Análises

Halo: The Master Chief Collection

Versão testada: Xbox One

Esta Master Chief Collection é provavelmente a melhor coleção criada no mundo dos videojogos. Tanto os fãs mais fervorosos da saga como aqueles que até á data nunca jogaram Halo, vão encontrar nesta compilação centenas de horas de diversão e envolver-se na magia duma das personagens mais carismáticas dos videojogos.

No distante ano de 2001 a Bungie, sob a alçada da Microsoft, trouxe até nós, na primeira Xbox, uma personagem que rapidamente cravou o seu lugar nos videojogos, acompanhada de um universo rico em pormenores que cativava os jogadores a querer descobrir mais.
O seu enorme sucesso foi suplantado 3 anos mais tarde com a chegada da sua sequela, ainda na Xbox original, acabando mesmo por se tornar o jogo mais vendido para aquele sistema.
Com a chegada da nova Xbox 360, Halo já era tratado pela Microsoft e pelos fãs da marca Xbox como a sua mascote e mais um capítulo da série foi entregue em 2007, novamente aclamado pela crítica e tendo ganho prémios de melhor jogo do ano e melhor jogo multijogador do ano.
Foi também nesse ano que a Bungie rompeu o seu acordo com a Microsoft e Master Chief só tornaria a aparecer novamente em 2012, em Halo 4, já sob as mãos da 343 industries.

E3 2014 Halo The Master Chief Collection Menu - The Legend's JourneyPara quem não sabe, a 343i é um estúdio criado pela Microsoft Studios no mesmo ano em que ocorreu a separação entre a Bungie e a Microsoft. O seu nome é baseado numa personagem do universo Halo, o 343 Guilty Spark.
Com Halo 4 a 343i mostrou que é capaz de lançar um jogo novo com um cunho enorme como precedente, capaz de ir mais além naquilo que a Bungie conseguiu extrair do Hardware da Xbox 360, mas ao mesmo tempo também apostou em pequenas novas mecânicas de combate para o modo Multijogador que não agradaram os fãs mais acérrimos dos anterior trabalhos realizados pela Bungie.

Esta coleção permite jogar na íntegra todos os 4 jogos Halo que se centraram na personagem Master Chief e ainda jogar em todos os mapas Multijogador de cada um desses mesmos 4 jogos.
Todos eles sofreram atualizações significativas na sua vertente técnica, tanto a nível de resolução como da fluidez dos 60 frames por segundo. O foco da coleção foi atribuído a Halo 2, com a versão Aniversário, num trabalho de melhoramento similar ao já feito anteriormente em Halo 1 Aniversário. Foram feitos melhoramentos nas texturas, arquitetura, iluminação, personagens, etc; e tal como em Halo 1 aniversário é possível ver o “antes e depois” com um simples toque num botão do comando. Também os seus mapas Multijogador tiveram direito a uma remasterização enorme e uma Playlist dedicada, onde por várias vezes já se realizaram alguns torneios e são assumidos pela 343i como a base mais pura da jogabilidade de Halo Online.
Sob a supervisão da 343i, trabalharam na produção desta remasterização os estúdios Certain Affinity, Saber Interactive e Ruffian Games. As novas cutscenes da campanha de Halo 2 foram produzidas pela Blur, estúdio conhecido pela produção das sequências espaciais do filme Avatar e, entre muitos outros, trailers cinemáticos dos jogos da série Batman Arkham.

Press-Tour-2014-Halo-2-Anniversary-Cairo-Station-Full-HouseÉ possível jogar cooperativamente todas as campanhas do jogo, onde por certo dezenas de horas vão ser passadas na tentativa de completar os 4 jogos na dificuldade legendária e ainda há a possibilidade dos jogadores criarem playlists personalizadas com missões específicas de cada um dos jogos. Os caçadores de Achievements vão ter ao seu dispor mais de 4000 pontos de Gamerscore para capturar, divididos por 400 objectivos base, tendo sido aditados mais 50 após o lançamento do jogo.

Juntamente com a coleção, de modo paralelo na aplicação Halo Channel, vão sendo lançados semanalmente episódios de Halo Nightfall, num total previsto de 5, que ligam os acontecimentos que decorrem entre Halo 4 e o próximo Halo 5: Guardians.
De referir que Halo Nightfall está a ser escrito pelo criador de Prison Break (Paul Scheuring) e produzido por Ridley Scott e a Scott Free de David Zucker.
Nesta mesma aplicação, que também é aberta automaticamente sempre que encontramos um terminal nas campanhas da Master Chief Collection, é possível aceder a inúmeros conteúdos que ajudam a compreender o universo de Halo, informações de personagens e ainda receber informações e notícias diretamente da 343i.
Para os fãs de Halo e para os que não conhecem o seu universo de jogo esta aplicação exclusiva da Xbox One torna-se bastante interessante e uma boa fonte de informação pelo modo como tudo está estruturado.

gamescom-2014-halo-channel-live-and-timely-guideInfelizmente, apesar de tudo parecer perfeito nesta coleção de Halo e todo o potencial estar lá, o jogo foi lançado á quase duas semanas e a sua componente Online continua a não funcionar devidamente. É certo que nos modos de campanha é possível encontrar alguns problemas mas são campanhas jogáveis, épicas, com um melhor tratamento técnico e que continuam ao fim de tantos anos a destacar-se dos outros jogos do género, mas muitos dos fãs do jogo queriam no final reviver o Multijogador épico de Halo 2, ou jogar um determinado mapa de um determinado Halo e é aqui que a Master Chief Collection falha.

Ainda é necessário mais de um punhado de minutos para encontrar um jogo Online, e quando se encontra, o mesmo poderá ser completamente injusto para uma das equipas. O sistema de juntar amigos nem sempre funciona e nos vários dias que tive com o jogo foram muito poucas as situações que consegui divertir-me Online.
Ao momento desta análise já uma prometida atualização foi lançada e apesar de corrigir alguns problemas, acabou por acrescentar outros e já nada é garantido no funcionamento do modo Multijogador.

Comparo esta coleção a um Diamante em bruto, que precisa de polimento e trabalho para agradar aqueles que o compram, muito trabalho mesmo.

Press-Tour-2014-Halo-2-Anniversary-Zanzibar-AirtimeOs fãs mais entusiastas, como eu, provavelmente vão continuar a tentar, a esperar e agarrar-se á promessa da 343i que brevemente tudo estará funcional, até porque isto é Halo e Halo é aos olhos da Microsoft aquilo que Mario é para a Nintendo. No entanto, a 343i incomodou os fãs de Halo novamente e no futuro, quando mostrarem ao mundo o seu Halo 5: Guardians, o qual terá uma Beta Multijogador a decorrer no final deste ano para os possuidores desta coleção, será o maior teste do estúdio até á data, será o ponto sem retorno e se as coisas não correrem bem…será uma espécie de fim teórico de uma saga para os fãs de Halo.

Nota do editor: a opinião e nota atribuída nesta análise é refletida pela experiência de jogo encontrada ao momento da análise.

Veredito

Nota Final - 7

7

User Rating: Be the first one !
Botão Voltar ao Topo