Análises

The Walking Dead: Season 2

Versão testada: PS4

Comic books, série televisiva e jogos. É inegável o sucesso que The Walking Dead atingiu, sucesso esse que ainda continua e que não tem fim à vista. Mas foi a Telltale Games a produtora que conseguiu com sucesso fazer um jogo que manteve o mesmo ADN que os comic books ou a série televisiva. O jogo não segue nenhum evento em particular, mas foca-se nos mesmos temas.

Em The Walking Dead Season 2, a história foca-se em Clementine, 16 meses após os eventos vistos na primeira temporada. Clementine é pequena, frágil e está sozinha num mundo que não se importa com a sua idade. No entanto, Lee, o protagonista da primeira temporada, deixou a sua marca, e Clementine vai fazer uso daquilo que Lee lhe ensinou para tentar sobreviver.

twd season 2 review 1Algo de verdadeiramente bem conseguido, é a forma como Clementine luta contra as adversidades. Tendo apenas 11 anos, é completamente espectável que tenha de se submeter às vontades dos outros e nunca consiga lutar de igual para igual com os adultos. Mas por vezes, Clementine surpreende por fazer valer a sua opinião e vontade, chegando até a ser a cola que une o grupo.

De uma forma geral, tudo continua muito semelhante á primeira temporada e caso tenham algum save, podem importar para a segunda temporada e continuar a jogar com a escolhas previamente feitas. Para aqueles que já se esqueceram do que fizeram ou que nunca jogaram a primeira temporada, o jogo recapitula os principais acontecimentos.

A história continua a ter um tom negro e certas decisões vão pesar na consciência, algo que atesta a boa caracterização das personagens e das situações. No entanto, não tem um ritmo de desenvolvimento tão bom como teve a história da primeira temporada. Aliás, a segunda metade da história arrasta-se em algumas alturas, principalmente no episódio 4, o que pode quebrar momentaneamente o interesse. Ainda assim, é tudo interessante o suficiente para prender o jogador durante os cinco episódios, principalmente se forem fãs de The Walking Dead.

twd season 2 review 2Tal como sucedeu na primeira temporada, na segunda temporada as decisões tomadas também vão afectar alguns acontecimentos, mas a linha geral da história é fixa e o jogador não tem total controlo sobre todos os acontecimentos. A grande diferença neste ponto, é o facto de as decisões finais não serem definidas como sendo boas ou más. Em vez disso, Clementine tem decisões morais fortes a tomar.

A nível de jogabilidade, é o típico jogo de aventura gráfica desenvolvido pela Telltale Games. Quem já jogou algum título desta produtora, vai estar à vontade em The Walking Dead Season 2. Os controlos são básicos, onde é dado ao jogador a possibilidade de controlar o movimento da personagem, e os botões frontais do comando são usados conforme o contexto indicado no ecrã. Para além disto, há uma boa dose de Quick Time Events. É um tipo de jogabilidade simplista, mas faz sentido neste jogo em particular, devido ao ponto forte ser a narrativa.

twd season 2 review 3Graficamente, o jogo apresenta uma maior qualidade que as versões da geração passada, mas a diferença não é assim tão grande a ponto de fazer alguém comprar esta versão, caso tenha jogado The Walking Dead Season 2 na PS3 ou Xbox 360 . Diria que se trata de um simples port e não de uma versão capaz de tirar partido das capacidades das novas consolas da Microsoft e Sony.

The Walking Dead Season 2 mostra o quão boa é a equipa de escritores e actores da Telltale Games. Apesar de o ritmo não ser tão consistente, esta temporada demonstra que a produtora conseguiu mas uma vez produzir um jogo de qualidade baseado no fenómeno de sucesso que é The Walking Dead. O grande contra deste jogo, é o facto de não haver qualquer tipo de evolução ou até simples novidade em relação à jogabilidade e conceito. A Telltale Games encontrou uma fórmula que resulta e, tanto para o bem como para o mal, recusa-se a alterar.

Botão Voltar ao Topo