Notícias

Resumo do Nintendo Digital Event

Para quem não teve a oportunidade de ver em directo o Nintendo Digital Event, aqui fica a informação daquilo que a Nintendo apresentou na E3 2014.

Em baixo, têm o comunicado oficial, juntamente com os trailers.

Os videojogos da Nintendo sempre tiveram o condão de colocar grandes sorrisos na cara das pessoas: é aquele toque especial de magia Nintendo. É aquela sensação indescritível que faz com que os olhos das pessoas se iluminem, quer já joguem há décadas ou estejam a experimentar um videojogo pela primeira vez na sua vida. Na feira de videojogos E3 que está a decorrer esta semana na cidade de Los Angeles (Estados Unidos da América), a Nintendo está a apresentar a invenção e a reinvenção das experiências de videojogos – de novas formas de jogar verdadeiramente únicas a novas abordagens aos jogos e séries favoritas dos fãs.

Figuras interativas batizadas de “amiibo”, com distribuição agendada para este ano, podem ser utilizadas em múltiplos jogos Nintendo, trazendo um toque da magia Nintendo para a categoria “toys-to-life”. Com a adição das amiibo ao sólido catálogo de jogos que está a caminho, nunca houve uma melhor altura para possuir uma Wii U ou uma Nintendo 3DS.

Novas formas de jogar: A categoria “toys-to-life” é extremamente forte nas plataformas Nintendo e a abordagem da Nintendo relativamente às amiibo introduz outra dimensão nesta categoria. As amiibo não só podem interagir com um jogo em particular, como uma única figura continuará a entreter de formas surpreendentes uma vez que será desenhada de modo a ser compatível com múltiplos jogos. Adicionalmente, o comando Wii U GamePad brilha numa série de jogos interativos únicos criados pelo autor de Mario, Shigeru Miyamoto.

Amiibo: Figuras de personagens Nintendo podem interagir de novas formas verdadeiramente únicas com os futuros jogos Wii U e Nintendo 3DS, proporcionando inovadoras experiências de jogo e um grande valor para os consumidores graças à sua compatibilidade com múltiplos títulos. Os fãs podem comprar e colecionar as amiibo, para reuni-las com os jogos e personagens de que eles mais gostam. No final deste ano, o investimento da Nintendo na categoria “toys-to-life” irá injetar uma nova energia neste tipo de produtos. A Nintendo irá lançar as amiibo com cerca de dez figuras, sendo que mais serão lançadas durante a época de inverno e ao longo de 2015. Super Smash Bros. for Wii U será o primeiro jogo compatível com as amiibo. Outros jogos que suportarão as amiibo incluem Mario Kart 8, Captain Toad: Treasure Tracker, Mario Party 10 e Yoshi’s Woolly World, com mais títulos por anunciar. Um novo leitor/gravador NFC desenhado para a Nintendo 3DS tem lançamento agendado para 2015.

Jogos de Shigeru Miyamoto: Shigeru Miyamoto proporciona um olhar antecipado sobre uma série de jogos que está a desenvolver e que usam o comando Wii U GamePad de formas diferentes e interessantes com o objetivo de desbloquear todo o potencial da consola Wii U.

– Mario Maker (título provisório) oferece o definitivo sonho Super Mario Bros.: a possibilidade de os jogadores usarem o Wii U GamePad para criar níveis de raíz. Coloque blocos e inimigos em qualquer lado e jogue o nível. Com um toque num ícone, os utilizadores podem até alternar de estilo visual entre o aspeto clássico de 8-bits de Super Mario Bros. e o mundo de New Super Mario Bros. U na versão apresentada na E3. O jogo está previsto para a primeira metade de 2015.

– Star Fox (título provisório) transforma o Wii U GamePad na vista de cockpit da nave Arwing de Fox McCloud. Enquanto a TV mostra a perspetiva da traseira da Arwing, os jogadores podem usar os sensores de movimento do GamePad para alvejar os inimigos de forma intuitiva e independente. Os jogadores podem alternar instantaneamente entre a Arwing e o tanque Landmaster premindo um botão, e o jogo também introduz um novo veículo tipo helicóptero. O título está agendado para 2015.

– Project Giant Robot convida os jogadores a usarem o ecrã tátil para construírem um robô gigante. Depois de completo, o GamePad torna-se num cockpit a partir do qual os jogadores controlam o robô enquanto tentam derrubar os seus oponentes. Uma combinação única de botões e controlo por movimentos acrescenta um maior equilíbrio e balanço aos murros robóticos. O jogo está previsto para a primeira metade de 2015.

