Notícias

Nintendo apresenta Flipnote Studio 3D

A Nintendo partilhou hoje, através de mais uma Nintendo Direct Mini apresentada por Satoru Iwata, as primeiras informações sobre o novo software Flipnote Studio 3D para as consolas portáteis Nintendo 3DS.

Tal como o seu antecessor para a Nintendo DSi, o Flipnote Studio, o Flipnote Studio 3D transforma a consola portátil da Nintendo num estúdio de animação, permitindo utilizar o stylus para criar esboços simples ou elaborados – as chamadas “Flipnotes”. Esta aplicação expande o conceito de “flipbook”, um livro que transmite a ilusão de movimento quando folheado, já que  permite incluir sons nas animações e partilhá-las com o mundo. Agora, na Nintendo 3DS, é possível contar com a mais-valia do componente 3D para criar Flipnotes dispondo três camadas diferentes e ajustando, depois, o nível de 3D para o desejado.

Em relação ao original, o número de cores que terá à disposição para dar vida às suas criações será também aumentado para seis. Para além disso, o Flipnote Studio 3D permitirá demonstrar a criatividade de cada utilizador e fazer uma “exposição virtual” graças à funcionalidade de conversão de Flipnotes em ficheiros AVI, o que facilitará a partilha das animações online.

Mas as grandes novidades prendem-se com os serviços de comunidade. Com o Flipnote Gallery: Amigos será possível partilhar Flipnotes entre amigos gratuitamente, ao passo que o Flipnote Gallery: Mundo será um serviço pago em que será possível interagir com outros utilizadores mediante uma pequena quantia mensal. Nos primeiros 30 dias este serviço estará disponível para experimentação grátis e os criadores de Flipnotes que recebam classificações altas de outros utilizadores na comunidade poderão vir a beneficiar de um serviço gratuito no mês seguinte.

A aplicação Flipnote Studio 3D estará disponível para download gratuito na loja Nintendo eShop da Nintendo 3DS no verão deste ano.

Para os utilizadores do Flipnote Studio na Nintendo DSi, os actuais serviços do Flipnote Hatena para a Nintendo DSi e o PC deixarão de funcionar no dia 31 de maio de 2013. Os utilizadores do Flipnote Studio na Nintendo DSi poderão continuar a utilizar a aplicação para criar Flipnotes.

Botão Voltar ao Topo