS, as maiores novidades estão num modo à parte. Blocos com a mesma cor que se movem ao mesmo tempo e blocos com temporizadores são novidades significativas, mas estando apenas no modo Mysterious Pullblox em vez do modo principal, não chegam a evoluir e florescer como os puzzles do modo principal.

Na pequena área central do jogo podemos deslocar-nos entre modos, para além dos já mencionados, também podemos ir à área de treinos onde há puzzles mais simples para treinarmos as diferentes mecânicas do jogo ou visitar o Papa Blox para rever tutoriais, mudar opções, ver vídeos e os carimbos coleccionados, assim como ouvir músicas que até podemos atribuir ao estúdio de criação.

PullbloxWorld_10

Neste estúdio podemos criar os nossos próprios níveis com a ajuda do ecrã táctil do Gamepad, a interface é incrivelmente fácil de usar e é bastante completa, sendo possível criar quebra-cabeças tão fáceis ou difíceis quanto a nossa imaginação deixar e podemos partilhá-los no Miiverse ou através de códigos QR, os níveis até podem ser jogados na 3DS desde que não tenham incompatibilidades.
Podemos também visitar os níveis criados pelos outros jogadores, onde já há criações incríveis prontas a jogar, guardar, comentar e dar feedback. Se os puzzles já incluídos são suficientes para muitas horas de diversão e esforço intelectual, criações de outros jogadores assim como a possibilidade de puxar pela imaginação e partilhar as nossas invenções dão a este jogo de €9,99 (€6,99 se já tiveres algum dos outros jogos da série) imenso valor.

Se quiseres ver TV enquanto jogas, o jogo suporta Off-TV, ou seja podes jogar no Gamepad sem ter que usar a televisão, o que é sempre bem-vindo, sendo infeliz a falta de suporte para o comando Pro.

O jogo não vai ganhar prémios de excelência técnica, mas a transição para o HD fica-lhe bem, os gráficos são extremamente simples e limpos, cheios de cor e bom design de personagens, um estilo artístico leve e agradável que esconde uma dificuldade diabólica.
Os puzzles ora são formas abstractas, ora usam os blocos como pixéis para formar desenhos, conjugando de maneira inventiva a jogabilidade com o design gráfico.
As músicas são engraçadas, há vários bons temas que infelizmente não se ouvem durante os níveis, onde temos que suportar as mesmas músicas vezes e vezes sem conta.

WiiU_PushmoWorld_MalloPull1

É pena que Pullblox World não dê um passo maior em frente, mas é difícil não gostar do jogo quando arranja tantas maneiras originais de usar os nossos neurónios, já para não falar de um modo de criação e partilha de níveis extremamente competente e fácil de usar. Se ficaste farto do primeiro Pullblox, talvez este não seja para ti, caso contrário este é o jogo certo para umas sessões de ginástica mental.

Botão Voltar ao Topo