– Em Project Guard o objetivo é travar uma invasão robótica utilizando um sistema de segurança composto por 12 câmaras como a última linha de defesa. Os jogadores montam uma dúzia de câmaras de segurança à volta de um perímetro antes da invasão para monitorizarem depois todas as vistas assim que começa a investida da armada de robôs. As câmaras também podem disparar raios laser, por isso os jogadores devem observar, procurar e disparar rapidamente se quiserem sobreviver ao ataque. A inovadora utilização da jogabilidade em dois ecrãs proporciona uma experiência excitante para quem simplesmente acompanha as partidas, permitindo que qualquer pessoa na sala de estar possa juntar-se à diversão como um par adicional de olhos atentos. Este jogo está agendado para 2015.

Comando Nintendo GameCube para Super Smash Bros.: Muitos dos fãs de Super Smash Bros. cresceram a jogar Super Smash Bros. Melee na consola Nintendo GameCube, e alguns irão sempre preferir jogar com o comando dessa consola. O comando da Nintendo GameCube também podia ser utilizado em Super Smash Bros. Brawl para a Wii. Para honrar essa devota lealdade a uma forma clássica de jogar, a Nintendo irá estrear um adaptador que permite ligar até quatro comandos originais Nintendo GameCube ou comandos WaveBird à Wii U. A Nintendo irá igualmente lançar um comando Super Smash Bros. Nintendo GameCube de estilo retro. Adicionalmente, a Nintendo disponibilizará um pacote especial que inclui Super Smash Bros. for Wii U, um comando especial Nintendo GameCube e um adaptador. Todos estes estão previstos para serem distribuídos no mesmo dia em que Super Smash Bros. for Wii U chegar às lojas, neste inverno.

Nova jogabilidade: Quando cria novas formas de jogar, a Nintendo é reconhecida por desvendar novas Propriedades Intelectuais (Pis) que inventam novos géneros de jogo. Por vezes a Nintendo traz a sua magia para uma categoria já existente e reinventa-a ao seu próprio estilo.

Splatoon: Splatoon é um jogo de ação para múltiplos jogadores (4×4) que atira os jogadores para uma arena de combate cujo domínio é reclamado por duas equipas. Jogadores de cada equipa espalham tinta no chão à sua volta enquanto tentam eliminar os adversários numa guerra sem quartel pelo território. Cada personagem pode transformar-se numa lula e nadar facilmente através da sua própria tinta ou da tinta da equipa – deslizando para cima e para baixo nas paredes e sob os pisos. Os intuitivos controlos proporcionados pelo sensor de movimentos do Wii U GamePad facilitam tarefas como explorar o cenário e alvejar os opositores, e um mapa no ecrã apresenta toda a arena, elementos que reforçam a jogabilidade e redefinem a ação para múltiplos jogadores. Splatoon tem edição prevista para a primeira metade de 2015.

Novas formas de usufruir das personagens e séries Nintendo: A Nintendo continua a reinventar e a inovar as séries de jogos que os fãs mais apreciam. A Nintendo possui personagens e séries exclusivas talhadas para todos os gostos.

O próximo capítulo da série The Legend of Zelda: O novo jogo The Legend of Zelda, com edição prevista para 2015, introduz o primeiro verdadeiro mundo aberto num título desta série. Os jogadores poderão passear por Hyrule Field ou embarcar numa viagem em direção a montanhas distantes se preferirem. Os jogadores poderão visitar qualquer local que consigam vislumbrar a partir de quase qualquer direção. Essa é uma das formas que o novo jogo quebra com a tradição da franchise e introduz novos modos de jogar.

Super Smash Bros.: A popular série de combate irá surgir pela primeira vez em HD na Wii U neste inverno, e numa consola portátil pela primeira vez na Nintendo 3DS no próximo dia 3 de outubro. Novas personagens, itens e arenas introduzem um estilo visual e jogabilidade totalmente revigorados. As amiibo acrescentam uma nova dimensão à ação permitindo que as personagens clássicas da Nintendo interajam no jogo via ligação sem fios.

Yoshi’s Woolly World: O Yoshi parece como se tivesse sido tricotado a partir de um novelo de lã e colocado no ecrã do televisor. Este deslumbrante jogo Wii U em HD, planeado para a primeira metade de 2015, está cheio de têxteis ricos como feltro, lã e algodão que dão realmente vontade de lhes tocar.

