Análises

Final Fantasy X/X-2 HD Remaster

Final Fantasy X estreou-se na Playstation 2 à mais de uma década atrás, e ainda hoje, continua a ser considerado um dos melhores títulos da série. Mesmo após passados todos estes anos, é incrível o quão bem me lembro de certas cenas, coisa que atesta bem a qualidade desta entrada na série.

Com esta versão remasterizada, a Square Enix dá uma dose de nostalgia aos fãs de Final Fantasy, relembrando-os de algumas das características que tornaram esta serie tão popular, características essas que se foram perdendo nos títulos mais recentes.

Desenvolvida pela Virtuos, esta compilação remasterizada inclui a versão International de Final Fantasy X e Final Fantasy X-2, o que no caso deste último, é uma novidade no Ocidente, juntamente com Final Fantasy X Eternal Calm, uma curta metragem que serve de prequela de Final Fantasy X-2.

Final Fantasy X X-2 HD Remaster review screenshot 1A história de Final Fantasy X começa com Tidus, um jogador de Blitzball em ascensão, que vê a sua cidade ser atacada por um enorme monstro chamado Sin. Misteriosamente, Tidus é transportado para o mundo de Spira, onde o seu objectivo inicial, passa por encontrar uma forma de regressar a casa. Escusado será dizer que as coisas complicam-se bastante e ele é forçado a adaptar-se a um mundo totalmente estranho, onde as pessoas vivem diariamente aterrorizadas pela presença do Sin.

Devido ao seu sucesso como jogador de Blitzball e por ter uma vida pacifica, Tidus é optimista e demasiado despreocupado, chegando por vezes a ser infantil. Ajudado por Waka, Tidus torna-se num dos guardiões de Yuna e percorrem Spira numa peregrinação. É ao longo desta viagem, que é possível ver Tidus crescer e tornar-se numa pessoa mais madura e preocupada com as pessoas que o rodeiam. Aliado a alguns mistérios e reviravoltas, é este o enredo que torna Final Fantasy X tão apelativo e complexo o suficiente, que gerou uma sequela.

Por falar em sequela, e sem entrar em grandes detalhes, Final Fantasy X-2 decorre dois anos após os eventos de Final Fantasy X e tem como protagonistas Yuna, Rikku e Paine. Yuna torna-se numa sphere hunter de forma a conseguir encontrar pistas que a levem ao reencontro de Tidus. O tom geral de Final Fantasy X-2 é mais leve e descontraído que o do seu antecessor, chegando a lembrar os Anjos de Charlie em alguns momentos. Após passarem 80 ou 100 horas em Final Fantasy X, esta mudança de tom é bem vinda.

As batalhas por turnos estão presentes em Final Fantasy X, mas o Active Time Battle (ATB) presente em anteriores títulos da série, dá lugar ao Conditional Turn-Based Battle (CTB). Este sistema permite que os jogadores possam trocar livremente os membros da equipa em tempo real durante as batalhas, e as acções das personagem e dos inimigos têm uma ordem fixa. Esta ordem de acontecimentos é mostrada através da janela CTB no lado direito do ecrã e serve para o jogador planear antecipadamente a estratégia de combate.

Cada personagem tem a sua identidade e a sua função especifica. Por exemplo, Waka é bom contra inimigos voadores, Lulu usa magia ofensiva, Rikku rouba os inimigos e combina itens, e Yuna usa magia curativa e tem a habilidade de evocar Aeons, criaturas magias características da série Final Fantasy. No entanto, tratando-se da versão International, o jogador tem a possibilidade através da Expert Sphere Grid, de dar às personagens um caminho diferente de desenvolvimento. É possível, por exemplo, colocar a Yuna no caminho da Lulu tornando-a essencialmente numa Black Mage, ou colocar a Lulu no caminho da Yuna e usá-la para curar a equipa.

Por sua vez, o sistema de batalha do Final Fantasy X-2 é algo baseado no clássico sistema de Jobs e apresenta uma dinâmica diferente do antecessor. Para serem usadas nas batalhas, as Dresspheres têm de estar equipadas na Garment Grid de cada personagens e determinam as armas, estatísticas base e aparência. As Dresspheres podem ser trocadas em tempo real durante a batalha, mudando a classe de cada personagem e, consequentemente, alterando as habilidades e poderes. Nenhum dos sistemas é à partida melhor que o outro, e ambos conseguem manter a acção a um ritmo constante.

Final Fantasy X X-2 HD Remaster review screenshot 2Mas isto trata-se de uma versão remasterizada e como tal, o mais importante são as melhorias técnicas efectuadas. Isto não é um remake, portanto não estejam à espera de gráficos altamente detalhados ou de grandes efeitos visuais. Dito isto, a Virtuos fez um bom trabalho na adaptação de ambos os jogos para a alta definição. As personagens principais estão mais detalhadas, os cenários contam com novas texturas e as cinemáticas FMV estão fantásticas. Para além disto, ambos os títulos podem ser jogados em 1080p. Estas melhorias podem não parecer muita coisa, mas fazem uma enorme diferença, pois a versão PAL dos originais PS2, não era propriamente exemplar.

Apesar de ser uma conversão bastante competente, existem algumas coisas menos bem conseguidas. As caras das personagens estão um pouco diferentes e são menos expressivas que as do original PS2, os NPCs que se encontram ao longo da história tiveram um tratamento mais subtil e a sincronização labial continua má. Também sente-se a falta de uma opção que permita passar à frente as cutscenes.

Algo que irá decepcionar alguns jogadores, é a ausência das vozes originais japonesas. Esta ausência é explicada pela busca da paridade entre as versões PS3 e PS Vita, mas não deixa de ser uma oportunidade perdida para tornar o conjunto numa experiência o mais completa possível. As vozes inglesas não são propriamente boas e nem sempre conseguem transmitir da melhor forma as emoções das personagens.

A banda sonora de Final Fantasy X composta por Masashi Hamauzu, Junya Nakano e pelo lendário Nobuo Uematsu conta com novos arranjos. É estranho ouvir algumas das novas versões de temas bem conhecidos, mas isto é mais uma questão de habituação do que de falta de qualidade. Já a banda sonora de Final Fantasy X-2, composta por Noriko Matsueda e Takahito Eguchi, não sofreu grandes alterações. À partida também não precisava, pois reflecte muito bem o tom mais leve da sequela.

Mais do que apenas uma lavagem de cara, Final Fantasy X/X-2 HD Remaster é uma oportunidade que os fãs de JRPG têm de relembrarem dois grandes títulos da série Final Fantasy, ou de conhecerem pela primeira vez a história destas personagens. Com conteúdo suficiente para mais de 200 horas de jogo e tendo suporte para Troféus, este é um pacote que oferece bastante pelo tempo investido e recompensa aqueles que se esforçam nos desafios adicionais. Final Fantasy X/X-2 HD Remaster não é uma mera tentativa de ganhar dinheiro fácil, mas sim uma excelente colectânea por mérito próprio.

Botão Voltar ao Topo