Análises

Resident Evil Revelations 2 Episode 1: Penal Colony

Versão testada: PS4

Resident Evil Revelations 2 é a mais recente entrada na série de survival horror da Capcom, e visa continuar a experiência vista no primeiro Resident Evil Revelations no que toca ao unir aspetos clássicos da série com elementos mais modernos.

Se não jogaram o primeiro Resident Evil Revelations não se preocupem, pois Resident Evil Revelations 2 tem uma história própria que não segue os acontecimentos do seu antecessor. Algo imediatamente visível é a abordagem episódica que a Capcom adotou para Resident Evil Revelations 2. Isto é também a consequência de este jogo ser um projeto de baixo orçamento, pelo menos quando comparado aos títulos principais da série.

RE Revelations 2 november screenshot 5O primeiro episódio, intitulado de Penal Colony, não faz rodeios em avançar com as coisas. Tudo começa quando Claire Redfield e a sua colega de trabalho Moira Burton, filha de Barry Burton, são raptadas durante uma festa da empresa Terra Save e são colocadas numa prisão numa ilha remota. Caire acorda numa cela imunda, e pouco depois, a porta abres-se automaticamente. E assim começa o mistério de Resident Evil Revelations 2.

O episódio conta com duas campanhas. A primeira tem Claire e Moira como personagens principais, enquanto que a segunda tem Barry e Natalia. Ao longo dos cenários, o jogador pode alternar entre personagem, de forma a usar as suas habilidades para resolver um puzzle ou para encontrar itens. Por exemplo, devido à sua estatura, Natalia pode ir a lugares que Barry não consegue, enquanto que Moira pode usar a sua lanterna para encontrar uma chave necessária para avançar. Em ambos os cenários, uma personagem é a mais ofensiva, enquanto que a outra serve como suporte. Infelizmente, os puzzles não são muitos inspirados e por vezes estão disfarçados de fetch quests.

RE Revelations 2 november screenshot 3Ambas as campanhas têm os seus momentos de tensão. A campanha de Claire decorre praticamente dentro da prisão, enquanto que a campanha de Barry é mais diversificada e passa tanto pelos corredores da prisão como por zonas ao ar livre. Em qualquer das campanhas é possível jogar em modo cooperativo, mas apenas localmente. Para além disto, o segundo jogador terá de se habituar a um papel estritamente secundário.

No total, as campanhas são curtas, mas tal é expectável devido ao formato episódico. Mas isto não significa que o jogo não tenha longevidade. Ela existe e vem principalmente do Raid Mode. Para quem não conhece este modo, o jogador é colocado em vários ambientes e tem de enfrentar um pequeno exército de inimigos. Os ambientes incluem cenários deste episódio e também de Resident Evil 6. Quanto maior é a eficácia a matar inimigos, melhores são as recompensas por completar as missões. Raid Mode é uma experiência totalmente diferente do jogo principal, mas que garante diversão muito após completar as campanhas.

Resident Evil Revelations 2 começa com o pé direito, oferecendo uma aventura cooperativa e uma boa dose de mistério. Mesmo após terminado, há aqui bastante conteúdo para manter os jogadores ocupados até ao próximo episódio. No entanto, o menor orçamento deste projeto reflete-se em puzzles pouco interessantes, diálogo por vezes estranhos e alguma falta de otimização no departamento técnico, resultando em quebras de framerate e alguns glitches. Uma coisa é certa, Resident Evil Revelations 2 oferece uma boa mistura entre uma experiência Resident Evil clássica e moderna.

Botão Voltar ao Topo