Análises

Deus Ex: Mankind Divided – A Criminal Past

Versão testada: PS4 Pro

A Criminal Past é o mais recente DLC para Deux EX Mankind Divided, e muito provavelmente, é também a última vez que veremos Adam Jensen durante uns tempos. Como tal, Criminal Past tem o objectivo de relembrar mais uma vez a liberdade oferecida pela série na execução dos objectivos. E como é que isso é feito? Bem, ao colocarem Jensen na prisão. A sério.

Criminal Past funciona quase como que uma história auto-contida. Jensen faz a sua primeira missão ao serviço da Task Force 29, em eventos que decorrem 9 meses antes de Makind Divided. Jensen é incumbido de se infiltrar como presidiário na prisão Pent House, uma prisão de alta segurança construída especificamente para criminosos aumentados mecanicamente. No entanto, como precaução, é-lhe implantado um chip que lhe retira todas as suas habilidades especiais. E até recuperar todas as suas capacidades, Jensen terá se adaptar às circunstâncias.

Basicamente, o principal objectivo de Jensen é localizar um outro operativo que também está infiltrado na prisão e recuperar informação útil que possa impedir um futuro ataque terrorista. Escusado será dizer que as coisas não correm como o esperado, e Jensen é forçado a ter cuidado redobrado na sua visita à prisão.

Algo que o DLC faz bem é a apresentação de um mapa sandbox com túneis, salas, caminhos pouco convencionais e alguma conversa à mistura para Jensen continuar o seu objectivo. Devido às limitações das habilidades de Jensen, existe um maior foco em stealth que anteriormente. Existem armas e podem usá-las se necessário, mas idealmente é aconselhável passar despercebido. Drones a voar, guardas em patrulha e camaras atentas ao que se passa, por isso, há que descobrir o melhor caminho a percorrer nestas áreas bem guardadas para continuarmos a aventura despercebidos.

Se a jogabilidade está bem realizada, a narrativa não tanto. A prisão em si, está cheia de conspirações e só com a devida exploração se vai perceber as motivações de todos. Afinal de contas, não seria um Deux Ex se alguém não escondesse alguma coisa. Mas Criminal Past não tem grande impacto em nada no jogo base nem oferece algo que realmente tenha impacto ou verdadeira importância. A duração anda à volta das 5 horas, caso explorem bem as áreas, mas facilmente conseguem acabar este DLC numa única sessão.

Criminal Past é uma dose concentrada de tudo o que havia de bom em Makind Divided, mas num novo e interessante cenário para Jensen explorar. A história deixa a desejar e as personagens são unidimensionais, mas ainda assim, é uma boa experiência que os fãs de Deux Ex certamente vão gostar.

 

Nota editorial: Foi-nos fornecida uma cópia deste jogo pela editora/distribuidora para efeitos de análise.

Veredito

Nota Final - 7.5

7.5

User Rating: Be the first one !
Botão Voltar ao Topo