Análises

Virtua Fighter 5: Final Showdown

Os últimos anos têm sido particularmente bons em jogos de luta. Blazblue, Super Street Fighter IV, Mortal Kombat ou Street Fighter X Tekken são alguns dos exemplos, sendo que Virtua Fighter 5: Final Showdown é mais um a juntar-se a esta lista.

Virtua Fighter 5: Final Showdown é na verdade um port da versão mais recente de Virtua Fighter 5, lançada nas arcadas em 2010.

Ora, sendo um jogo com 6 anos em cima, é natural notar-se o peso da idade a nível gráfico. Contudo, devido ao estilo gráfico e design artístico, não é de todo um jogo feio. Até tem um certo charme. Além disso, o jogo é super fluído, algo essencial num jogo de luta.

Já no departamento sonoro, a coisa podia e devia de estar melhor. O jogo não tem uma grande banda sonora ou voice acting, mas esta componente foi de tal maneira comprimida (devido a restrições de tamanho), que tornou os sons algo abafados. Isto é bastante notório, e mais notório é, caso tenham algum sistema de som.

Mas o ponto forte é sem dúvida a jogabilidade. Devo salientar que a jogabilidade de Virtua Fighter 5: Final Showdown é de tal forma equilibrada e profunda que mete inveja a outros grandes títulos do género. Isto é um feito notável, ainda para mais quando é conseguido através de um esquema de luta que usa apenas três botões.

Este é um jogo que premeia quem se dedica a aprender todos os golpes e de cada personagem e seus diferentes estilos de luta. Muito dificilmente alguém irá ganhar um combate usando sempre o mesmo ataque. Isto é um grande ponto positivo, já que será sempre o melhor jogador a ganhar um combate e não aquele que mais spam fizer.

Falando em modos de jogo, não há nada de especial a assinalar. Existe o normal Single player (com algumas variantes), Training Mode (chamado Dojo) e o Online mode.

Devo dizer que o modo Online revelou-se uma boa surpresa, graças a um bom netcode. Dos combates que fiz, não tive qualquer problema ou lag. Isto é algo particularmente importante em qualquer jogo de luta onde cada frame conta. E claro, ninguém gosta de perder devido a problemas de optimização da componente online.

À primeira vista, Virtua Fighter 5: Final Showdown pode parecer um jogo que oferece muito pouco, mas com uma jogabilidade tão profunda e difícil de dominar, aprender a jogar com as 19 personagens, vai demorar bastante tempo. Para além disto, ainda existe um bom modo online. O jogo pode não ter tantos modos de jogo ou tanto aparato visual como noutros títulos mais recentes, mas é um jogo de luta puro e duro. Exige bastante do jogador, mas ao mesmo tempo é bastante recompensador. Por 12.99€ na PSN ou 1200 MSP no XBLA, Virtua Fighter 5: Final Showdown é uma pechincha e é mais que recomendado a qualquer fã de jogos de luta.

Artigos Relacionados

Ver Também

Close
Close