Análises

Alienation

Alienation, o novo IP desenvolvido pela Housemarque já chegou e em exclusivo, para a Sony Playstation 4. Housemarque foi fundada em 1995 e apesar de ser um estúdio independente, não é nenhuma novata e conta com alguns títulos de renome e qualidade já lançados. Super Stardust, Dead Nation e Resogun, são apenas alguns dos títulos no seu reportório.

As histórias de invasão Alienígena à terra não contém propriamente uma explosão de originalidade e Alientation neste caso não foge à regra. Como já devem ter calculado, e não querendo entrar em detalhes, a história relata a invasão Alienígena ao Planeta Terra, e cabe-nos salva-la. Para tal, temos ao nosso dispor tecnologia avançada e exo-esqueletos.

Ao estilo de Dead Nation, mas futurista e com aliens, Housemarque pretende com Alienation elevar o patamar do jogos do género. Será que consegue, ou será que é apenas um Dead Nation mascarado para o halloween mas fracassado pois mascara zombie encaixa melhor no contexto?

A campanha pode ser jogada a solo ou em co-op online até 4 jogadores. O modo cooperativo apenas estar disponível via online, não sendo possível jogarem duas pessoas no mesmo ecrã, é um ponto negativo de Alienation.
Não é um jogo extremamente difícil. Nunca senti vontade de enviar o comando a voar em direcção à parede, considerando-o assim, mais como um jogo de tentativa e erro do que algo difícil, capaz de moer a sanidade a qualquer um.
Caso notem o jogo demasiado fácil, podem sempre alterar a dificuldade, visto que e possível escolher a dificuldade de jogo, missão a missão. Esta alteração afecta não só a dificuldade, como também afecta o loot, recompensando os jogadores pelo esforço extra. E falando em dificuldade, sim, existe modo hardcore para os que acham que têm “balls of steel”.

Existem três classes jogáveis, cada uma com as suas características e habilidades. São elas: a Bio-especialista, o Tanque e o Sabotador.
A Bio conta com um leque de habilidades bastante interessante e com foco no suporte da equipa, sendo possível curar os seus aliados.
O Tanque, como o nome indica, trata-se de um personagem pesado, com a possibilidade de criar um escudo, sendo geralmente utilizado na linha da frente.
Já o leque do sabotador, é mais virado recon, sendo possível colocar-se invisível.

Apesar de ser um jogo de acção com componentes RPG, não tem o conceito trinity presente, no entanto, aconselho a experimentar cada uma das classes antes de começarem o jogo a sério para identificarem com qual se adaptam melhor.

AN_-_PS4_-_Behind_Closed_Doors_1461235581Os mapas, são relativamente pequenos, e as missões também. Uma missão leva cerca de 10-20 minutos a terminarmos os objectivos. Porém, podemos explorar o mapa a nosso gosto, derrotando as hordas de inimigos, ganhando assim experiência e quiçá, encontrar equipamento melhor para os nossos personagens. Pelo mapa fora, podemos encontrar equipamento de diversas características e raridade. Além disso, encontramos também materiais para fazer melhorias no equipamento. Melhorias essas que também podem ser feitas via materiais obtidos por reciclagem de equipamento.

Se esperam um twin stick shooter simples, não se iludam, apesar de não ser nenhum Diablo no que toca a gear, Alienation tem bastante para oferecer.

Além disso, a variedade de objectivos e inimigos escondem um pouco a faceta repetitiva de Alienation. Durante o jogo, deparamo-nos com algo do estilo de eventos, como matar inimigos específicos. O jogo pode ser linear, mas só se o jogador assim o quiser.

Em relação ao combate, não é tão linear como pensam. Apesar de ser um twin stick shooter, não é só andar e disparar. Se o fizerem, provavelmente conseguem passar apenas a dificuldade mais fácil e mesmo assim, muito provavelmente terão dificuldades.
Os diferentes tipos de inimigos exigem diferentes tipos de estratégia. Alienation obriga-nos a pensar, mesmo que facilitado devido à existência de checkpoints espalhados pelo mapa. Activa-los ou não, cabe-nos a nós, mas seguramente após estarem por dentro deste jogo, não vão pensar duas vezes. Ainda acham que são de aço? Bem, em modo hardcore, não há nada disto. Morreram? Começam de novo.

AN_-_PS4_-_Fireworks_1461235580Gráficamente leva um grande ponto positivo. Apesar de que com todo o caos com que nos deparamos, temos por vezes dificuldades em contemplar o esplendor visual deste jogo. Alienation é um jogo cheio de cor, que combinando com a freneticidade, em alguns momentos torna-se realmente espectacular. Com a freneticidade ao máximo, e mesmo com hordas enormes de inimigos por todo o ecrã, projecteis, explosões e sabe-se lá mais o quê, não notei qualquer quebra de frames, sendo uma experiência bastante fluída.

Outro ponto positivo, é que nas opções do jogo, podemos definir a linguagem, que, mesmo que não mudando os diálogos, temos opção para escolher Português (Portugal), obtendo assim legendas e menus em Português. Sem dúvida uma mais valia e especialmente para os mais novos.

Em suma, Alienation é um Alien Shooter em esteróides. Com visuais de comer e chorar por mais, é um guloseima para os nossos olhos e em comparação com Dead Nation, Alienation sim, escalou a montanha e eleva-se com toda a sua glória como mais uma jóia da coroa da Housemarque. A implementação de componentes rpg, adicionaram a profundidade do jogo necessária não o tornando apenas em mais um. Housemarque está sem dúvida, de parabéns.

Botão Voltar ao Topo