Os melhores jogos de 2016

A poucos dias do fim do ano, a equipa responsável pelo Portal de jogos Zwame revela quais os seus videojogos preferidos de 2016.

Foi-nos colocado um desafio: escolher os 3 jogos favoritos de cada um, que foram lançados durante este ano, sem ordem de preferência, abreviando depois em poucas palavras o porquê dessa escolha.
Convidamos também os nossos leitores a participarem no Forum da Zwame e divulgarem do mesmo modo quais as suas escolhas.

Estão curiosos por saber quais foram as nossas escolhas? Então sem mais demora, conheçam os nossos favoritos:

As escolhas do Daimon:

Uncharted 4: A Thief’s End

Uncharted™ 4_ A Thief’s End_20160429173236Tal como nos anteriores títulos da franquia, Uncharted 4: A Thief’s End mantém um enorme padrão de qualidade. Este pode ser o capítulo final na história de personagens que conhecemos há 9 anos, mas é sem dúvida um final digno e respeitoso para com o legado deixado pelos títulos anteriores. Apesar de uma abordagem mais madura em termos narrativos, o jogo mantém o charme que tornou a serie conhecida e proporciona uma verdadeira conclusão. Visualmente fantástico, com uma jogabilidade melhorada e voice acting de topo, trata-se de um excelente jogo a todos os níveis e um dos melhores títulos disponíveis na PlayStation 4.

DOOM

DOOM_HellKnight_730x411Agressivo, brutal e visceral. DOOM apanhou-me completamente desprevenido com a sua qualidade, e certamente que não fui o único. O modo multiplayer pode ser um simples apêndice, mas a campanha singleplayer demonstra na totalidade o que é que DOOM representa. Com uma certa influência de Quake na mistura, DOOM é extremamente divertido e rápido, diria até que é reminiscente dos shooters de uma era passada. Movimento e habilidade são os pilares do design da jogabilidade, e o ritmo do combate beneficia enormemente com tamanha fluidez. Dominar a arena de combate enquanto a musica pesada e a guitarra estridente passa em background é algo simplesmente fantástico.

Ratchet and Clank

Ratchet and Clank 03 2016Este ano marcou o regresso de Ratchet and Clank. O “jogo baseado no filme baseado no jogo” mantém o espírito alegre e divertido característico da série, o que aliado a excelentes visuais e a controlos modernos, tornam o título numa experiência muito agradável. A frequência deste género de jogos é baixa, ainda para mais com tanta qualidade, como tal, Ratchet and Clank é um título que não deve ser deixado para trás e que merece toda a atenção.

As escolhas do Kenshi:

Gravity Rush Remastered

Gravity Rush Remastered sliderUm jogo marcante remasterizado directamente da consola portátil da Sony para a consola caseira. Uma aventura agora possível de vislumbrar no pequeno grande ecrã com toda a suavidade dos 60frames e maior resolução, com uma história cativante e devidamente elaborada, tornam Gravity Rush Remastered um jogo exemplar.

Valkyria Chronicles

Valkyria Chronicles_20151218093807É uma das gemas escondidas da caseira numero 3 da Sony. Uma aventura sem precedentes, repleta de emoções que conta com uma componente táctica extremamente forte, aliado a um design agradável semelhante aos melhores anime, tornam Valkyria Chronicles num título que merece sem dúvida, uma grande, grande ribalta.

Dishonored 2

Dishonored-2-05-16-7Dishonored 2 é uma das sequelas mais fieis em qualidade, em relação ao seu antecessor. Contando com uma evolução gráfica, com um design level e ambiente fenomenais, tornaram o numero dois num título, mais uma vez, extremamente forte dentro do género. A alma do primeiro manteve-se e as melhorias vieram como ouro sobre azul, proporcionando assim, mais uma vez, uma excelente experiência.

As escolhas do NuKER:

Uncharted 4

uncharted-4-ps4-2Pouco há a acrescentar a tudo de bom que já foi dito sobre Uncharted 4. Se é mesmo o fim das aventuras de Nathan Drake então a Naughty Dog encerrou esta viagem de modo fenomenal. Este jogo é uma das melhores experiências desta geração, com uma componente técnica invejável e uma narrativa que agarra o jogador durante toda a aventura. Obrigatório para quem tem uma Playstation 4.

Forza Horizon 3

Forza Horizon 3 screenO terceiro capítulo da série paralela ao Forza Motorsport consegue ser quase perfeito. É o jogo a que regresso constantemente, sem me fartar e sempre com um sorriso na cara. Obrigatório para quem gosta de jogos de automóveis, mas não procura uma experiência séria. Horizon 3 é divertido, louco, graficamente impressionante e com um mundo de jogo perfeito!

