Análises

Hitman GO: Definitive Edition

Versão testada: PS4

Hitman GO foi originalmente lançado em 2014 para Android e iOS, e foi uma grande surpresa porque pegou na jogabilidade stealth tradicional da série, e adaptou-a muito bem a um jogo de estratégia por turnos, entregando uma experiência divertida e desafiante. O lançamento na PlayStation Network marca a estreia do jogo numa consola doméstica, mas como foi pensado de origem para dispositivos moveis, havia o receio de a experiência não se traduzir tão bem para a PS4. Felizmente, esse não é o caso.

Hitman GO Definitive Edition, para além das esperadas melhorias gráficas, inclui o jogo original e todo o conteúdo adicional. No total, podem contar com cerca de 90 níveis. A oferta torna-se ainda mais tentadora, porque pelo mesmo preço, vão receber a versão PS4 e PS Vita. E graças à funcionalidade Cross-Save, podem transferir o vosso progresso à vontade entre versões.
O touchpad do DualShock 4 e o touchscreen da PS Vita simulam bem a experiência móvel, mas se preferirem, também podem usar os analógicos para controlar o Agent 47 e a câmara.

hitman go ps4 review 1De resto, o jogo mantém-se praticamente igual à versão móvel. Terão de controlar o Agent 47 numa série de puzzles e navegar através de inimigos, de forma a atingir o objetivo da missão em serem apanhados, seja eliminar um alvo ou completar uma infiltração. De forma a perceberem melhor o conceito, imaginem um jogo de tabuleiro. Sempre que se mexerem num espaço, os inimigos também se irão mover, como tal, têm de pensar antecipadamente nas vossas jogadas. Ao início, o jogo aparenta ser fácil, mas à medida que se vai progredindo, a dificuldade vai aumentando progressivamente.

Mas o maior dificuldade vem dos desafios de três estrelas apresentados em cada nível. Estes desafios incluem colecionar determinados itens, matar todos os guardas, e completar um nível com um mínimo de jogadas. Em certos níveis, isto pode ser feito facilmente com o objetivo principal, mas noutros níveis, isso torna-se mais complicado e vão necessitar de utilizar o método tentativa e erro até encontrarem a forma ideal de completar o desafio com sucesso.

hitman go ps4 review 2Inicialmente, os obstáculos apresentados estão relativamente afastados uns dos outros, mas com o avançar das missões, o tipo de inimigos torna-se mais variado. Para navegar nos níveis, há que dar uso a tudo o que nos possa dar vantagem, como atirar pedras ou garrafas para distrair os guardas. Também é possível utilizar disfarces que permitem passar ao pé de guardas que tenham o mesmo disfarce, e até podem usar pistolas e sniper rifles para abater inimigos mais problemáticos. É nesta mistura de diferentes mecânicas e possibilidades que a jogabilidade realmente mostra a sua grande qualidade, porque apenas cabe ao jogador pensar para sair vitorioso.

No entanto, o estilo jogo de tabuleiro de Hitman GO tem um aspeto negativo. Se por um lado é isto que faz com que o conceito geral resulte, por outro, reduz consideravelmente o número de opções disponíveis comparativamente aos títulos principais da série. Por essa razão, Hitman GO é um jogo que é melhor desfrutado em sessões curtas.

Visualmente, Hitman GO tem um estilo bastante minimalista. O Agent 47 e outras personagens têm uma aparência tipo peças de jogo de tabuleiro, e os cenários têm um design simplista. Não confundam isto com falta de detalhe, porque alguns cenários são visualmente bons. E acima de tudo, este estilo visual é propositado e assenta muito bem ao conceito de Hitman GO. O áudio também é minimalista, e encaixa bem na jogabilidade mais pausada aqui apresentada.

Hitman GO foi criado para dispositivos moveis e levou com sucesso a série para fora da sua zona de conforto. Através da Definitive Edition, a passagem para a PS4 foi muito bem conseguida, mantendo intacta a jogabilidade desafiante que cativou os jogadores em 2014. Se são fãs da série Hitman ou se gostam de puzzles, têm de dar uma oportunidade a Hitman GO: Definitive Edition, pois vão encontrar um título bastante interessante e com uma boa dose de conteúdo.

Botão Voltar ao Topo