Análises

Final Fantasy X/X-2 HD Remaster (PS4)

Versão testada: PS4

Final Fantasy X/X-2 HD Remaster estreou-se o ano passado na PS3 e PS Vita, e destacou-se por ser uma boa versão remasterizada dos originais títulos lançados para a PS2. Agora, chegou a vez de a compilação chegar à PS4 com o objetivo de ser a derradeira versão remasterizada.

Tal como as edições PS3 e PS Vita, a edição PS4 inclui as versões International de Final Fantasy X e Final Fantasy X-2, a curta metragem  Eternal Calm e a Last Mission. Neste aspeto, não foi retirado ou acrescentado qualquer tipo de conteúdo.

No entanto, tenha sido planeada ou consequência de um bug, existe uma grande alteração ao sistema RNG de Final Fantasy X. Aquilo que deveria ser aleatório como, por exemplo, a combinação de inimigos ou a ordem de ataque, são fixos. Isto não estraga a experiência de jogo, mas mas altera os fundamentos base da versão original. Já o Final Fantasy X-2 não apresenta esta alteração e os combates são efetivamente aleatórios.

Uma das críticas em relação às edições PS3 e PS Vita foi a nova banda sonora e a impossibilidade de trocar para a banda sonora clássica. Mas isso foi alterado na edição PS4, pois agora existe uma opção que permite escolher a banda sonora clássica. No entanto, há que salientar que em Final Fantasy X a música começa do inicio sempre que acaba um combate, tornando a componente sonora menos dinâmica.

As edições PS3 e PS Vita também foram criticadas no aspeto gráfico. Embora a compilação tivesse tido um bom tratamento visual no geral, foi notório que os monstros e os NPCs não receberam o mesmo nível de trabalho que foi investido nas personagens principais. Isso era particularmente notório quando as personagens principais apareciam em cutscenes lado a lado com NPCs.

Felizmente, a edição PS4 melhora este aspeto. Os modelos dos NPCs e inimigos estão mais detalhados e coloridos, e até as personagens principais receberam alguns tratamentos adicionais Os cenários de fundo também foram retocados, integrando-se melhor no mundo, e as melhorias à iluminação e sombras realçam ainda mais a beleza de Spira.

Se tiverem a edição PS3 ou PS Vita desta compilação, podem transferir o progresso de jogo para a edição PS4 e continuar a jogar de onde tinham ficado. No entanto, o preço de €50 pedido por esta edição é um pouco alto para aqueles que já têm a compilação noutra plataforma.

Final Fantasy X/X-2 HD Remaster já era uma excelente forma de jogar estes dois clássicos RPG na PS3 e PS Vita, mas as melhorias gráficas da versão PS4 juntamente com a opção de escolher a banda sonora clássica, tornam a edição PS4 numa opção tão boa ou mesmo melhor para relembrar as aventuras de Tidus, Yuna e companhia. Se nunca jogaram Final Fantasy X e Final Fantasy X-2 esta é uma boa altura para experimentarem dois grandes jogos. Se simplesmente querem uma experiência RPG mais tradicional, esta é sem dúvida uma boa opção.

Veredito

Nota Final - 9

9

User Rating: Be the first one !
Botão Voltar ao Topo