Notícias

Os 20 finalistas dos Prémios PlayStation apresentaram hoje os seus projetos

A apresentação dos 20 projetos finalistas dos Prémios PlayStation aconteceu durante o dia de hoje, em Lisboa, no espaço que acolherá o projeto vencedor da 1ª Edição dos Prémios PlayStation.

De manhã, cada equipa apresentou o seu projeto para a plateia, composta pelo júri, media e restantes participantes. Estiverem presentes os 20 projetos finalistas selecionados das mais de 50 candidaturas recebidas nesta 1ª Edição dos Prémios PlayStation em Portugal, numa iniciativa sem precedentes.

Roberto Yeste, Responsável de Desenvolvimento Local PlayStation Ibéria, disse: “”É com muito orgulho que estamos aqui hoje para conhecer os projetos finalistas dos Prémios PlayStation em Portugal. Agradecemos muito a todos por terem participado e por contribuírem para fazer crescer o mundo dos videojogos e da PlayStation. É espetacular ver esta iniciativa crescer em Portugal e em Espanha. Qualquer um de vocês aqui hoje pode ser este vencedor – uma equipa desta sala vai estar aqui neste estúdio durante os próximos 10 meses. Boa sorte!”.”

Durante o período da tarde, as equipas finalistas tiveram oportunidade de expor os projetos no futuro estúdio de trabalho do vencedor. Todos os presentes puderam contactar de perto e experimentar cada videojogo na sua fase atual, assim como questionar cada projeto e respetiva equipa.

Jorge Huguet, Diretor de Marketing PlayStation Ibéria, comentou o sucesso da iniciativa e a aposta da PlayStation na indústria portuguesa de videojogos: “”O potencial da indústria de desenvolvimento de videojogos em Portugal é claro: mais de 50 candidaturas foram submetidas desde que anunciámos os Prémios PlayStation na Lisboa Games Week. Sabemos que o talento indie existe e queremos, através dos Prémios PlayStation, apoiar o talento português. Hoje demos oportunidade aos 20 finalistas para se darem a conhecer e ficámos entusiasmados com o que nos mostraram.””

A próxima fase dos Prémios PlayStation será a escolha do Top 10 dos 20 finalistas que hoje apresentaram o seu trabalho. No início da próxima semana serão revelados os 10 projetos que estarão presentes na cerimónia de entrega dos Prémios PlayStation em janeiro. Em baixo, podem ver a descrição de cada jogo dos 20 projetos finalistas.

AURORA
Estúdio/Empresa: Sunken Ship Software
Descrição: AURORA é um jogo de ação/plataformas 2D com mecânicas de Roguelike e uma jogabilidade nunca vista no género. Com um sistema de combate profundo e rápido o jogo tem uma história complexa – com várias camadas e que se vai gradualmente revelando aos jogadores mais atentos e dedicados. Frost é a personagem principal do jogo, um ser místico de origem desconhecida, que é incitado por uma misteriosa voz para proteger o seu mundo da invasão dos Agelasters, seres obscuros e malvados que pretendem cobrir o mundo de escuridão.

COSMONAUT
Estúdio/Empresa: Ground Control Studios
Descrição: COSMONAUT é um simulador espacial na primeira pessoa que combina um guião não linear e um mundo super realista para criar uma experiencia de imersão grande. É um jogo desenhado para tirar vantagem dos VR HMDs (como os óculos Rift), combinado com MS Kinect ou outros sistemas VR de modo a colocar o jogar na pele da sua personagem. Deste modo, é permitido que o jogador se sinta totalmente emergido na órbita escura, fria da terra.

Enter Kowloon
Estúdio/Empresa: GameStudio78, Unipessoal Lda
Descrição: Enter Kowloon é um 2D side-scrolling beat ‘em up inspirado em clássicos como Streets of Rage e Final Fight. Baseado na área urbana real chinesa, de onde deriva o seu nome, em Enter Kowloon joga como Hex, um homem nascido e criado ali, destinado a proteger a cidade de ameaças internas e externas.

