Análises

StarCraft II: Legacy of the Void

O género de jogo RTS sempre foi bastante popular em PC, mas na ultima década, foi passando cada vez mais para segundo plano devido ao proliferar de FPS e MOBA. Mas a franquia StarCraft desafiou o aumento de popularidade dos MOBA, e conseguiu manter o género RTS relevante. Cinco anos depois do lançamento de Wings of Liberty, a história de StarCraft II chega ao fim em Legacy of the Void.

A história de Legacy of the Void consegue dar resposta a muitas das perguntas que tínhamos desde Wings of Liberty. As missões de história estão a par com o leque inicial, à medida que os jogadores veem mais da história de Protoss e a sua tentativa de recuperar o seu mundo, e salvar a galáxia. Embora por vezes seja um pouco pirosa e previsível, a verdade é que a Blizzard fez um bom trabalho em concluir a narrativa de StarCraft. É verdade que vão ser lançadas missões adicionais no futuro, mas a história de StarCraft realmente parece completa, principalmente graças ao trio de missões que compõem o epilogo.

Mas nem tudo foi executado de forma perfeita. A narrativa tem alguma dificuldade em explicar alguns dos pontos mais esotéricos da história, e existem algumas decisões estranhas por parte das personagens. É provável que muitos fãs não gostem do final, mas no geral, as coisas estão muito mais focadas e é apresentada uma verdadeira conclusão.

Legacy of the Void adiciona algumas novas unidades e alterações ao multijogador que deverá manter o modo interessante ao longo dos próximos anos. Aqueles que estão interessados em competição StarCraft, os torneios diários e semanais estão agora regularmente disponíveis e oferecem mudanças adicionais, que testam as habilidades dos jogadores contra oponentes do mesmo nível.

O modo cooperativo multijogador permite aos jogadores jogarem essencialmente missões de objetivo com um comandante a ditar as habilidades e estilos. Os jogadores podem aumentar o nível destes comandantes e desbloquear novas unidades de combate e novas habilidades. Este modo é muito bom para aquele tipo de jogadores que quer uma experiência multijogador StarCraft de PVE e não gosta ou não tem interesse em competir com outros jogadores. Não existe muita complexidade ou profundidade, mas oferece uma longevidade adicional para aqueles que querem jogar com os seus amigos, e é sem dúvida uma boa adição à componente multijogador de StarCraft II.

O Archon Mode é outra adição muito bem vinda à componente multijogador, embora seja um modo que a longo prazo possa apenas ser jogado por um nicho de jogadores. Neste modo, dois jogadores controlam uma base, o que pode levar a estilos de jogo bastante interessantes. Um exemplo é um jogador gerir as unidades aéreas, enquanto que o outro gere as unidades terrestres. Este modo também tem potencial para ser usado como uma ferramenta de aprendizagem, logo, os jogadores mais experientes podem ensinar os básicos a quem só agora entrou no universo StarCraft.

Legacy of the Void é uma experiência extremamente polida e com funcionalidades que irão agradar a todo o tipo de jogadores. Se já investiram tempo na história de StarCraft II, certamente que não vão ficar desapontados com Legacy of the Void. Se nunca jogaram StarCraft II e têm uma certa curiosidade neste universo, então, esta é a melhor altura para se aventurarem neste RTS.

Botão Voltar ao Topo