Análises

Yooka-Laylee

Um platformer old-school para os fãs do género.

Versão testada: PS4 Pro

Bem-vindos aos bons e velhos tempos dos jogos de plataformas 3D, com mundos coloridos e enormes, com várias personagens para encontrar e montes de colecionáveis por descobrir.
De onde veio este jogo afinal? Resumidamente, uns quantos ex-criativos da Rare criaram um novo estúdio apelidado de Playtonic Games e criaram o seu primeiro jogo, que é bastante inspirado em Banjo Kazooie…

É atribuído ao jogador o controlo de um duo de personagens principais, constituído por um camaleão e um morcego. Ao longo do jogo é possível desbloquear novos movimentos e ataques especiais que fazem uso da combinação desta parelha ao bom estilo de…Banjo e Kazooie. Eu sei que me estou a repetir, mas se jogaram o clássico da Rare na Nintendo 64 vão encontrar aqui muitas semelhanças, seja nas personagens, nos sons, no ambiente, etc.
Á medida que vamos desbloqueando novos movimentos também conseguimos aceder a locais do mundo que anteriormente não conseguíamos. Juntando isto á exploração e procura de colecionáveis, é seguro dizer que temos aqui um jogo que vos vai durar muitas horas.

Os 5 mundos de jogo fascinaram-me por estarem recheados de cor, que é algo que tem estado ausente nos videojogos atuais onde a procura por gráficos cada vez mais realistas costuma apresentar mundos se jogo mais escuros e cinzentos. O seu design, apesar de bom não consegue surpreender, mas a possibilidade de podermos expandir os mundos e encontrar novos locais agradou-me imenso e serviu de “boost psicológico” para tentar encontrar cada vez mais items escondidos.
As personagens que vamos encontrando, apesar de engraçadas não me conseguiram cativar de maneira especial e facilmente me vou esquecer delas. Também sinto que o nosso duo principal não consegue ter o carisma de outras mascotes de jogos deste género e por certo não se vão tornar personagens memoráveis.

Para ser o mais correto possível com esta opnião, pois sou um aficionado de platformers 3D, tenho de admitir que Yooka Laylee é um jogo que tem vários problemas que o impedem de causar um impacto maior do que eu desejaria.
A deslocação dos personagens por vezes é errática e a movimentação da camera, que já foi melhorada numa atualização, é demasiado irritante pois parece ter vida própria e muitas vezes fica presa ou avança para posições que complicam o progresso em alguns locais.
Mas a maior falha é mesmo Yooka Laylee ser demasiado fiel ás suas origens. Numa altura em que já não se criavam jogos destes há alguns anos, a Playtonic Games podia ter explorado novas ideias e ir mais além daquilo que está presente no jogo. Basicamente Yooka Laylee pegou em tudo o que já existia e adaptou ao seu universo.

Não preciso de me alongar muito a escrever uma análise para este jogo, ou se é fã deste género adormecido ou não se é! Yooka Laylee é um bom jogo para os fãs e além disso pouco mais há a dizer.
Eu já sentia falta dos jogos deste género, para fugir ao habitual Shooter ou á típica aventura cinzenta e realista, e Yooka Laylee conseguiu sensibilizar-me que jogos deste género fazem falta nos dias de hoje. É um bom jogo de plataformas 3D á moda antiga, não é perfeito, mas tem todos os ingredientes que no passado agradavam aos fãs deste jogos. Recomendo para todas a idades!

Nota e
ditorial: Foi-nos fornecida uma cópia deste jogo pela editora/distribuidora para efeitos de análise. A Versão Nintendo Switch ainda não se encontrava disponível no momento em que esta análise foi publicada.

Veredito

Nota Final - 8

8

É um bom jogo de plataformas 3D á moda antiga, não é perfeito, mas tem todos os ingredientes que no passado agradavam aos fãs deste jogos.

User Rating: Be the first one !
Botão Voltar ao Topo