Grimlight
Estúdio/Empresa: Lunar Labs
Descrição: O tema principal do jogo baseia-se na exploração do conceito de luto, num modelo de 5 níveis proposto pela psiquiatra Elisabeth Kübler-Ross em 1969. Neste jogo, a personagem controlada pelo jogador está fechada num sonho sem fim que se repete cada vez que este tenta acordar. De acordo com as ações do jogador, o sonho começará a mudar de uma forma que representa cada um dos níveis do modelo de luto proposto.

Higher Plains
Estúdio/Empresa: Gualan Studios
Descrição: Higher Plains é um jogo de ação/plataformas na terceira pessoa, com puzzles e desafios reminiscentes de jogos como Prince of Persia ou Little Big Planet. O jogo está ambientado em cenários naturalistas exteriores, num marco de era atemporal. O objetivo é conseguir um jogo ritmado e divertido, simples de jogar e com mecânicas familiares. Adaptado à plataforma de consola é para ser jogado com comando.

Lots of Guts
Estúdio/Empresa: RtW
Descrição: Lots of Guts é um party game arcade que consiste numa corrida louca mas cautelosa, passo a
passo entre as paredes de corredores aleatoriamente gerados.

Nomad Rocks
Estúdio/Empresa: Criamagin
Descrição: É um jogo do tipo Tower Defense, em que um grupo de nómadas da idade da pedra tem que caçar predadores, colocando-se estrategicamente em cada mapa e conjugando diferentes armas para alcançar o objetivo. O objetivo do jogo é ajudar os nómadas a caçar alimento e defender-se dos predadores na sua viagem até às terras férteis da Deusa-Mãe, onde poderão começar uma vida mais sedentária.

Project Hidden
Estúdio/Empresa: Raccoon Legacy Studios
Descrição:O “Project Hidden” na sua forma básica consiste num jogo de terror em equipa, baseado no conceito de “Hide & Seek”/”Escondidas”. A ideia assenta numa criatura geneticamente modificada que escapa e que mata os cientistas que a criaram. Um jogador encarna a criatura enquanto os restantes são os soldados. O objetivo do jogo é oferecer uma experiência de terror num ambiente de cooperação em “team deathmatch”, obrigando os jogadores que usam os soldados a trabalhar em equipa para sobreviverem e usarem os seus próprios sentidos para tentarem matar a criatura.

Psycho Games
Estúdio/Empresa: FenixFireBlade Games, FFB Games
Descrição: Numa sociedade secreta de indivíduos loucos, a sede por presas estava a aumentar e a ter mais procura. Caçar nos bosques já não é um desafio. Esta sociedade secreta decide criar uma Liga de Psychos – The Psycho Games. Num mundo fútil de loucura, onde ninguém realmente quer saber de ninguém, uma elite de psychos começa a encontrar-se e a recrutar sujeitos para se juntarem à sua liga de jogos. As regras são simples: o caçador caça, a presa é caçada.

Raiders Pursuit
Estúdio/Empresa: NoName Games
Descrição: Os eventos do jogo decorrem num futuro relativamente próximo (2100-2200), onde um novo ‘boom’ tecnológico permitiu à humanidade expandir o seu território para fora do planeta Terra. Como para haver progresso são necessários sacrifícios, muita tecnologia foi abandonada por viajantes espaciais na forma de peças, armas e sucata. Os jogadores irão entrar na pele de um destes mercenários, competindo juntamente com um parceiro pelos recursos no mapa de jogo contra uma equipa de outros dois jogadores.

RoadSheep
Estúdio/Empresa: Dobsware
Descrição: Ser uma ovelha não é fácil, menos ainda quando tens uma estrada para atravessar. Junta a isto a hipótese de jogares com mais de 50 personagens diferentes e a possibilidade de defrontares os teus amigos através do multiplayer: Bem-Vindo a Roadsheep.