Pokémon Omega Ruby e Pokémon Alpha Sapphire: Prepare-se para embarcar numa nova aventura pela região de Hoenn. Os jogadores irão apanhar, combater e trocar Pokémon à medida que procuram respostas para o mistério por detrás do Primal Groudon e do Primal Kyogre e as suas possíveis ligações às Mega Evoluções. Com novos desafios para suplantar e Pokémon incrivelmente poderosos para desvendar, estes jogos são uma verdadeira evolução na série Pokémon.

Hyrule Warriors: O jogo funde artisticamente o mundo de The Legend of Zelda e o estilo da série Dynasty Warriors numa épica aventura hack-and-slash para a Wii U. Os jogadores controlam o herói Link ou a Princesa Zelda, ou podem optar por jogar com Impa ou Midna na sua estreia como personagens jogáveis. Locais familiares do universo The Legend of Zelda apresentam modificações subtis para refletir o estilo artístico dos seus jogos originais. Este título vai chegar às lojas no próximo dia 19 de setembro.

Sonic Boom (SEGA): A franchise Sonic Boom chega em exclusivo às plataformas Nintendo no próximo mês de novembro com Sonic Boom: Rise of Lyric para a Wii U e Sonic Boom: Shattered Crystal para a Nintendo 3DS. Ambos os títulos apresentam o ouriço azul como nunca o viram antes, com Sonic e os seus amigos a participarem em duas novas aventuras focadas na ação, exploração e trabalho de equipa.

Kirby (título provisório): Esta aventura de Kirby para a Wii U está agendada para 2015 e irá desenrolar-se num universo de barro em stop-motion recriado em HD. Tudo é feito a partir de argila e colocado numa deslumbrante paisagem esculpida. Mecânicas de jogo que recorrem a desenhos no ecrã tátil, com variações adicionais em termos de funcionalidades, casam com os controlos de um dos títulos preferidos dos fãs – Kirby: Power Paintbrush para a Nintendo DS – neste novo jogo.

Monster Hunter 4 Ultimate (Capcom): Com edição exclusiva para a Nintendo 3DS no início de 2015, Monster Hunter 4 Ultimate será o novo capítulo na popular série de jogos Monster Hunter. A par de um maior leque de movimentos e de dois novos tipos de armas, os jogadores poderão convidar os seus amigos para uma caçada através da Internet via ligação sem fios.

Para além dos jogos mencionados acima, outros títulos para plataformas Nintendo apresentados esta semana na E3 incluem:

NINTENDO Wii U

Bayonetta 2 (outubro de 2014): Recheado de intricadas batalhas que se desenrolam em cenários épicos, Bayonetta 2 apresenta a sua audaciosa heroína a lutar contra anjos e demónios em sublimes mundos HD. Magia maníaca, armas deformadas e um sério problema de atitude constituem o arsenal mortífero de Bayonetta. Mas o melhor de tudo é que o jogo Bayonetta original será incluído no pacote da versão física de Bayonetta 2 que chegará às lojas, completo com algumas surpresas Nintendo e opções de cosplay Nintendo para Bayonetta.

Mario vs. Donkey Kong (título provisório) (2015): A encantadora série de puzzles Mario vs Donkey Kong está a caminho da Wii U. Esta versão em HD tira todo o partido do ecrã tátil do comando GamePad à medida que os jogadores guiam os Minis (incluindo o Mini Luigi) até à segurança. O jogo também apresenta um modo que permite criar um número quase ilimitado de puzzles e que permitirá aos fãs partilharem as suas criações e deixar comentários no Miiverse.

Captain Toad: Treasure Tracker (inverno de 2014): Os níveis Captain Toad de SUPER MARIO 3D WORLD conquistaram uma legião de fãs e inspiraram agora a criação do seu próprio jogo. O intrépido Captain Toad parte numa aventura através de uma grande variedade de coloridos e divertidos níveis que requerem a utilização do GamePad para se mudar de perspetiva e conduzir o Captain Toad até a um lugar seguro, enquanto recolhe moedas, gemas e estrelas.

Mario Party 10 (2015): A festa do Mario transforma-se agora na festa do Bowser, em que o jogador com o GamePad se torna no rival dos restantes concorrentes. Durante o modo “Bowser Party”, um jogador veste a pele do Rei dos Koopas e tenta espalhar o caos durante os minijogos enquanto os restantes utilizadores tentam evitar os seus ataques. Os jogadores também podem desfrutar da jogabilidade clássica Mario Party.

Art Academy (título provisório) (2014): Art Academy na Wii U é um título que facilita a aprendizagem de noções básicas de desenho ou um estudo mais aprofundado através de lições avançadas. O Wii U GamePad revela-se uma excelente tela para aprender, criar e partilhar com as mais abrangentes e robustas lições jamais oferecidas por esta série.

