Análises

New Super Luigi U

Apesar de pecar pela falta de ambição e criatividade a nível artístico e temático, a série New Super Mario Bros. (NSMB), nomeadamente a iteração da Wii U, tem brilhado no design de níveis, física e modo multi jogador e para quem quer mais chega New Super Luigi U, não um jogo novo, mas sim DLC (downloadable content, ou seja conteúdo adicional) que usa o mesmo mundo do jogo original, mas muda todos os níveis, apresentando assim 82 níveis novos.

Apesar de serem tematicamente iguais, os níveis são completamente novos, muito mais difíceis e mais curtos, dando-nos apenas 100 segundos para chegar ao fim, tirando o tempo extra obtido para lutar contra os bosses. Passar estes níveis tão difíceis em tão pouco tempo puxa muito mais pelo nosso talento e reflexos, sendo necessário masterizar bem os controlos e a física, especialmente para apanhar as três moedas escondidas em cada níveis o que vai implicar voltar aos níveis com um bom conhecimento dos esconderijos e passagens secretas. Quem não está interessado em apanhar tudo provavelmente vai acabar o jogo rápido, isto se conseguir.

New-Super-Luigi-U-screenshot-2v2Como se pode presumir pelo título, aqui controla-se o Luigi e não o seu irmão mais bem-sucedido e pela primeira vez num jogo 2D da série desde o Super Mario Bros. 2, o canalizador de verde volta a ter habilidades e características diferentes do Mario. O Luigi salta mais alto e aguenta-se no ar durante mais tempo quase pairando durante um bocado enquanto dá às pernas durante o salto, mas em contraste com essa grande vantagem, ele escorrega muito mais, tornando-o menos preciso e dando uma importância ainda maior a inércia que se obtém com a velocidade e saltos. Para quem está habituado à física do NSMB U isto vai tornar a transição para o Luigi difícil, o que juntamente com níveis mais curtos e complicados, torna este DLC uma proposta para jogadores mais experientes que estão a procura de um desafio depois de passar o jogo original e os modos extra.

O jogo também tem um modo multijogador, mas sendo originalmente desenhado para apenas uma pessoa, torna-se geralmente mais difícil jogar com amigos do que a solo. Para combater isso, uma pessoa pode jogar com o Nabbit (ou em português Coelharápio) que não pode usar habilidades e é invencível, ou seja, é bom para quando se joga com pessoas menos experientes, também sendo possível usá-lo no modo solo através de um truque. Para quem não precisa desta ajuda também estão disponíveis os Toads e um Mii que se comportam como o Luigi. Os modos Boost Rush e os desafios não voltaram nesta expansão.

new_super_luigi_u-1Sendo o jogo apontado para jogadores experientes e que já viram o que a série tem para dar, não se perde tempo com uma introdução suave começando a curva de dificuldade mais alta do que o costume e os níveis são mais inventivos, todo a estrutura toma mais riscos com as plataformas, colocação de inimigos e todas as outras mecânicas que conhecemos. Os temas são os mesmos e artisticamente não houve um salto, como seria de esperar de uma expansão de 20 euros, mas foram dados alguns passos em frente para dar mais personalidade a alguns níveis, nomeadamente as várias representações do Luigi escondidas nos 82 novos níveis assim como outros toques.

E importante perceber o que é New Super Luigi U: uma expansão para aqueles que procuram um maior desafio e níveis mais “loucos”, é o NSMB U sob o efeito de speeds e apesar de ser mais virado para jogar a solo, também dá para jogar com amigos. Se procuram um jogo novo, apesar de sair num futuro próximo a versão em caixa que não necessita do jogo original, com um estilo artístico novo e novas mecânicas, estão à procura no sítio errado.

WiiU_LuigiU_scrn04_E3É pena que o mundo e todos os temas dos níveis sejam os mesmos, apesar de isto se tratar de conteúdo adicional, seria agradável ver algo diferente, especialmente quando todos os jogos da série reciclam o tema dos mundos.
No entanto, New Super Luigi U mostra mais uma vez que esta equipa domina brilhantemente os alicerces do género, sabendo o que torna um jogo de plataformas bom.
Se gostaste do New Super Mario Bros U, apreciaste o design dos níveis e estás à procura de mais, não precisas de ir mais longe do que esta. Que continue o ano do Luigi.

Botão Voltar ao Topo