Septem Peccata
Estúdio/Empresa: Haunted Mouse Team
Descrição: Neste jogo, o jogador irá representar um padre Italiano, cuja experiência em exorcismo é bastante conhecida no mundo do séc. XV. Este irá ser comandado pelo próprio Papa para exorcizar um mosteiro que se transformou num lar pelos próprios infernos. Isto deveu-se ao facto de os seus habitantes se terem deixado levar pela tentação, cometendo os sete pecados mortais. Posto isto, o jogador irá atravessar o jogo em 7 episódios diferentes, onde irá combater em cada um deles o demónio do respetivo pecado: preguiça, gula, orgulho, inveja, avareza, ira e luxúria.

Shadow Light
Estúdio/Empresa: Cereal Games
Descrição: Shadow Light é uma aventura, em que a protagonista controla a luz/escuridão para poder prosseguir no jogo. A protagonista é a filha mais nova do rei e da rainha. Não sendo herdeira direta do trono, conseguiu escapar a uma maldição lançada pelo antigo mago da corte, sobre o rei, a rainha e o príncipe herdeiro. Ela vai ter de procurar os ingredientes necessários para criar a poção que salve a família.

Shrouded Sun
Estúdio/Empresa: Adamastor Studio
Descrição: Em Shrouded Sun encarnamos um Samurai que ficou cego durante uma batalha contra invasores tecnologicamente mais avançados. Num mundo em destroços pela guerra, ele tenta sobreviver e adaptar-se à sua nova condição. O jogador conduz o Samurai cego por um mundo em branco, onde, com uso da espada e do som (que surgirá em ondas negras), consegue ter melhor percepção do espaço e distinguir seres vivos (ouve o coração a bater) das máquinas (ouve o motor).

Strikers Edge
Estúdio/Empresa: B5Studios – Fun Punch
Descrição: Strikers Edge é um frenético jogo de combate multijogador de arcada onde os jogadores lutam contra guerreiros anciões. Os jogadores colocam-se nos diferentes lados da arena, combatendo uns com os outros atirando armas, ao mesmo tempo que tentam parar os projéteis do inimigo e também os obstáculos na arena.

Sword of Damocles
Estúdio/Empresa: 3PStudents
Descrição: A tripulação de Sword of Damocles tem uma enorme dívida para pagar e fará de tudo para obter o seu navio pago – desde explorar antigas ruínas tecnológicas para o trabalho mercenário para o maior lance.

Tanks Against Violence
Estúdio/Empresa: Titan Forged Games, Lda.
Descrição: Diverte-te com um top-down arcade shooter incrivelmente descontraído mas ainda assim empolgante. Explode os teus inimigos, constrói enormes combos e acumula uma pontuação alta para comprar upgrades ridículos como foguetes de garrafa de leite.

The Balance of Time
Estúdio/Empresa: Digital Sails Studio
Descrição: The Balance of Time é um jogo 2D definido num ambiente 3D. É uma aventura de ação e fantasia onde o jogador terá de controlar a personagem entre o mundo passado, presente e futuro. O objetivo do jogador é restaurar o equilíbrio da magia, alterando os eventos que conduzem à escuridão.

The Fradrak
Estúdio/Empresa: Oversoft Games
Descrição: The Fradrak conta a história de Tristen, um homem nos seus 30 anos que recebe uma misteriosa carta e apartir desse momento começa a ver aparições de uma estranha criatura.

Warbound
Estúdio/Empresa: Ankylosaur
Descrição: Warbound leva-nos a um mundo épico de batalhas e exércitos fantásticos, com heróis e monstros. É um jogo de estratégia onde terás de conduzir o teu exército à vitória. Marcha, dispara, luta. Utiliza poderes, habilidades e feitiços. Constrói o teu exército com cartões colecionáveis e combate assim os inimigos.

Botão Voltar ao Topo