Artigos

The Division: Tudo o que precisam de saber para fazer duas das melhores builds

The Division foi lançado em Março de 2016 e, embora a premissa seja interessante, a execução deixou a desejar. Tratava-se de um jogo de loot pouco recompensador, com poucas actividades PVE, e com um balancing geral medíocre. Estes problemas estiveram presentes durante uns bons meses, o que levou a que a comunidade fosse abandonando o jogo aos poucos.

Mas a Massive não desistiu e a actualização 1.4 marcou um ponto de viragem. Esta actualização foi o ponto de partida para adicionar actividades PVE e tornar The Division num jogo de loot recompensador. A actualização 1.5 lançada recentemente utiliza as fundações da versão 1.4 para melhorar ainda mais a progressão e mecânicas de jogo.

Se, tal como eu, regressaram a The Division após uma longa ausência ou se vão entrar agora neste mundo pela primeira vez, aqui fica a informação necessária para construírem duas das melhores builds actualmente disponíveis.

Alpa Bridge EAD

ab-actionEsta é uma das melhores e mais populares builds actualmente disponíveis em The Division, porque é uma build razoavelmente fácil de construir e bastante forte, mesmo sem estar totalmente optimizada.

Esta é uma build com um estilo de jogo tradicional, cuja premissa é simples: ter um valor alto de armor destruction para “derreter” rapidamente a defesa dos elites (inimigos de barra amarela). A build permite utilizar SMG, LMG e AR, mas esta em particular, focada para PVE, vai utilizar AR.

Equipamento

Alpha Bridge é um set interessante por aquilo que quatro peças permitem fazer. Se a arma primária e a arma secundária forem da mesma categoria, ambas ganham todos os talentos únicos activos. Por outras palavras, podem ter à vossa disposição uma arma com 6 talentos activos em simultâneo.

A build precisa de quatro peças do set Alpha Bridge, sendo que o Holster, Mask e Knee Pads são as peças fixas. As restantes podem variar conforme o que tiverem disponivel e variar combinações. Por exemplo, usar quatro peças do Alpha Bridge mais luvas high end com o perk Savage e backpack high end com o perk Specialized.

Idealmente, a melhor combinação é utilizar Holster, Mask, Knee Pads e Backpack Alpha Bridge, luvas com o perk Savage e o chest Barrett’s bulletproof vest. As peças de equipamento, para além de armor nos Major Atributes, deve ter Enemy Armor Destruction nos Minor Atributes. As gloves devem ter Critical Hit Chance, Critical Hit Damage e AR Damage ou Damage to Elites.

Em termos de estatísticas, uma peça deve ter roll para firearms e todas as outras para stamina. Todos os mods devem ser para firearms, excepto um que deve ser para electronics, e todos devem ter armor. Com esta combinação será possível utilizar os perks das armas. Os Performance Mods devem ser +% First Aid self heal, de forma a compensar o baixo Skill Power.

ab-statsArmas

A melhor combinação de Auto Rifles é a LVOA-C mais a FAMAS, sendo que a FAMAS apenas está presente pelos perks e não para ser utilizada. Podem encarar a FAMAS como um acessório para a build. A única arma que vão utilizar é a primária. Se não tiverem uma  LVOA-C decente, podem utilizar uma G36 ou uma ACR.

Sendo uma build virada para PVE, os talents activos nas auto rifles devem ser: Responsive, Brutal, Destructive, Predatory, Unforgiving e Uncomplicated. Esta combinação dará uma boa capacidade de fogo, ao mesmo tempo que oferece uma forma adicional de recuperação de vida.

Skills

Aqui não será usado nada de muito diferente do habitual. First Aid – Overdose, Pulse – Tactical Scanner e a signature skill Recovery Link. No que toca aos talents, Critical Save, Battle Budy, Triage e One is None são as apostas mais seguras.

Cuidados a ter

Esta é uma build tradicional de curta/média distância, e como tal, há que utilizar as covers e adaptar as habilidades conforme se está a jogar a solo ou em equipa. Para além disso, tendo em conta a enorme força e eficácia da build, existe grande probabilidade de haver excesso de confiança e um abrir portas para se arriscar demasiado nos confrontos.

