Artigos

Super Mario Maker & Estúdios Portugueses: 30 Anos Sem Desfazer o Bigode

Depois de passar pelo reboliço do Cais do Sodré e da multidão de jovens a usufruírem dos espólios psicotrópicos da natureza à porta da ETIC (Escola de Tecnologias Inovação e Criação), descobrimos como chegar ao Espaço Atmosferas, um salão multiusos da escola.
A mudança de ambiente é imediata, a sinalização avisa-nos para ter cuidado com plantas piranha em nuvens e um Super Mario passeia-se por entre as dezenas de convidados protegidos com capacetes das obras, graciosamente cedidos pela Nintendo para nossa segurança, não vá cair um Thwomp em cima de nós enquanto estamos nos comes e bebes.

imagem 1As caras conhecidas e não só mostram uma fatia do meio dos videojogos em Portugal: relações públicas, jornalistas veteranos e amadores, bloggers, Youtubers e apresentadores de televisão juntaram-se para celebrar os 30 anos de Super Mario e alguns dos nossos promissores estúdios Portugueses de videojogos puderam apresentar os resultados do seu mês de trabalho a criar um nível no Super Mario Maker.

«O Super Mario Maker é uma poderosa ferramenta de level design disfarçada de jogo, ao alcance de toda a gente. Sem dúvida alguma, irá ser o ponto de partida para futuros criadores de jogos. Vou mais longe e afirmo que deveria ser algo utilizado em cursos de game design» partilha Wilson Almeida da Bica Studios.
O estúdio criou o nível mais acessível dos presentes, sem grandes desafios para um jogador experiente, mas com bastante espaço para brincar e torres de Goombas para esmagar, não estivéssemos a falar do estúdio que criou o Smash Time.

imagem 2Diogo Vasconcelos da Nerd Monkeys também se mostrou entusiasmado, concluindo que Super Mario Maker é o «melhor editor de videojogos desde que o Unreal Editor foi lançado em 1998». O estúdio não deixou completamente para trás o estilo de aventura gráfica que vimos no Crime no Hotel Lisboa e fez um nível onde temos que puxar pela cabeça e fazer sentido de um autêntico labirinto.
Um ou outro beco sem saída, ou caminho onde a morte é quase certa são coisas que nunca se devem ver num Super Mario, mas a liberdade de criação também serve para isto e os quebra-cabeças e navegação complicada encaixam perfeitamente com o tema da Casa Assombrada.

imagem 3Já o nível da Upfall Studios, criadora do Quest of Dungeons, elevou o sadismo para 11, talvez porque David Amador- o único membro do estúdio- não é propriamente um novato: «Os jogos do Super Mario são algo que tive a felicidade de ter acesso cedo e marcou a minha infância. Lembro-me perfeitamente quando um dia a minha mãe trouxe para casa uma Super Nintendo, o Super Mario World é algo que joguei durante meses, ainda hoje em dia o faço».
Apesar do nível ter atalhos que nos deixam ultrapassar alguns obstáculos, sem precisão a saltar, saltitar e aterrar, bons reflexos e bastante persistência, chegar ao fim é uma miragem.

imagem 4«Enquanto ferramenta educativa, o Super Mario Maker compreende a aprendizagem a um nível fundamental: torna-a interessante e divertida, sem tentar impor» explica Rogério Ribeiro da GameStudio 78 que apresentou um nível equilibrado com ideias engraçadas e um bom ritmo graças a uma progressão de dificuldade adequada e algumas pausas pelo meio das secções de salto mais exigentes.

imagem 5Foi interessante ver as ideias e a impressão digital que os estúdios deixaram nos seus níveis, infelizmente estes não estão disponíveis online na versão final do jogo, mas pode ser que venham a estar.

Super Mario Maker marca não só os 30 anos de uma das personagens mais célebres do mundo, mas também um ponto de viragem para a série que mudou os videojogos para sempre… várias vezes.
Celebrar a ocasião com algumas das mentes que estão a levar o desenvolvimento de jogos em Portugal para a frente deixa esperança no ar: talvez o Super Mario Maker dê o bicho do game design aos próximos grandes criadores e quem sabe se alguns não será Portugueses? Quem sabe se não serás tu?

Botão Voltar ao Topo