Análises

Ultra Street Fighter IV

Lançado em 2009, Street Fighter IV provou ser um título importante pois conseguiu revitalizar o género que a série ajudou a criar. Street Fighter sempre foi uma série popular e SFIV continuou esse legado. Prova disso é a sua constante presença em torneios nacionais e internacionais de jogos de luta. Cinco anos passados, é lançado Ultra Street Fighter IV, a quarta versão de SFIV, que inclui novos lutadores, novos cenários e novas funcionalidades. A versão física e digital completa também inclui todos os fatos adicionais lançados anteriormente.

Quem não está muito familiarizado com este género, é difícil perceber quais as diferenças e novidades existentes entre versões, mas quem conhece bem este género de jogo percebe que estas versões são pensadas para um público muito especifico. Street Fighter IV provou ser uma sólida base, enquanto que as novas versões são uma forma de expandir o jogo numa determinada direcção, ou seja, a competição entre jogadores.

usfiv_review_screenshot_01Ultra Street Fighter IV inclui cinco novas personagens, elevando a contagem para um total de 44. Destas cinco personagens, quatro são caras bem familiares: Elena, Poison, Hugo e Rolento. Mais recentemente, estas quatro personagens marcaram presença em Street Fighter x Tekken, mas a jogabilidade foi ajustada de forma a se enquadrarem na jogabilidade de USFIV.

Decapre é a quinta nova personagem e faz a sua estreia na série como personagem jogável. À primeira vista parece ser Cammy com um fato diferente, mas não é bem o caso. Decapre tem um estilo de luta “charge” o que a torna fundamentalmente diferente de Cammy. Das novas personagens, Poison é a mais fácil de apanhar o jeito, enquanto que Decapre é mais complicada, mas também é aquela que tem um estilo mais diferente. No geral, as novas personagens encaixam bem no leque já existente.

Deixando as novas personagens de parte, os veteranos de Street Fighter vão encontrar algumas mudanças às mecânicas de jogo. Uma destas alterações é a possibilidade de usar ambos os Ultra Combos durante um combate, abrindo assim um leque de novas estratégias. Em contrapartida, o dano efectuado é menor. Outra funcionalidade introduzida chama-se Delay Stand, uma mecânica que dá a possibilidade de fazer com que uma personagem não se levante imediatamente do chão.

usfiv_03_bmp_jpgcopyRed Focus é provavelmente a mecânica adicionada mais interessante. Red Focus é uma versão melhorada do focus attack que permite a personagem absorver uma maior quantidade de danos e cancelar certos golpes que antes não era possível, ajudando assim a criar um estilo de luta mais agressivo.

Por fim, há ainda a possibilidade de escolher com qual versão da personagem jogar. Cada uma das diferentes versões de SFIV introduziu alterações nas personagens de forma a ficarem equilibradas, e a opção Edition Select permite que, por exemplo, possam jogar com Sagat da versão SFIV ou Yun da versão SSFIV: Arcade Edition.

No que toca ao modo multiplayer, foi adicionado um modo de treino online que permite que os jogadores treinem uns com os outros sem terem a preocupação de barras de energia. O modo Team Battle sofreu algumas alterações e agora mete duas equipas de três jogadores uma contra a outra, sendo que os elementos de cada equipa partilham a mesma barra de energia. Após lutarem, basta ir ao battle log e fazer o upload das batalhas directamente para o Youtube.

Pena que o modo singleplayer não tenha tido a mesma atenção do modo multiplayer. Foi incorporada a opção de receber fight requests enquanto se está no Training Mode offline, e o jogo conta com seis cenários retirados de Street Fighter x Tekken. À excepção de algumas cinemáticas no Arcade Mode, não existe mais nada de novo. Teria sido muito bom se a Capcom tivesse incluído desafios para as personagens introduzidas em SSFIV Arcade Edition e em USFIV.

Se têm a versão anterior e são do tipo de jogador que prefere jogar de uma forma mais descontraída o conteúdo singleplayer, não irão tirar grande partido das novidades introduzidas em USFIV. Mas se são do tipo de jogador que perde tempo a analisar frames, que tenta descobrir novos combos e que gosta de jogar online e competir pela vitória, USFIV adiciona muitas e muitas horas de jogo. À primeira vista, USFIV pode parecer uma simples tentativa de ganhar algum dinheiro fácil, mas a verdade é que este é um jogo dedicado aos verdadeiros fãs da série Street Fighter e aos fãs de jogos de luta em geral.

Botão Voltar ao Topo