Notícias

Vendas da Wii U e Amiibo descem, vendas da 3DS sobem

A Nintendo publicou o relatório financeiro para o período de seis meses que terminou a 30 de Setembro de 2016.

Os resultados mostram uma queda geral estimada de 33% nas vendas comparativamente ao mesmo período do ano passado. Isto traduz-se em 136,8 mil milhões de ienes comparado com 204,1 mil milhões de ienes no ano passado. A receita também teve uma queda aproximada de 33%.

A Nintendo teve um aumento nos lucros, passando de 11,4 mil milhões de ienes no ano passado para 38,2 mil milhões de ienes neste ano. No entanto, isto foi atribuído à venda da equipa de baseball Seattle Mariners que a companhia detinha.

Em termos de hardware, das 800.000 consolas Wii U enviadas para as lojas, apenas foram vendidas 560.000, significando uma queda de 53% comparativamente ao ano passado. A Nintendo refere que a razão para a quedas nas vendas se deveu à falta de títulos importantes este ano, ao contrário do ano passado onde foram lançados os jogos Splatoon e Super Mario Maker.

As figuras Amiibo também sofreram uma queda nas vendas, tendo atingido 3.8 milhões de unidades vendidas. A Nintendo atribui as culpas ao menor número de jogos que suportam as figuras. As cartas Amiibo também sofreram uma queda, tendo conseguido vender 1.7 milhões de unidades.

A Nintendo 3DS teve um aumento nas vendas de 19% comparativamente ao mesmo período do ano passado. Em parte, isto deveu-se ao Pokémon Go, que levou a um aumento da venda de títulos Pokémon para a 3DS e da própria consola, em particular fora do Japão.

Quanto a previsões, a companhia espera que os lançamentos de Pokémon Sun e Pokémon  Moon e Super Mario Maker tenham um efeito positivo nas vendas da 3DS. A Nintendo também salientou os lançamentos da Nintendo Classic Mini  e do jogo para iOS Super Mario Run.

Quanto à Nintendo Switch, Tatsumi Kimishima, presidente da Nintendo, disse que espera enviar para as lojas 2 milhões de unidades até ao final do ano fiscal, que termina a 31 de Março. A consola não será vendida em prejuízo e a companhia tem estado atenta ao que os consumidores esperam em termos de preço.

Botão Voltar ao Topo