Notícias

Rumor: “NEO” é o nome de código da PS4.5

Ultimamente, muito se tem falado sobre uma PS4.5 ou PS4K, como quiserem chamar. Os rumores sobre uma versão melhorada e mais potente da PS4 surgiram este ano na GDC, e vieram de múltiplas fontes. Agora, o site Giantbomb lançou mais alguma informação sobre a nova PS4.

De acordo com fontes próximas ao site, o projecto tem actualmente o nome de código NEO e irá ter um CPU, GPU e RAM melhorados comparativamente à consola base. A partir de Outubro, todos os jogos PS4 serão lançados com um “modo base” compatível com a actual PS4, e um “modo NEO” que irão tirar partido da potência extra, de forma a entregar uma maior fluidez e qualidade visual em 1080p. Os produtores poderão optar por oferecer suporte à resolução 4K, mas isto não será obrigatório. A Sony apenas insiste em melhorias ou aumentos de frame rates para o modo “NEO”.

Os documentos também salientam que não haverão jogos exclusivos para a NEO, e o “modo NEO” não poderá ter funcionalidades exclusivas que não poderão ser oferecidas no modelo original da PS4. A razão para isto prende-se com o facto de a companhia não querer que exista uma fragmentação da comunidade, e que todos, quer tenham o modelo base ou o modelo premium, possam jogar os mesmos jogos juntos e ter acesso ás mesmas funcionalidades.

Em baixo, podem ver a comparação entre as especificações do modelo actual e as especificações da NEO.

PS4 original:

CPU: 8 Jaguar Cores a 1.6 GHz
GPU: AMD GCN, 18 CUs a 800 MHz
Memória 8 GB GDDR5, 176 GB/s

NEO:

CPU: 8 Jaguar Cores a 2.1 GHz
GPU: AMD GCN melhorado, 36 CUs a 911 MHz
Memória 8 GB GDDR5, 218 GB/s

Embora as melhorias no CPU e Memória sejam boas, o CPU irá continuar a ser o elo mais fraco do trio. O que isto significa? Significa que na maioria dos casos, a NEO apenas deverá oferecer uma melhor fidelidade visual e não necessariamente frame rates mais altas, mas sim mais estáveis.

Botão Voltar ao Topo