Titanfall 2

Titanfall 2 screenA minha escolha mais difícil, tenho ali o Overwatch a olhar para mim… A Respawn Entertainment meteu tudo aquilo que a comunidade pediu e foi mais longe: suporte garantido e conteúdo gratuito para todos os jogadores. É um jogo quase perfeito, a sequela das experiências mais divertidas que tive nesta geração. Não inovou imenso em relação ao primeiro, mas as adições que lhe foram feitas tornam a sua longevidade enorme e desta vez com uma das melhores campanhas que saíram nos últimos anos neste estilo de jogos.

As escolhas do Jack-O-Lantern:

Uncharted 4

uncharted-4-ps4-pro-1Com irrepreensível mestria técnica e a resistir ao eventual desgaste das sequelas com a introdução de alguns twists na história e elementos inovadores de jogabilidade na série, Uncharted 4 destacou-se pela grandiosidade, qualidade e homogeneidade marcantes, que tornam este jogo uma das referências incontornáveis nos lançamentos ocorridos em 2016.

Inside

INSIDE_02
Sendo um jogo com uma jogabilidade muito simples, Inside é, em si, um jogo bastante complexo, sombrio e despertador de curiosidades interpretativas sobre as ocorrências em que se envolve o nosso pequeno e frágil personagem, num cenário opressivo, onde os momentos de tensão são uma constante e que o tornam numa referencia de qualidade incontestável no panorama de jogos lançados em 2016.

The Last Guardian

the-last-guardian-screen-reviewDepois de um inesperado longo período de espera, ver The Last Guardian a tornar-se realidade foi emocionante, sendo este um sentimento ainda mais reforçado pela constatação de que este jogo consegue, na minha opinião, estar à altura das expetativas criadas, onde a dinâmica criada pela improvável aliança entre uma frágil criança e uma enorme criatura nos leva a viver uma intensa e memorável aventura que perdurará na nossa memória e nos fará sorrir durante muito tempo.

As escolhas do Hellfire:

Star Fox Zero

WiiU_StarfoxZero_Corneria2nd_00_TVUma escolha pouco comum imagino, Star Fox Zero é provavelmente o jogo que mais me prendeu e divertiu este ano. Masterizar os controlos revela um fantástico shooter possível apenas com o Gamepad da Wii U. Tanto pode ser uma rápida experiência arcade, um exercício de precisão ou uma sessão co-op local dificilmente replicável numa só consola. Focado tão fortemente à volta do conceito de uma consola que não teve sucesso comercial, Star Fox Zero segue o mesmo caminho de ser mais um tesouro ignorado.

Doom

DOOM july 2015 4Marte, exploração, demónios, muitas armas e motosserras, é nisto que se pensa quando se fala em Doom, mas a execução é tudo. E se há coisa que não falta no novo Doom são execuções, a id relembrou-se que para lá de encontrar cartões coloridos e portas secretas, é preciso um sistema de combate minuciosamente criado para ser versátil e frenético se se quiser fazer juz ao jogo original, o FPS mais influente de sempre por alguma razão.
Confesso que nem toquei no multiplayer, mas com um dos melhores modos single player num FPS em sabe-se lá quantos anos, nem preciso de jogar online para saber que adoro o jogo.

Pokémon Sun & Moon 

pokemon-sun-moon-bannerSim, no fundo é Pokémon como sempre foi, mas nunca nenhum jogo tinha capturado tão bem o sentimento de aventura que faz parte da série, isto para não falar na mudança de ares, na facilidade de utilização e na excelente nova geração de monstros. O melhor Pokémon até à data, mesmo no meio nesta segunda vaga da febre que nunca passou completamente.

SHARE THIS POST

  • Facebook
  • Twitter
  • Google Buzz
  • Reddit
  • Stumnleupon
  • Delicious
  • Digg
  • Technorati
Author: Bruno NuKER View all posts by
Gamer, Beta tester e jornalista nas horas vagas..

2 Comments on "Os melhores jogos de 2016"

  1. Soul 14 de Dezembro de 2016 às 15:36 - Reply

    What about Elder Scrolls V Skyrim Special Edition? This game has 13 wins and 16 nominations. One of the best games of all time.

    • sotil 23 de Dezembro de 2016 às 18:35 - Reply

      These games are choices made by the team, and reflect their individual preferences.

Leave A Response