Análises

Pokémon Art Academy

Pablo Pikachu

Quando era criança, passava horas a desenhar personagens dos meus desenhos animados e jogos preferidos; quando o Pokémon estava no seu pico de popularidade, os meus cadernos estavam repletos de desenhos destes monstros de bolso, os designs simples e memoráveis praticamente imploravam para serem desenhados.

Pokémon Art Academy para a 3DS, pega na base do Art Academy e aplica-a à mega marca Pokémon, ensinando-nos a desenhar e pintar vários monstros através de uma série de lições que aumentam gradualmente de complexidade.
Nas primeiras lições fazemos desenhos simples em lápis de cera, nas próximas lições vão-nos sendo introduzidas várias ferramentas como a caneta de contorno e o marcador ou o lápis de rascunho.

pokemon art academy review 1As aulas estão bem estruturadas para aprender do zero, começamos a desenhar caras simples a olhar em frente, mas a complexidade aumenta aos poucos para sabermos desenhar em perspectiva ou a pintar sombras e brilhos para dar volume aos nossos desenhos.
Ensinam-nos tudo passo a passo e cada lição tem vários desenhos diferentes para praticarmos o que aprendemos antes de prosseguir.

A interface é simples, mas eficaz, usando o ecrã táctil em conjunto com os botões, é fácil e rápido navegar entre as ferramentas, ampliar, reduzir, voltar atrás e à frente. Livres de nos debatermos com o material de desenho, só temos que nos focar nas nossas capacidades artísticas. No entanto, fazem falta algumas ferramentas mais avançadas para quem quiser ir mais além, era especialmente bem-vinda a hipótese de criar várias camadas diferentes, aqui apenas o marcador de contorno funciona numa camada separada do resto.

Claro que aqui o ecrã táctil resistivo mostra o seu músculo, se estiver bem calibrado, conseguimos desenhar e pintar com precisão, sendo aconselhável ter a 3DS numa superfície plana para melhores resultados. Por vezes é fácil carregar nalgum botão acidentalmente, mas como tudo é reversível, não é grave.
O 3D não é usado, mas o ecrã de cima é extremamente útil para ver como referência o aspecto final que o nosso desenho deve ter, podendo alternar entre vários níveis de detalhe, que mostram, por exemplo, as linhas de auxílio para o desenho das formas ou o desenho sem sombras. Também é possível tirar fotos e usá-las como referência.

zlCfzSIGDIsejbhy8jEm vez de se apresentar como software de aprendizagem sem sal, o jogo introduz-nos como caloiros numa academia de arte Pokémon onde temos aulas com um ou uma colega (dependendo se escolhemos uma personagem masculina ou feminina) que não devia ser permitido/permitida num raio de 100 metros de um lápis, caneta, ou qualquer coisa que a deixe desenhar. A sua inocência e confiança nos seus péssimos desenhos brindam-nos com momentos engraçados, especialmente quando até o encorajador professor não consegue esconder muito bem o que realmente acha.
Nunca ignorando o universo em que o jogo está inserido, somos sempre lembrados da importância das características dos Pokémon para um bom retrato, o professor mostra sempre óptimos desenhos a demonstrar a personalidade e peculiaridades de cada monstro e a nossa arte final fica numa carta tal como as do Trading Card Game.

Além das lições, podemos fazer rascunhos rápidos e desenhos livres, onde podemos sempre ter o auxílio das imagens das lições já concluídas ou de desenhos transferidos da net à medida que a Nintendo os distribui por Spotpass. Além de poderes partilhar as tuas obras no Miiverse, também as podes exportar para o cartão SD em alta resolução para passar para o PC por exemplo.

pokemon art academy review 3Pokémon Art Academy é uma óptima ferramenta para quem quer aprender a desenhar Pokémons, independentemente da experiência artística e da idade, podendo até ser uma boa introdução ao desenho e pintura, especial com ferramentas digitais.
Toca a desenhá-los todos!

Botão Voltar ao Topo