Notícias

Playstation 4 oficialmente anunciada

Durante o Playstation Meeting a Sony anunciou oficialmente a Playstation 4. Não foi mostrado o aspecto da consola, mas foram dados algumas especificações técnicas, foram reveladas algumas das novas funcionalidades, e foram revelados oficialmente os periféricos Dualshock 4 e Playstation 4 Eye.

Ao contrário da arquitectura alienígena da PS3, a PS4 vai ser baseada na arquitectura x86 e consequentemente, mais “amiga” dos produtores. O processador da PS4 será um “Jaguar” da AMD que contém oito núcleos X86-64.

O GPU foi melhorado significativamente de forma a permitir o seu uso para outro tipo de tarefas como, por exemplo, a simulação da física de objectos. O GPU é composto por uma matriz unificada de 18 núcleos que, teoricamente, são capazes de gerar 1,84 Teraflops e que podem ser aplicados livremente aos gráficos, tarefas de simulação ou a uma mistura dos dois.

Quanto à memória RAM, a PS4 estará equipada com um banco unificado de 8GB GDDR5, dando ao sistema 176 GB/segundo de largura de banda.

 Dualshock 4 screenshot 1

Uma das funções divulgadas no evento foi a possibilidade de poder partilhar um vídeo de gameplay de forma simples e rápida. Através do botão “Share” presente no Dualshock 4, é possível percorrer os últimos minutos de gravação, marcar o pretendido e voltar para o jogo enquanto que o upload do vídeo é feito em background.

Para além disto a PS4 também permite fazer o live stream de gameplay usando o Ustream ou tirar screenshots e enviar para as redes sociais, como o Facebook.

Uma outra funcionalidade revelada tem a ver com a maior interacção com os amigos. Por exemplo: caso tenham dificuldades nalguma parte de um jogo podem pedir a um amigo que jogue essa parte por vocês.

Ainda sobre este tema, foi anunciado que a PS4 terá “cross-game chat”, a funcionalidade muito pedida para a PS3 e que está presente no Xbox Live.

“PS4 Second Screens”, é uma funcionalidade que permite usar a PS Vita, smartphones e tablets, como complemente dos jogos. Como seria de esperar, a PS Vita é o aparelho que maior compatibilidade terá com a PS4, permitindo usar o ecrã da consola portátil para jogar os jogos PS4.

Para iPhone, iPad e Android, existirá ainda a aplicação “PlayStation App” que irá permitir a estes dispositivos mostrar informação complementária dos jogos, como por exemplo mapas, ou comprar jogos PS4.

Também anunciado no evento foi o “modo de suspensão”. Este modo – ao que tudo indica apenas opcional – mantém o sistema ligado em stanb by, mas preserva a sessão de jogo, permitindo assim voltar ao ponto de onde se tinha ficado.

Para além disto, será possível usar várias aplicações (como o browser) enquanto se joga. No “modo de suspensão” também será possível fazer download de jogos, conteúdo ou actualizações.

O Gaikai, vai ser uma peça fundamental na PS4, pois a sua implementação irá permitir que um utilizador compre um jogo e o possa jogar enquanto o download está a ser feito. No futuro, a ambição passa por criar uma biblioteca de jogos PS3 composta por mais de 3000 títulos.

No final da conferência, apesar de não terem sido revelados preços, foi dada uma previsão de quando a consola será lançada; Natal de 2013, será a altura em que a PS4 deverá chegar às lojas.

Em baixo encontram um resumo das especificações técnicas da PS4 retiradas directamente do press release.

Main Processor
Single-chip custom processor
CPU :  x86-64 AMD “Jaguar”,  8 cores
GPU : 1.84 TFLOPS,  AMD next-generation Radeon™ based
graphics engine

Memory
GDDR5 8GB

Hard Disk Drive
Built-in

Optical Drive
(read only)
BD 6xCAV
DVD 8xCAV
I/O
Super-Speed USB (USB 3.0) 、AUX

Communication
Ethernet (10BASE-T, 100BASE-TX, 1000BASE-T)
IEEE 802.11 b/g/n
Bluetooth® 2.1 (EDR)

AV output
HDMI
Analog-AV out
Digital Output (optical)

Botão Voltar ao Topo