Notícias

Especificações da próxima Xbox oficialmente reveladas

Tal como prometido, as especificações da próxima consola Xbox, também conhecida como Project Scorpio, foram oficialmente reveladas pelo Digital Foundry.

A nova consola da Microsoft vai mesmo ter uma capacidade máxima de 6 teraflops, tal como anunciado na E3 do ano passado. As especificações são as seguintes:

  • CPU – 8 núcleos x86 personalizados a 2.3GHz
  • GPU – 40 unidades computacionais personalizadas a 1172MHz
  • Memória – 12GB GDDR5
  • Largura de banda da memória – 326GB/s
  • Disco Rígido – 1TB 2.5
  • Drive óptica – 4K UHD Blu-ray

O CPU da Scorpio usa uma versão personalizada e melhorada da tecnologia Jaguar da AMD, a mesma encontrada na Xbox One original, PS4 e PS4 Pro. Os núcleos correm a 2.3GHZ, uma frequência maior que a PS4 Pro (2.1GHz) e Xbox One (1.75GHz). No entanto, mantém os 4MB L2 Cache.

O GPU, parcialmente baseado no chip Polaris, tem 40 unidades computacionais, face às 36 unidades computacionais da PS4 Pro. Neste aspecto, a principal melhoria está na velocidade destas unidades computacionais, pois na Scorpio vão atingir os 1172MHz, uma velocidade mais alta comparativamente aos 911MHz da PS4 Pro.

A consola vai ter 12GB de GDDR5 RAM, com uma largura de banda de 326GB/s, mas não vai fazer uso de GDDR5X. Dos 12GB, 8GB vão ser usados para jogos.

O artigo refere que todos os componentes foram ainda mais personalizados pela Microsoft, distanciando-se assim dos componentes normais para PC. A companhia referiu que foram feitas mais de 60 personalizações à pipeline do GPU para eliminar áreas que afectaram negativamente a performance dos jogos no passado.

Quanto a preços, nada ainda foi revelado, a não ser que a Scorpio será mais cara que a PS4 Pro. O Digital Foundry estima que a Scorpio vá ter um preço de €499, mais €100 que a PS4 Pro.

Botão Voltar ao Topo