Análises

Journey

Versão testada: PS4

Mais de três anos se passaram desde o lançamento de Journey para a PS3, mas esta versão PS4 prova mais uma vez o quão notável continua a ser este título. Apesar de os 60 fps e o aumento de resolução para 1080p serem bem vindos, aquilo que realmente brilha é a aventura bela, concisa e emocional que cativou os jogadores na PS3.

Com cerca de três horas de duração, Journey é um autêntico carrocel de emoções. A surpresa que vem de subir a primeira colina e ver o horizone, misturado com o receio do que vem a seguir.  A simples curiosidade em explorar o mundo e encontrar outro viajante, e juntos colaborarmos e partilharmos a experiência. Afinal de contas, a premissa do jogo é simplesmente apelar à exploração; se existe uma montanha à distância, estão, deve ser escalada.

journey review screenshot 1A viagem até à montanha leva-nos através de vários tipos de cenários como desertos, templos e passagens secretas. A própria palete de cores é usada para refletir a mudança de estações e a passagem pelas várias áreas. Aliás, a palete de cores é bastante mais vibrante do que inicialmente deixaria antever, e consegue transmitir na perfeição as emoções e sensações certas ao jogador.

O jogo em si é muito simplista, e isto é um ponto positivo. Pequenas cutscenes no final de cada nível revelam um pouco da história, e a música, um tanto ou quanto melancólica, encaixa lindamente com tudo o que se passa, ajudando o jogador a entrar no espírito certo.

Como disse anteriormente, de vez em quando encontramos viajantes ao longo da aventura. Na verdade, estes viajantes são outros jogadores que estão a fazer a sua viagem. O diferenciador principal comparativamente a outros jogos está no anonimato, pois não há indicação do nome do outro jogador. Estes viajantes são literalmente estranhos e a interação está limitada a uma única nota musical. Mas isto, estranhamente, transmite uma sensação de afeto para com os viajantes e somos incentivados a ajudar e a colaborar.

Mas claro, a viagem que se faz em Journey é na maior parte feita sozinho. A passagem dos outros viajantes transmite a vastidão daquele mundo. Nós somos viajantes no mundo dos outros jogadores, e vice-versa. Mas a solidão durante a viajem não é negativa ou desconfortável, mas sim necessária para a completa imersão na experiência.

Journey também é especial na forma como informa os jogadores dos objetivos. O jogo nunca tenta distrair o jogador com muita informação, e o único objetivo principal, nunca se dilui com outras coisas desnecessárias. A viagem é feita ao ritmo e habilidade de cada um, e à forma como se reage ao que o jogo transmite.

Que estejam a reviver esta experiência ou a jogar pela primeira vez, Journey continua a ser um dos jogos mais emocionalmente poderosos dos últimos anos. Grandes ambientes que por si só ajudam a contar a história, grande banda sonora e um grande final tornam Journey num clássico moderno dentro do género de aventura.

Veredito

Nota Final - 9

9

User Rating: Be the first one !
Botão Voltar ao Topo