Análises

Ratchet & Clank (PS4)

Versão testada: PS4

Após alguns anos de ausência, eis que Ratchet & Clank está de volta com uma….nova aventura? Afinal, o que é este título? Um remaster? Talvez um remake? Quiçá um reboot? Nenhuma das hipóteses anteriores. Na verdade, trata-se de um reimaginar do inicio da série feito de forma a integrar a história do original com o filme que estreia este mês. Apesar de à primeira vista ser muito semelhante com o original Ratchet & Clank lançado em 2002 para a PS2, este novo título para a PS4 apresenta algumas quantas novidades e surpresas.

Ora, sendo uma reimaginação do inicio da história de Ratchet & Clank, podem contar com a presença de algumas áreas vistas no título original. Novalis, Aridia e Rilgar são algo semelhantes aos níveis originais, enquanto Veldin e Kerwan foram construídas de raiz. Por sua vez, Gaspar conta agora com uma nova área desenhada a pensar no jet pack.

É certo que alguns fãs do original poderão ficar desiludidos por certos dos planetas terem sido retirados/trocados ou alterados, mas tudo isto foi tudo feito para haja uma melhor enquadração com a nova história. No final, apesar das alterações, o título mantém-se fiel em caracterização, estilo e humor com os títulos da série principal, mantendo intacto aquilo que tornou a série famosa.

Ratchet and Clank review 3Como não poderia deixar de ser, afinal de contas este um título da Insomniac, o que não falta são armas diferentes do habitual. Porque não usar uma arma que faz os inimigos dançarem descontroladamente? Ou talvez uma arma que transforma os inimigos em ovelhas? O vasto arsenal disponivel oferece uma boa variedade de formas de abordagem aos confrontos. Quanto mais usarem uma arma, mais experiência ela irá ganhar, até que eventualmente irá subir de nível e tornar-se-á mais poderosa. Sempre que uma arma sobe de nível, serão desbloqueados upgrades que poderão ser adquiridos com Raritanium.

Durante a campanha, que dura cerca de 10 horas, as armas só podem chegar até nível 5. Após a campanha ser completada, terão à vossa disposição o Challenge Mode. Este modo torna os inimigos mais desafiantes, e dá a possibilidade de adquirir as versões Omega de cada uma das armas, ou seja, versões mais poderosas das armas base.

Para além da campanha e do Challenge Mode, ainda têm actividades opcionais para fazer, Gold Bolts para coleccionar, e um baralho de cartas para completar. Este baralho de cartas, chamado Holocard, oferece alguns bónus interessantes como o aumento da quantidade de Bolts apanhadas com cada inimigo derrotado, ou o aumento do drop de Raritanium, o tal material necessário para evoluir as armas. Os próprios Gold Bolts também oferecem alguns extras interessantes como galerias de imagens, skins para o Ratchet, ou filtros para o ecrã.

Este talvez não seja o Ratchet & Clank mais longo de sempre, mas a quantidade de conteúdo aqui presente, ou seja, a campanha, o Challenge Mode, as actividades opcionais e os coleccionáveis, oferece uma longevidade bastante aceitável para um título deste género. E se tiverem interesse nos Troféus, mais tempo de jogo vão retirar de Ratchet & Clank.

Ratchet and Clank review 2A campanha em si é variada e divertida, sendo que vai crescendo aos poucos até atingir o clímax da batalha final. Mas aqui há um pequeno problema chamado Clank. Em certas partes do jogo é possível controlar Clank e explorar áreas que Ratchet não tem acesso. Estas secções são mais focadas em puzzles do que em combate, trazendo uma boa variedade situações. No entanto, a secção com o Clank na parte final do jogo acaba por quebrar um pouco o ritmo da história, por ser uma secção demasiado longa. A acção intensifica-se e estamos a um passo de enfrentar o vilão, mas de repente, eis que estamos a resolver puzzles com o Clank. Não acho de todo que esta sequencia de jogo com o Clank tenha sido implementada da melhor maneira.

Já a jogabilidade oferecida pelo Ratchet é coerente ao longo de todo o jogo, misturando situações de combate com exploração. A actualização dos controlos para um esquema mais moderno foi bem efectuada, traduzindo-se numa jogabilidade mais intuitiva e de fácil aprendizagem. Uma das novidades prende-se com a opção de personalizar o d-pad com as armas que queremos, facilitando assim a troca de armas durante o combate. Se preferirem, podem sempre usar a tradicional roda de selecção ao pressionar o botão “triângulo”.

Ratchet & Clank é visualmente um jogo muito belo e incrivelmente bem detalhado. De facto, duas gerações de hardware fazem uma diferença monumental, e os fãs do jogo original certamente que ficarão surpreendidos por ver áreas familiares com um aspecto tão vibrante. Em termos de fluidez, não notei qualquer problema, mostrando assim o cuidado que a Insomniac teve em optimizar o jogo. De referir também que Ratchet & Clank conta com mais de uma hora de novas cenas cinematográficas de grande qualidade.

Durante as minhas 15 horas de jogo, apenas tive um problema. Aliás, na verdade foram dois. Por duas vezes, o Ratchet ficou preso no chão, até eventualmente o trespassar para a sua morte. Isto pode ser algo chato se acontece durante o Challenge Mode, quando se está a tentar manter o multiplier alto para se receber mais bolts.

Em termos sonoros, as musicas são boas e assentam bem na acção, e as vozes originais inglesas são de grande qualidade. Tratando-se de um jogo da Sony, podem contar com legendas e vozes em português. Embora ache que as vozes inglesas se enquadrem melhor nas personagens, tenho de destacar o bom esforço feito por parte dos actores portugueses, pois não ficam muito atrás das vozes originais. Só é pena que o jogo não tenha uma opção de escolha de idioma, obrigando assim a troca de idioma na consola. Desta forma não dá para ter vozes inglesas e legendas em português.

O regresso de Ratchet & Clank é, portanto, muito bem sucedido. Este “jogo baseado no filme baseado no jogo” mantém o espírito divertido característico da série, tal como o slogan deixa antever. A boa qualidade gráfica e os controlos modernos tornam a experiência de jogo muito agradável e intuitiva, ao mesmo tempo que se mantém fiel ao seu legado. Se são fãs de longa data da série ou se simplesmente gostam deste género de jogo, então, não ficarão desiludidos com Ratchet & Clank.

Veredito

Nota Final - 9

9

User Rating: Be the first one !
Botão Voltar ao Topo