Análises

Animal Crossing: Happy Home Designer

Quando saiu o primeiro Sims, grande parte do meu tempo de jogo foi passado a fazer casas pagas com truques para ter dinheiro ilimitado (fazendo pausas para prender as personagens em salas sem portas) e em qualquer dos Animal Crossing não foram poucas as horas que passei de volta da decoração das minhas casas. Não que eu tenha jeito para decoração ou queira ser arquitecto, mas há algo de divertido em criar um lar virtual, por isso foi com entusiasmo que recebi o Animal Crossing: Happy Home Designer.

Enquanto nos títulos principais do Animal Crossing não temos objectivos definidos e podemos disfrutar da vida na aldeia a nosso bel-prazer, em Happy Home Designer a única coisa que fazemos é decorar o interior e exterior de casas, lojas e afins.
Os nossos clientes são, como não podia deixar de ser, os adoráveis animais que habitam as aldeias do Animal Crossing: ovelhas góticas, hipopótamos fanáticos por musculação, sapos robôs e um sem-fim de outras personagens hilariantes contam connosco para criar a sua casa de sonho.
As exigências dos clientes não são muitas, além de uma ou outra peça de mobília com valor sentimental e um tema para seguir (minimalismo, natureza, etc.), somos livres para criarmos o que quisermos sem que o cliente fique insatisfeito, afinal de contas nós é que somos os profissionais.

Animal Crossing Happy Home Designer review 1Esta liberdade e falta de exigência na avaliação é fiel ao espírito Animal Crossing, mas para haver algum sentido de progressão, vamos desbloqueando peças e outras funções à medida que angariamos clientes. No início decoramos apenas o interior de casas que os nossos superiores nos atribuem, mas rapidamente somos nós a angariar clientes à praça onde está situado o nosso escritório, a escolher a localização, tamanho e tipo de casa, disposição de compartimentos e a decorar o jardim.
Cada cliente desbloqueia um conjunto de peças novas, ao fim de alguns trabalhos temos toneladas de pinturas, camas, sofás, TVs e uma data de outros itens para decorar as habitações ao nosso gosto.
Antes de nos fartarmos de decorar casas surge a hipótese de criar escritórios, lojas, hospitais, escolas e outras construções que fazem crescer a nossa cidade, o que traz alguma variedade e “exige” outro tipo de criatividade.

Quando não estamos a trabalhar podemos explorar a pequena praça e visitar os nossos clientes, ver casas que os outros jogadores partilham online, mudar de roupa e penteado, desenhar padrões para usar nas casas, ou usar as Play Coins que ganhamos ao andar com a 3DS para estudar e aumentar o nosso leque de opções, ganhando por exemplo, a hipótese de colocar coisas no tecto ou de escolher cortinas e caixilhos de janelas.

Enquanto no ecrã de cima temos a vista tridimensional, em baixo temos uma simples planta do espaço onde nos encontramos para colocarmos o mobiliário onde quisermos com facilidade usando as capacidades tácteis da 3DS. É um excelente exemplo das vantagens de ter dois ecrãs, poder trabalhar com dois pontos de vista ao mesmo tempo enquanto usamos os botões e o ecrã táctil melhoram infinitamente o jogo.

Claro que as amiibo marcam presença, desta vez na forma de cartas colecionáveis. Cada carta tem uma personagem a que podemos ligar para lhe criar a casa ou chamar para visitar um cliente. Cada pacote de cartas traz três cartas aleatórias, mas apenas uma delas é uma personagem especial (como o Tom Nook ou a Isabelle) exclusiva às cartas, o que quer dizer que o único conteúdo que vais perder se não quiseres comprar as cartas é a possibilidade de desenhar a casa a estas personagens especiais e um ou outro item.

O charme característico da série graças às personagens engraçadíssimas, estilo visual inconfundível e óptima banda-sonora fazem com que o processo criativo seja muito mais divertido e relaxante, mas como seria de esperar de um jogo onde pouco mais se faz que decorar casas, Happy Home Designer torna-se repetitivo e a liberdade de criar praticamente sem ser julgado pode desmotivar alguns jogadores. Felizmente, conteúdo não falta, há tantas maneiras diferentes de criar e decorar que a originalidade e criatividade são objectivos por si só, suficientes para motivar muitas horas de jogo.

Animal Crossing Happy Home Designer review 2Animal Crossing: Happy Home Designer é o candidato ideal para viciar quem gastou mais tempo do que o saudável a decorar a sua casa em Animal Crossing, ou para quem quer libertar o seu decorador interior. Se isso não é a tua cena, esquece este jogo, caso contrário, prepara-te para ficar horas a ponderar que papel de parede fica bem com aquele chão.

Botão Voltar ao Topo