Análises

Murdered: Soul Suspect

Murdered: Soul Suspect é um jogo de aventura na terceira pessoa que pega em mitologia e folclore sobre fantasmas e espíritos, e junta-lhe elementos de suspense. O resultado, é uma experiência diferente e que irá interessar a todos os que gostam deste tema.

O jogador desempenha o papel de Ronan O’Connor, um detective que é assassinado logo nos primeiros minutos do jogo. Incapaz de aceitar o que lhe aconteceu, Ronan percorre a cidade de Salem em Massachusetts, à procura de pistas que o ajudem a desvendar a identidade do famoso Bell Killer, o assassino que anda a aterrorizar a cidade e que o matou. Só assim poderá encontrar paz e juntar-se à sua falecida esposa no outro mundo.

Aqui, o objectivo é usar a cabeça em vez da força. Sendo um espírito, Ronan terá de usar os poderes sobrenaturais para pesquisar as cenas de crime e ler os pensamentos de outras pessoas. A grande maioria do jogo, é passado à caça de pistas dentro de zonas perfeitamente delineadas. Para avançar na história, não é preciso encontrar todas as pistas. Apenas é preciso encontrar as pistas principais, e juntá-las na ordem certa.

Murdered Soul Suspect review screenshot 1Sendo a procura de pistas o núcleo da jogabilidade, seria de se supor que o jogo recompensasse quem encontrasse todas as pistas, mas tal não é o caso. O sistema de pontuação implementado não premeia os jogadores que encontrem todos os pedaços de informação, nem penaliza quem se limita a fazer os mínimos para avançar. Além disso, estas investigações não apresentam qualquer desafio.

Entre as diferentes zonas de investigação, é possível passear pelas ruas de Salem. Tal como explicado logo no inicio do jogo, Ronan apenas pode entrar em edifícios que tenham uma porta ou janela aberta. Um elemento interessante, é a presença de objectos fantasmagóricos que se sobrepõem aos edifícios e a presença de poças de energia maléfica em algumas zonas.

Embora interessante, e tendo uma explicação na história, este elemento funciona como uma barreira, tornando a exploração da cidade e dos cenários bem mais limitada do que pode parecer à primeira vista. Na verdade, Salem funciona apenas como um hub entre as diferentes zonas que o jogador tem de explorar. A falta de um mapa pode tornar a procura de pistas em alguns locais um pouco confusa, pois algumas destas pistas são pequenos objectos que facilmente passam despercebidos.

Ao longo da história, são adicionados outros elementos à jogabilidade como ajudar Joy, a sua parceira adolescente, a navegar de forma despercebida por um hospital psiquiátrico usando os poderes fantasmagóricos como distracção, desligar câmaras ou abrir portas. Este tipo de missões são simples e permitem trocas de argumentos interessantes entre Ronan e Joy.

Murdered Soul Suspect review screenshot 2Pouco divertidas, são as sequências de stealth que evolvem demónios. Estes inimigos aparecem de forma súbita, normalmente ao entrar ou ao sair de um local. A única forma de escapar aos demónios, é esconder a presença em restos de energia espiritual residual espalhados pelo cenário, tendo a possibilidade de teleportar entre os diferentes restos de energia. Para derrotar os demónios, basta apanhá-los desprevenidos e exorcizá-los usando a sequência de botões que aparece no ecrã.

Estas sequências de stealth estão mal executadas, são frustrantes, aborrecidas e quebram completamente a fluidez da história. Estes encontros são o mais parecido que vão encontrar com cenas de acção, mas acabam por ser completamente desnecessárias. São certamente o ponto baixo do jogo.

No geral, o esquema de progressão passa por ir a um local, investigar, encontrar pistas, resolver as peças do puzzle, enfrentar demónios, e repetir o mesmo processo mais algumas vezes. Embora seja possível possuir outras personagens e ler os seus pensamentos, nunca se torna algo interessante, porque apenas têm duas linhas de diálogo e não acrescentam nada à história.

À parte da exploração nas cenas de crime, existe um grande leque de coleccionáveis para apanhar, que dão um pouco mais de contexto à história da cidade e ao Bell Killer, o assassino que perseguimos. Adicionalmente, podemos encontrar alguns espíritos que podemos ajudar a aceitar a morte. Estas side quests são curtas, e resumem-se a procurar informação numa pequena área. Infelizmente, este conteúdo acaba por não se tornar nada de importante ou divertido. Mesmo com uma boa dose de exploração e coleccionáveis apanhados, Murdered: Soul Suspect é um jogo curto, podendo ser acabado em 8 ou 9 horas.

A nível técnico, o jogo é razoável graficamente, mas apresenta alguns problemas como o desaparecimento de texturas. O som cumpre a função de manter o estilo sobrenatural e o voice acting é competente, embora não seja marcante. Infelizmente, o jogo poderia estar mais polido, pois legendas frequentemente dessincronizadas ou o bloqueio do movimento da personagem, são coisas que me aconteceram algumas vezes ao longo da campanha.

Numa altura em que grande parte dos jogos partilham vários elementos ou conceitos, Murdered: Soul Suspect proporciona algo diferente. Ronan e Joy podem ser personagens com alguns elementos clichés, mas a história geral é extremamente interessante mesmo até aos últimos instantes, tornando este, no grande ponto positivo do jogo. Mas apesar de ter gostado da experiência e da história sobrenatural, Murdered: Soul Suspect não é particularmente um bom jogo. A pouca longevidade, a falta de incentivos para repetir mais vezes a história, as secções de stealth mal executadas e a falta de polimento, são demasiados aspectos negativos para negligenciar.

Botão Voltar ao Topo