Notícias

Criador de Gran Turismo distinguido em Espanha

Kazunori Yamauchi, Presidente da Polyphony Digital e criador da franchise Gran Turismo, recebeu com uma homenagem da histórica cidade de Ronda, no sul de Espanha. A Presidente da Câmara, Maria de La Paz Fernandez Lobato, nomeou uma das ruas mais conhecidas da cidade, um passeio próximo perto da famosa ponte Puente Nuevo, como “Paseo de Kazunori Yamauchi”.

A rua está próxima de duas outras ruas com nomes de ícones culturais, o realizador Orson Welles e o escritor Ernest Hemingway, ambos ícones com uma ligação muito íntima com a cidade. A distinção atribuída à lenda viva Yamauchi-san é o testemunho do crescente impacto cultural dos videojogos.

A cerimónia de nomeação foi conduzida enquanto Yamauchi-san estava em Ronda para lançar o mais recente título do “verdadeiro simulador de condução” Gran Turismo 6, para a PlayStation 3. O novo jogo, que será lançado a 6 de dezembro, inclui Ronda no seu “Photo Mode”, permitindo aos jogadores a colocação dos seus preciosos carros virtuais em algumas das mais belas localizações da cidade, de forma a serem depois capturados em imagens de alta-definição.

As idílicas imediações da cidade de Ronda estão também disponíveis na função “Course Maker”, onde os jogadores podem criar as suas próprias pistas e incorporar o belo cenário andaluz. Próximo de Ronda está o Ascari Race Resort, um circuito exclusivo e privado, a que a enorme legião de fãs do Gran Turismo pode agora aceder virtualmente.

Gran Turismo 6 Ronda screenshot 2“Algumas pessoas podem achar um pouco estranho que tenha sido dada a mesma honra a Yamauchi-san que foi dada a Orson Welles ou Ernest Hemmingway”, explicou Maria de La Paz Fernandez Lobato, Presidente da Câmara de Ronda. “Da mesma forma que ambos eram apaixonados por Ronda, também o é Yamauchi-san. Não há dúvidas que o seu trabalho obteve uma ressonância cultural enorme nas pessoas na atualidade. Ele guiou o género de jogos de corrida a novos níveis de realismo e as suas criações têm tanto de tecnologia como de arte. A associação de Ronda com o Gran Turismo é um reflexo de que a nossa cidade antiga é um local vibrante e moderno para viver e faz parte do século XXI” – frisou ainda a Presidente.

Sobre a nomeação, Yamauchi-san referiu: “Sinto-me muito grato à cidade de Ronda pela homenagem que me foi concedida. É algo muito especial ver o meu nome na rua, especialmente quando sei que Orson Welles e Ernest Hemingway estão mesmo ao virar da esquina – que companhia incrível. Eu sei que tenho muito trabalho pela frente para alcançar o seu estatuto. O Gran Turismo 6, do qual eu tenho um enorme orgulho, é o mais recente passo de uma jornada que irá continuar a desenvolver-se ainda mais no futuro.”

“Ronda é um local especial e é excitante estar aqui e em Ascari para o lançamento do Gran Turismo 6. Os nossos agradecimentos vão para a Presidente, para os habitantes de Ronda e para a equipa de gestão de Ascari pela sua acolhedora receção e pela enorme homenagem que me foi concedida e à minha equipa na Polyphony Digital” – concluiu o criador de Gran Turismo.

Os dois dias do incrível evento de lançamento do GT6 acolheram mais de duzentos convidados de imprensa e outros VIP em Ronda. Juntá-los na cidade e no Ascari Race Resort com alguns dos mais incríveis super carros de fabricantes parceiros como a Audi, BMW, Chevrolet, KTM, Lamborghini, Mercedes-Benz, Nissan, Pagani, Renault, Toyota e VW foi uma experiência incrível. Exibições automóveis e PS3 foram apresentadas por toda a cidade, tendo a famosa ponte sido decorada com um gigantesco banner para o lançamento. As pessoas de Ronda e os seus visitantes, desfrutaram da oportunidade de estarem entre os primeiros a experimentar o incrível realismo do novo jogo, com uma comparação direta entre o virtual e o real em Ronda.

Botão Voltar ao Topo