Notícias

Sony encerra a Evolution Studios

Este ano não está a ser muito bom para os estúdios de videojogos Europeus, principalmente para as companhias situadas no Reino Unido. Depois de a Microsoft ter encerrado a Lionhead Studios, eis que agora é a vez de a Sony encerrar a Evolution Studios, companhia que esteve por detrás de World Rally Championship, MotorStorm e DriveClub.

Em declaração oficial, a Sony disse o seguinte:

São feitas análises internas regularmente nos SCE Worldwide Studios, de forma a garantir que os recursos disponíveis podem criar e produzir projectos de alta qualidade, inovadores e comercialmente viáveis.

Como porte deste processo, nós avaliámos e revimos todos os projectos e planos actuais de curto e médio prazo, e decidimos fazer algumas alterações na estrutura dos estúdios Europeus. Como resultado, decidimos encerrar a  Evolution Studios.

A companhia termina dizendo que “se possível, irá tentar realocar os colaboradores noutros projectos, e que se as oportunidades dentro da companhia não forem possíveis, irá ajudar o staff a encontrar trabalho noutras produtoras.”

Durante mais de 10 anos, a Evolution Studios foi uma parte importante nos SCE Worldwide Studios, e como tal, vai deixar um legado importante e de referência.

DriveClub foi o seu mais recente trabalho. O jogo esteve previsto ser um título de lançamento da PS4, mas foi adiado quase um ano. O seu lançamento em Outubro de 2014 foi desastroso, porque problemas relacionados com a componente online tornavam o modo multiplayer injogável para muitos.

Desde então, o número de colaboradores na Evolution Studios foi reduzido, e DriveClub passou a ser visto como um serviço. Foram adicionadas novas funcionalidades, pistas, carros e expansões, e actualmente, este é considerado um dos melhores jogos de corrida disponíveis nas consolas.

A Evolution Studios também estava a trabalhar numa versão de DriveClub para o PlayStation VR, e por enquanto, não se sabe qual o destino deste projecto.

Botão Voltar ao Topo