Análises

Dirt 4

Dirt 4 surge numa boa altura. Ainda está fresca na memória a recente edição do nosso Rally de Portugal, prova pontuável para o campeonato do Mundo de rallys e que acompanho religiosamente todos os anos.

Em 2016 com Dirt Rally, a Codemasters trazia até ás consolas um genuíno simulador de rallys, mais de uma década após o incrível Richard Burns Rally. Dirt Rally foi brilhantemente executado, finalmente um jogo de Rally a sério estava ao alcance de uma nova geração de jogadores. Foi o jogo a que sempre chamei “o Dark Souls dos Rallys” tal era a sua brutal penalização na jogabilidade sempre que cometíamos um erro.
Dirt Rally é sem dúvida excepcional, não me canso de o dizer, mas é um jogo inacessível mesmo para a maioria dos jogadores dedicados ou para os simples entusiastas.

Com Dirt 4 a Codemasters pretende trazer a experiência desta disciplina para uma audiência maior. Logo de início o jogador pode optar por uma experiência de controlo do carro mais Arcade ou então pela simulação. Essa escolha é quase como optar por duas estradas diferentes para chegar ao mesmo local, neste caso o local é a experiência de um jogo de Rallys.
O modo Arcade faz lembrar os anteriores Dirt 2 e 3, com os carros a serem facilmente controláveis e com níveis de aderência enormes. O modo simulação é muito similar ao controlo de Dirt Rally, onde a atenção tem de ser maior e a habilidade a conduzir é mesmo necessária.
Para sobreviverem a esta modalidade a Codemasters incluiu no jogo uma escola de condução virtual, DirtFish Rally School no estado de Washington, onde podem praticar e aprender métodos avançados de condução que são quase obrigatórios de serem assimilados. Além disso há ainda a opção “Joyride” com várias manobras e desafios para completarem.

Outra das grandes novidades presentes em Dirt 4 chama-se Your Stage. Neste modo o jogo constrói aleatoriamente novas classificativas sempre que jogamos. Basta escolher uma localização, a parte do dia, as condições meteorológicas e por fim ajustar o comprimento do percurso e a sua complexidade. Não é uma adição que vos vai permitir criar a classificativa que ambicionam, pois a maior parte das coisas é automática, mas é um modo que adiciona enorme valor á longevidade do jogo.

Neste momento o jogo conta com apenas 5 localizações: Austrália, Michigan, Espanha, Gales e Suécia. Além do modo Rally também estão presentes corridas no modo Landrush e Rallycross.
Em Landrush fazemos corridas em circuitos de terra contra outros carros, em circuitos de terra no deserto dos Estados Unidos e México.
O modo Rallycross regressou, já estava presente em Dirt Rally, trazendo agora a licença oficial da FIA e 5 dos seus circuitos. Entre esses circuitos está a “nossa” Pista Automóvel de Montalegre recriada com todos os seus pormenores e facilmente identificável por qualquer pessoa que já lá tenha estado ou assistido a uma prova do WRX realizada lá.

Dirt 4, como referi no início, pretende cativar uma audiência maior que Dirt Rally. Mesmo dentro dos dois modos de jogo, Arcade e Simulção, há mais opções e assistências a serem decisivas para a vossa performance. Temos controlo de tração, controlo de estabilidade, travagem assistida, caixa de velocidades com ou sem embraiagem, sequencial ou em H….etc.
O modo carreira começa também com carros mais lentos e com menor potência, com desafios que facilmente são superados e correndo para outras equipas até juntarem verbas para terem a vossa própria estrutura. Com a vossa própria equipa podem escolher até os engenheiros que querem a assistir-vos durante as provas de Rally.

Infelizmente não pude testar o jogo com um volante mas a boa notícia é que, ao contrário de Dirt Rally, Dirt 4 joga-se bem com comando mesmo no modo simulação. A jogabilidade está mais eficaz para o uso de comando e torna-se mais recompensador jogar em modo simulação.
Notam-se pequenas melhorias na condução dos carros ao nível da sua suspensão e esse comportamento é imediatamente perceptível por quem vem de Dirt Rally.

Com uma diversidade de locais e de carros algo generosa, várias opções de controlo e com tudo o que Dirt 4 contém no seu interior deveria ser fácil atribuir-lhe uma nota máxima, mas não consigo. Dirt Rally estragou-me um pouco a experiência que tenho agora com Dirt 4.
O ambiente de jogo e as classificativas presentes em Dirt Rally são bastante melhores, memoráveis e mais realistas que as presentes neste jogo. Michigan é um local que não faz sentido estar neste jogo, com classificativas que parecem ter sido feitas á pressa no editor de jogo. Sim, eu sei que a maior parte das classificativas de Dirt Rally vieram do mundo real, então porque não fizeram o mesmo com Dirt 4?
Um ponto que pessoalmente não gostei, e sei que vou ser crucificado por isso, o regresso de Nicky Grist. Apesar de ter esboçado um sorriso quando comecei a ouvir a sua voz a cantar as notas pela minha jornada fora, não posso ficar indiferente á falta de entusiamo provável durante a gravação das mesmas. Em Dirt Rally o nosso navegador parecia estar mesmo sentado ao nosso lado a ditar as notas.

Dirt 4 é por agora o jogo de Rally definitivo dos últimos anos, com melhorias substanciais para abranger um maior número de jogadores. Peca apenas por uma realização algo pobre mas que é facilmente superada pelos momentos em que estamos a conduzir, em qualquer uma das suas modalidades, e isso é o que realmente interessa.

Nota editorial: Foi-nos fornecida uma cópia deste jogo pela editora/distribuidora para efeitos de análise.
Versão testada: PS4 Pro.

Veredito

Nota Final - 8

8

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