Análises

FIFA 12

Para os apaixonados pelo mundo do futebol, o novo FIFA 12 é uma verdadeira enciclopédia onde a variedade significa qualidade.

 

Há jogos que por muito que tentem não conseguem evoluir e há jogos que depois de um grande trambolhão têm a capacidade de se erguerem das cinzas e tornarem-se num caso sério de sucesso. A série FIFA passou por muitos turbilhões, passou de primeira a segunda das preferências dos jogadores e recentemente com a chegada da nova geração de consolas conseguiu acompanhar esta evolução e adaptar-se às exigências dos jogadores. Hoje quando pensamos em futebol associarmos logo a marca FIFA numa qualquer consola de jogo.

E mesmo depois da total renovação do modo gráfico, da introdução do guarda-redes e dos jogos completos com 11 jogadores, a EA Sports não quis ficar parada e preparou um conjunto de novidades que vão revolucionar o conceito de futebol virtual. O sistema de defesa táctica melhora imenso a defesa de cada equipa, permitindo ao mesmo uma transição de defesa/ataque mais real. A IA dos guarda-redes foi melhorada, bem com a dos adversários, sendo agora possível ver jogadores da outra equipa a executar movimentos únicos, como por exemplo mudanças repentinas de direcção ou o avanço da defesa para colocar o adversário em fora-de-jogo. O motor de impacto também foi melhorado, e como resultado os choques e as lesões são provocadas em tempo real. Estas novidades já eram suficientes para manter o FIFA no mais alto patamar de qualidade, mas a EA Sports não quis ficar por aqui e inseriu um conjunto de modos de jogo capaz de baralhar a escolha dos fãs.

Para começar a grande novidade é a inserção do modo Ultimate Team, um modo que é do agrado dos jogadores e que obriga a construir uma equipa do zero, melhorando a sua performance ao longo dos treinos e competições. A parte coleccionável não ficou esquecida e que permite trocas de jogadores e objectivos. O modo Live Season permite acompanhar a equipa favorita de cada jogador, permitindo jogar os mesmos jogos que depois vão para um ranking mundial de clubes. O modo Be A Pro foi dividido em dois, jogador e guarda-redes e permite criar um jogador se criar à volta dele uma carreira de sonho. O mais competitivo modo de jogo é o Online que abre as portas do FIFA ao mundo, onde o jogador compete contra amigos e desconhecidos. Assegurados estão diversas competições a nível local e global, aumentando em muito a competição.

Um dos pormenores que mais evoluiu no FIFA são os seus efeitos sonoros. Os cânticos das claques, o primor em mencionar os aniversários dos jogadores de cada equipa, foi tudo a pensar no espectáculo.

O novo FIFA 12 está mais rápido, mais real e vem acompanhado com uma personalização única, sendo possível modificar diversos parâmetros do jogo, incluindo jogadores e equipamentos. A EA Sports imprimiu também ao seu jogo um lado mais social, sendo possível agora e em tempo real comparar os resultados com as dos amigos. A época do futebol virtual começou e o FIFA 12 garante novas emoções e convívio completo!

Botão Voltar ao Topo