Análises

Pokkén Tournament

Versão testada: Wii U

Quando o primeiro Smash Bros foi revelado, o meu eu de onze anos delirou com a possibilidade de controlar o Pikachu directamente em batalha, era esse o sonho! Bem, agora os sonhos são outros, mas não deixa de ser entusiasmante ter finalmente um jogo de luta dedicado a nobres bestas como ratos eléctricos e dragões tubarão (tubarões dragão?).

Pokkén Tournament vem directamente das arcadas para a Wii U, a Bandai Namco e os criadores de Tekken e Soul Calibur não se limitaram a pegar num Tekken e trocar as personagens por Pokémons, criaram algo novo, sólido e com potencial de deixar uma pegada de Pikachu no género dos jogos de luta.

A selecção de lutadores não é grande (o que talvez seja de esperar numa primeira entrada), temos 16 Pokémons para usar, mais 30 de suporte em grupos de dois que podemos chamar durante a batalha para nos ajudar. Com 700 e tal monstros em “existência”, é natural que faltem muitos favoritos, até muitas escolhas que pareceriam óbvias como o Hitmonlee ou o Hawlucha.
Além de monstros que se enquadram num jogo de luta como o Machamp ou Charizard, há também o candelabro fantasma Chandelure e a Pikachu Libre, uma Pikachu que faz lucha libre. São estas escolhas que ajudam o plantel a ter variedade, apesar de ser um pouco anémico.
Como é que a componente de alto nível do jogo e equilíbrio das personagens vai evoluir? Só o tempo o dirá.

Não há fraquezas de tipo como nos outros jogos Pokémon, mas há um sistema pedra-papel-tesoura em que o ataque normal vence o agarrar, que por sua vez vence o counter, que vence o ataque normal. Ter bons reflexos e tentar antecipar os adversários é essencial para tirar proveito deste sistema, o que torna as batalhas infinitamente mais interessantes.

A grande peculiaridade do Pokkén é cada batalha ter duas fases: a “Field Phase” onde nos movemos livremente em 3D e conseguimos manter a distância e a “Duel Phase” em 2D, que se aproxima de Tekken e nos permite infligir mais dano com ataques fortes e combos. Cada uma destas fases tem os seus ataques e características, o que torna cada personagem mais complicada e os combates mais dinâmicos, especialmente porque a mudança de fase acaba por servir como uma hipótese de dar a volta à situação uma vez que a fase muda quando se fazem certos golpes fortes ou combos.

pokken tournament review 1Tanta coisa para aprender pode apanhar uma pessoa de surpresa ao entrar no esclarecedor (e opcional) tutorial que nos ensina as bases de Pokkén, no entanto com um bocado de prática e graças aos controlos simples é possível começar a entrar nos eixos sem grandes dificuldades.
Felizmente, os comandos são mais acessíveis do que o normal no género e os ataques geralmente dependem apenas de uma direcção e um botão, por isso se fazer Shoryukens sempre te deixou à beira de um ataque de nervos, este é um sítio seguro.

Para jogar a solo, podemos progredir por várias ligas e descobrir a história por detrás do misterioso Shadow Mewtwo, algo para nos dar um bocado de motivação para os combates. É verdade que um jogo de luta foca-se no multiplayer, mas mais algum conteúdo para quem quer jogar sozinho era agradecido, não havendo muitos mais extras do que a hipótese de vestirmos a nossa personagem e ajudante.
O resto é o que se pode esperar, podemos combater contra o CPU ou contra um amigo, o que requer que um jogador use o ecrã do Gamepad uma vez que o jogo depende muito da mudança de ângulos de camera e posicionamento. Se tiveres mais Wii Us e TVs à mão, podes ligar as consolas em LAN, o que é ideal para torneios.

Sem ter encontrado qualquer problema de latência ou até em encontrar um adversário (apesar do jogo ainda não ter sido lançado oficialmente), o modo online tem funcionado sem qualquer problema, é fácil e rápido jogar no modo ranked ou num combate a feijões com estranhos ou amigos. Não há grandes opções, como ver o lag dos adversários ou escolher batalhas regionais para evitar latência, mas não tem sido um problema.

pokken tournament review 2Uma solução de anti-aliasing não fazia mal nenhum, mas mesmo assim Pokkén é um jogo muito bonito, os modelos dos Pokémons estão extremamente bem feitos e animados, a luz dos efeitos especiais e partículas dá ainda mais vida às batalhas e os cenários estão repletos de pormenores e fanservice enquanto o framerate se mantém nos 60 fps (30 com duas pessoas numa consola).
A banda-sonora… está lá. Ajuda a marcar compasso, mas não há nenhuma música especialmente boa ou memorável, nem quaisquer referências a músicas dos outros jogos Pokémon a dar um empurrãozito

Falta um catálogo de personagens maior e alguns extras podiam ajudar a temperar a jogo, mas mesmo assim, Pokkén Tournament é um fighter genuinamente bom que consegue fazer a sua própria cena, sendo acessível sem sacrificar a profundidade que pode prender os fãs. Afinal de contas, quem é que não quer ver uma Pikachu luchadora a fazer um piledriver a uma galinha de fogo gigante que luta como o Bruce Lee?

Botão Voltar ao Topo