Análises

Mario Party 10

Tenho uma confissão a fazer: nunca joguei Mario Party. Não há nenhuma razão em particular para isto, os jogos simplesmente passaram-me ao lado, por isso Mario Party 10 foi algo completamente novo para mim.

Não surpreendentemente, trata-se de um jogo de festas onde os jogadores competem num tabuleiro para obter a pontuação máxima, juntando a componente aleatória do lançamento de dados à habilidade necessária para ganhar os vários mini-jogos que vão surgindo ao parar em certas casas do tabuleiro.

mario party 10 review screenshot 2
No modo Mario Party, até quatro jogadores partilham um veículo e movimentam-se em conjunto, mudando de condutor a cada turno.
Esta viagem em grupo, apresentada no 9º título da série, é uma alternativa interessante a ter os jogadores separados, não só torna as coisas mais rápidas, como faz com que cada turno envolva todos os jogadores, o que abre a porta a algumas estratégias interessantes, especialmente para lixar os outros.

São os mini-jogos que tornam Mario Party 10 tão divertido, usando os comandos Wii há 73 jogos onde por exemplo, lançamos bolas de golfe enquanto evitamos mandar tacadas a bombas, partimos as melancias que os outros jogadores carregam, ou tentamos empurrar os nossos adversários para fora de uma plataforma cada vez mais pequena. Numas vezes competimos em equipa, noutras todos contra todos, ou todos contra um, mas também há bosses e mini-bosses, batalhas contra um inimigo comum, onde cada ataque vale pontos e o golpe final dá pontos extra, o que faz com que os últimos instantes sejam uma corrida desenfreada para ver quem mata o boss.
Estes mini-jogos são o ponto alto do jogo, com controlos e conceitos simples, é fácil pôr qualquer um a jogar e com a hipótese de competir nestes mini-jogos fora dos tabuleiros, adivinham-se muitos “só mais um”.

mario party 10 review screenshot 1
No modo Bowser Party, a diferença é que além dos quatro concorrentes habituais, um jogador extra faz o papel de vilão, controlando o Bowser com o Gamepad para tirar toda a vida aos outros jogadores antes que eles cheguem à meta.
Cada vez que ele alcança o carro, há um de dez mini-jogos onde quem controla o Bowser joga com um ponto de vista diferente no Gamepad para atacar os outros, uma boa forma de aproveitar o comando da Wii U e permitir um quinto jogador, tornar uma pessoa no vilão enquanto os outros cooperam é uma reviravolta interessante que ajuda a manter o jogo fresco.
Infelizmente só há dez mini-jogos contra o Bowser, o que é algo desapontante tendo em conta que usam muito bem o Gamepad e seria interessante ver mais disso. Ambos estes modos partilham tabuleiros e mini-jogos (à excepção das lutas contra o Bowser), havendo apenas 5 tabuleiros, cada um com as suas particularidades.

O terceiro modo é o amiibo Party, que só está acessível se tivermos uma amiibo de uma personagem do universo Mario. Aqui os jogadores movem-se independentemente num tabuleiro quadrangular simples, ganhando quem tiver mais estrelas no fim de 10 turnos.
Cada amiibo tem o seu tabuleiro próprio que pode ser escolhido no início do jogo, no entanto, podemos apanhar itens que nos deixam mudar um quarto do tabuleiro para o da nossa personagem, o que nos dá vantagem de jogar em casa, podendo tirar proveito de casas especiais para ganhar estrelas, nem que sejam roubadas aos outros.
Em cada turno temos que tocar com o amiibo no Gamepad, o que por um lado é ligeiramente chato, mas por outro é uma maneira engraçada de aproximar o jogo aos verdadeiros jogos de tabuleiro.

Há muito que o jogo podia fazer melhor: há poucos tabuleiros e poucas opções, menos personagens que antes e falta um modo clássico com tabuleiros mais complexos, movimento independente das personagens e mais itens. O modo amiibo que se aproxima um pouco deste estilo clássico, apesar de muito engraçado, está repreensivelmente trancado por detrás da compra de uma figura, o que é uma entrada em território altamente duvidoso.

E claro, falta o online. Sim, este é o tipo de jogo que é muito melhor com amigos ao nosso lado, mas isto nem sempre é possível e a possibilidade de jogar online acrescentaria muito valor ao jogo.

Não há dúvidas que Mario Party 10 é divertido, com uns amigos (e amiibos), dá para umas boas horas de risadas e gritos, pondo amizades ao teste quando a mão do destino decide tirar metade das estrelas a alguém, passando de primeiro para último. Mas se o jogo tem muito para o tornar uma escolha regular para festas, também fica aquém do seu potencial, prejudicado pelo facto de já haverem outros jogos semelhantes na Wii U.

Botão Voltar ao Topo