Skylanders: Trap Team (Activision): Com Skylanders: Trap Team, os Portal Masters enfrentam e derrotam os vilões mais procurados de toda a Skyland, retirando-os do jogo e colocando-os nas salas de estar ao serem capturados em Armadilhas mágicas, trazendo realmente Toys-To-Life™ e injetando vida aos brinquedos. Os jogadores podem depois reenviar os vilões ao jogo onde vestirão a sua pele mas em prol das forças do Bem. A versão Wii U deste jogo está disponível no stand de exposições da Nintendo na E3. Skylanders: Trap Team vai chegar à Europa para as consolas Wii U e Nintendo 3DS a 10 de outubro.

Xenoblade Chronicles X (2015): O próximo jogo de aventura de ficção científica da Monolith Soft, os criadores de Baten Kaitos e Xenoblade Chronicles, vai chegar em exclusivo à Wii U. Uma terrível guerra intergaláctica deixa apenas um punhado de sobreviventes humanos que tentam reconstruir as suas vidas num belo mas hostil ambiente.

Just Dance 2015 (Ubisoft): Just Dance 2015 é o novo capítulo da série de videojogos de dança nº1 a nível mundial e estará disponível em todo o mundo no próximo mês de outubro. Os fãs podem dançar ao som de “Happy” de Pharrell Williams e “Summer” de Calvin Harris enquanto usam divertidas funcionalidades interativas como a World Dance Floor, a opção de partidas online entre múltiplos jogadores e a nova funcionalidade Community Remix, que traz os fãs de Just Dance para o próprio jogo.

NINTENDO 3DS

Pokémon Art Academy (4 de julho 2014): Em Pokémon Art Academy, os jogadores vestem a pele de um jovem aspirante a artista que se inscreve na Pokémon Art Academy para aprender a desenhar Pokémon sob a tutela do Professor Andy. As lições para novatos ensinam aos jogadores as noções básicas da arte, de formas simples à coloração, e com o passar do tempo são introduzidas várias ferramentas e técnicas que os jogadores utilizarão para criar as suas obras artísticas.

Fantasy Life (outubro 2014): Os jogadores embarcam na aventura dos seus sonhos enquanto criam, invocam, lutam e vivem uma vida alternativa. O inovador sistema Life permite aos jogadores mudar para uma das 12 classes Life a qualquer momento, permitindo-lhes assim aceder a habilidades diferentes. O enorme cenário de fantasia está repleto de negros paladinos, manhosos capitães pirata e outras personagens que partilham o gosto pelo desconhecido.

THEATRHYTHM FINAL FANTASY CURTAIN CALL (Square Enix, Inc.): Combinando a reconhecida música de FINAL FANTASY com elementos dos jogos de role-play (RPG), o novo jogo THEATRHYTHM FINAL FANTASY CURTAIN CALL vai chegar à Europa no próximo dia 19 de setembro, em exclusivo para as consolas Nintendo 3DS e 2DS.

Editoras Third-Party

Os parceiros third-party da Nintendo estão a produzir títulos fantásticos e originais para as consolas Wii U e Nintendo 3DS. Adicionalmente, produtores independentes estão a criar conteúdos relevantes, exclusivamente em formato digital, para a Nintendo eShop. Estes títulos incluem:

Affordable Space Adventures (KnapNok Games): O GamePad é o seu painel de controlo neste exclusivo simulador espacial em 2D que requer aos jogadores a configuração de todos os sistemas da sua nave de modo que possa viajar por um planeta alienígena sem ser detetado.

Guacamelee! Super Turbo Championship Edition (DrinkBox Studios): Este jogo mistura ação e plataformas num cenário mágico inspirado pela cultura mexicana. O jogo apresenta combates corpo a corpo, uma mecânica de jogo que permite alternar de dimensões e ação cooperativa no mesmo ecrã.

Shovel Knight (Yacht Club Games): Salte e escave nesta alegre aventura clássica de plataformas. Shovel Knight incluirá funcionalidades Miiverse exclusivas para a Wii U, ao passo que a versão Nintendo 3DS apresentará um modo Battle Arena exclusivo que utilizará o StreetPass.

Swords & Soldiers II (Ronimo Games BV): Este jogo de estratégia exclusivo para a Wii U é a sequela do galardoado Swords & Soldiers, que foi lançado em 2009 no serviço WiiWare, e tem edição prevista para este inverno.

Botão Voltar ao Topo