Análises

Firewatch

Versão testada: PS4

O que é Firewatch? Esta é a pergunta para a qual somos convidados a encontrar a resposta, no primeiro projeto trazido pelas mãos da produtora independente Campo Santo, formada em 2013 por Jake Rodkin e Sean Vanaman, diretor criativo e argumentista, respetivamente, de Walking Dead: Season One, Nels Andreson, diretor criativo de Mark of the Ninja e ainda Olly Moss, um artista gráfico e ilustrador britânico, responsável, entre vários trabalhos de reimaginação de posters de filmes de cinema, e pela arte minimalista da capa do jogo Resistence 3.

Na sua essência, Firewatch é um jogo de exploração e aventura na primeira pessoa que decorre no ano de 1989, numa floresta do Parque Nacional de Yellowstone, situado no Wyoming, onde acompanhamos Henry nas tarefas de vigilante florestal, um trabalho de Verão que lhe permitiu servir de escape às conturbadas memórias da sua vida pessoal.

Naquele parque florestal, o isolamento de Henry é intercalado pela continuada comunicação com recurso a um walkie-talkie com a sua supervisora Delilah e com a qual emerge a base narrativa deste jogo, assente em diálogos de escolhas e decisões, numa interação permanente de partilha de experiências em que vamos sendo envolvidos e que nos tornam cúmplices deste relacionamento.

Em Firewatch, no que emerge da exploração que vamos concretizando na companhia de Henry e Delilah, verificamos que este percurso não é apenas de descoberta do espaço físico e da natureza que o rodeia, mas também emocional, pela partilha de sentimentos de alegria, tristeza, surpresa ou contemplação, numa descoberta dos traços de personalidade de cada um, onde a naturalidade dos diálogos entre ambos, com recurso ao humor, à ironia ou à mera conversa sobre assuntos banais, nos acompanham ao longo da história, marcada por acontecimentos misteriosos que queremos desvendar.

A par da excelente qualidade da narrativa, suportada nos frequentes diálogos entre os dois protagonistas, um dos traços distintivos de Firewatch assenta na surpreendente beleza dos cenários com que somos presenteados ao longo de todo o nosso percurso. Este é daqueles jogos que nos fazem parar para apreciar a beleza da natureza que nos envolve, em cenários imersivos e com uma atmosfera muito envolvente.

firewatch review 1Apesar de estarmos presentes perante um jogo relativamente linear, de mecânica simples e pouco complexa, os acontecimentos em cascata que vão surgindo marcam o ritmo da nossa exploração naquele parque florestal, onde o recurso ao mapa e à bússola nos vão ajudando a orientar e a alcançar os objetivos que marcam o desenrolar dos acontecimentos presentes nesta história, que tem uma duração aproximada de 5 horas, durante a qual acompanhamos a estadia de Henry naquele parque florestal ao longo de vários dias, aspeto que serve para intercalar os diferentes capítulos.

No aspeto menos positivo e que infelizmente quebra pontualmente a imersão que este jogo merece, na versão testada surgem aspetos técnicos em termos de performance, com flutuações de framerate e algum pop-in, que acabam por se tornar notórios e que se espera, venham a ser futuramente corrigidos. Não são problemas totalmente intrusivos que estejam a estragar a experiência no seu todo, mas são situações sempre indesejáveis e que não deveriam estar presentes pois poderão sobrepor-se ao menorizar a qualidade global deste jogo.

Enquanto primeiro projeto da Campo Santo, a qualidade da história, excelência dos cenários, naturalidade dos diálogos e envolvência geral deste jogo, faz-me desejar por mais propostas que venham a ser lançadas por esta produtora e certamente estarei atento para os projetos que futuramente sejam lançados pelas mãos desta equipa de criativos.

firewatch review 2No modo como se apresenta, com um estilo de jogabilidade que agrega um percurso relativamente linear e uma interação controlada com o meio envolvente, poderá não ser um jogo unânime na apreciação final, mas, tal como noutras propostas alternativas bastante recentes de elevada qualidade, como por exemplo Oxenfree, para quem goste de experiências solo assentes numa narrativa cativante, uma história interessante, num cenário único, Firewatch é um jogo que recomendo.

Em síntese, podemos voltar à questão inicial: o que é, então, Firewatch? Para mim, é certamente uma experiência onde o percurso que se faz é mais importante que o destino final alcançado na descoberta e resolução do mistério e suspense crescente ao longo do jogo.

Veredito

Nota Final - 8.5

8.5

User Rating: Be the first one !
Botão Voltar ao Topo