Notícias

Microsoft paga a Youtubers para promoverem Xbox One e seus jogos

Nos últimos dias, surgiram relatos de uma promoção paga pela Microsoft, em que utilizadores do Youtube recebiam dinheiro por dizer coisas positivas sobre a Xbox One e por incluírem vídeos gameplay de jogos para a consola.

Nada disto é novo ou surpreendente, pois é frequente canais do Youtube receberem patrocínios ou promoverem determinado conteúdo. No entanto, nesta campanha paga pela Microsoft organizada através da rede Machinima, é dito nos termos do acordo que os utilizadores não podem em nenhuma circumstancia revelar que foram pagos para promoverem a Xbox One.

O site Ars Technica revela que assim que os utilizadores aceitassem os termos impostos, a Microsoft pagava mais $3 por cada 1000 visualizações. Esta mesma campanha chegou a ser promovida através do community manager da Machinima, numa mensagem que entretanto foi apagada.

Os termos completos da campanha foram colocados no Pastebin e ReconXBL, onde pode-se ler a seguinte frase:

You may not say anything negative or disparaging about Machinima, Xbox One or any of its Games in your Campaign Video.

A campanha, que começou dia 14 de Janeiro, visava pagar apenas as primeiras 1.25 milhões de visualizações, algo que foi atingido em apenas dois dias. No entanto, é preocupante que uma campanha patrocinada não tenha sido identificada como tal desde o inicio de forma clara.

E apesar de a Microsoft já não pagar mais por estes vídeos, continua a beneficiar desta publicidade. Além disso, gera desconfiança desnecessária sobre se os vídeos reflectem ou não a verdadeira opinião de quem os fez.

Botão Voltar ao Topo