Assault Defender

ad-actionO Ballistic Shield, em particular nos primeiros meses, apenas tinha como objectivo atrair os NPCs e absorver uma enorme quantidade de dano. Se por um lado isto ajudava o resto da equipa a preparar-se e a posicionar-se de forma estratégia, por outro, significava que era menos um elemento a dar dano, já que o uso do Ballistic Shield limita o uso da arma à sidearm. Mas agora, graças ao set D3-FNC, isso já não é assim.

Equipamento

A build só funciona com quatro peças do set D3-FNC, sendo que a Mask, Knee Pads e Holster são fixos. Tal como na build anterior, o resto das peças podem ser alteradas conforme aquilo que tiverem disponivel de momento.

Mas afinal, o que faz o set D3-FNC de especial? Quatro peças deste set permitem utilizar uma SMG ao mesmo tempo do Ballistic Shield, em troca de 0% Critical Hit Chance. Pode não parecer, mas mesmo com esta contrapartida, o ataque é bastante eficaz.

Idealmente, a melhor combinação é utilizar Holster, Mask, Knee Pads e Gloves do set D3-FNC, juntamente com um backpack high end com o perk Specialized e o chest Barrett’s bulletproof vest.

Em termos de estatísticas, é a mesma situação da build anterior. Uma peça deve ter roll para firearms e todas as outras para stamina. Todos os mods devem ser para firearms, excepto um que deve ser para electronics. Os mods também devem ter armor. Já os Performance Mods devem ter Shield Health ou Damage Resilience.

A Mask e o Knee Pad devem ter Enemy Armor Damage nos Minor Atributes, e o Holster, Backpack, Chest e Knee Pads devem ter Armor nos Major Atributes. As Gloves devem ter Critical Hit Damage, Damage to Elites e SMG Damage.

ad-statsArmas

No que toca a SMGs, têm duas opções: PP-19 se preferirem sustained damage, ou a MP5 se preferirem burst damage. É apenas uma questão de preferência, mas pessoalmente, acho que a PP-19 a melhor opção.

O uso da SMG, especialmente da PP-19, implica um menor alcance óptimo, um alcance que geralmente é de 16 metros, mas dada a resistência da build, muito raramente se sente falta de um maior alcance. Caso queiram ter um pouco mais de alcance efectivo, a MP5 é a melhor opção.
Os talents na SMG devem ser Responsive, Destructive e Brutal.

A arma secundária apenas será usada caso o shield se quebre, o que é apenas algo esporádico, como tal, podem utilizar uma AR tipo a G36 ou a LVOA-C ou uma LMG, tipo a Pakhan.

Skills

A build é bastante robusta em termos de defesa, portanto, não vão sentir falta do First Aid. Em vez disso, aconselho usarem a habilidade Pulse – Tactical Scanner. O Ballistic Shield deverá ter o mod Assault Shield. Apesar de este ser o mod com menos Health, é mais que suficiente para absorverem grandes quantidades de dano, e se minimamente bem utilizado, raramente vão ficar sem o shield.

Quanto aos talents, Critical Save para uma redução de damage após o consumo de um Medkit é recomendado, já que os Medkits e a signature skill Recovery Link serão as únicas fontes de cura. Os restantes talents devem ser On the Move, Precision e One is None.

Cuidados a ter

Esta build tem uma enorme capacidade defensiva, mas uma movimentação lenta causada pelo Ballistic Shield. Como tal, é muito importante ter atenção à movimentação e posicionamento dos inimigos, de forma a não se ser flanqueado.

banshee-statsActualmente existe uma boa variedade de builds capazes. Podem fazer builds com o set Firecrest mais viradas para crowd control, builds com o set Banshee dedicadas a PVP (como a imagem em cima demonstra) ou até builds apenas com equipamento high end, mas as duas builds referidas em detalhe neste artigo são muito fortes para qualquer tipo de actividade PVE no The Division. Boa sorte, e que o RNGesus esteja convosco.

Botão Voltar ao Topo