Análises

Ultimate NES Remix

Ultimate NES Remix junta vários clássicos da NES, como Super Mario Bros, Kirby’s Adventure, Punch-Out!! ou The Legend of Zelda e apresenta-os na forma de pequenos desafios temporizados, que começando como tutoriais, rapidamente se transformam em sérios testes às nossas capacidades, lembrando-nos de onde veio o termo “dificuldade Nintendo”.

Se isto soa familiar, é natural, Ultimate NES Remix para a 3DS não é mais que uma compilação dos dois NES Remix para a Wii U, apesar de alguns dos jogos terem estranhamente desaparecido em combate na conversão para a portátil.

Os desafios colocam-nos em segmentos dos níveis originais e dão-nos objectivos como apanhar x moedas, matar um certo inimigo, ou chegar ao fim do nível sem levar dano. NES Remix desconstrói os clássicos da Nintendo Entertainment System, isolando as suas mecânicas fundamentais e magnificando-as de forma a acentuar a importância de as masterizar. Gradualmente estes tijolos juntam-se e o jogo toma forma; os objectivos complicam-se e a classificação máxima começa a exigir mais dedicação e habilidade. Para nos incentivar a lutar por pontuações elevadas, replays de outros jogadores ficam acessíveis assim que completarmos os níveis, o que nos permite ver instantaneamente como é que alguém consegue três estrelas quando nós nos suámos em bica apenas para chegar ao fim. A adição de leaderboards é bem-vinda, mas deixa algo a desejar uma vez que só podemos comparar as nossas pontuações com as dos amigos e jogadores regionais.

À medida que passamos desafios, desbloqueamos Remixes, níveis originais ou alterados com algumas particularidades, onde por exemplo, jogamos com o Kirby num nível do Super Mario ou temos que passar um ecrã de Donkey Kong às escuras. Ver estes jogos com mais de vinte anos a tomarem novas formas é extremamente divertido, especialmente quando os objectivos roçam o sádico.

O modo Nintendo World Championships Remix regressa, dando-nos três desafios em sucessão: apanhar 50 moedas no Super Mario Bros, 25 no Super Mario Bros 3 e fazer a maior pontuação possível no Dr. Mario. Em Speedy Mario Bros, jogamos Super Mario Bros ao dobro da velocidade, o que é giro durante um bocado, mas fica aquém do modo Super Luigi Bros incluído no NES Remix 2.

Quem já tem os dois NES Remix na Wii U deve pensar duas vezes antes de comprar esta versão 3DS, uma compilação incompleta mais cara que os originais e não muito Ultimate, sendo as únicas vantagens a portabilidade e as leaderboards.
Com isto dito, Ultimate NES Remix não deixa de ser um jogo que diverte bastante e vicia ao estilo arcade; é uma boa forma quer de apresentar novos jogadores a estes clássicos da Nintendo, como de os visitar com outros olhos.

Botão Voltar ao Topo