Análises

RPG Maker Fes

Se achas que a tua longa carreira a jogar JRPGs te habilitou a fazer um, RPG Maker Fes para a 3DS é a ferramenta ideal para te pores à prova.
Sendo uma versão mais despida do conhecido RPG Maker para o PC, Fes é mesmo assim surpreendentemente capaz.

O primeiro impacto não é o melhor, a interface não é minimamente apelativa e não há qualquer tipo de guias ou exemplos. Cabe ao utilizador, perdão, ao criador, aventurar-se pelos menus e opções para aprender a utilizar RPG Maker Fes.
Apesar de tudo, a generalidade das funções são razoavelmente intuitivas, a criação dos elementos individuais está devidamente compartimentalizada e percebe-se bem com alguma experimentação.

Ao querer colocar, por exemplo, personagens ou itens num cenário pré-feito como uma masmorra, vê-se que é preciso criá-los, mudar para o menu de criação correspondente é fácil e rápido, não custa nada ir criando os elementos que queremos à medida que é necessário.
Algumas partes da interface precisavam de umas melhorias, mais filtros e ferramentas de pesquisa eram bem-vindos, mas com o ecrã táctil e o segundo ecrã, a navegação é fácil tendo em conta a pouca área de imagem disponível.

O número de opções de customização é bastante extensivo, não vais poder criar nada que saia muito do molde clássico de um Role Playing Game Japonês, mas ainda dá para flectir os músculos da imaginação. Podes decidir como as estatísticas das personagens evoluem, criar classes, inimigos, equipamento e muitas outras coisas, os pormenores e mecânicas habituais do género estão ao teu dispor.

Especialmente interessante é a criação de eventos, quer seja algo tão simples como accionar um efeito sonoro ao passar num certo local ou um sistema que tenha em mente as nossas escolhas e acções para mudar o desenlace do jogo, há imensa liberdade de escolha para criar uma aventura ao nosso gosto.

Se há bastantes opções, a escolha de assets como ícones ou sprites para as personagens é bastante limitada, mesmo com alguns pacotes grátis (e infelizmente alguns pagos) já disponíveis para download. Como não podemos desenhar estes elementos, inevitavelmente vai ser preciso repeti-los e os jogos vão ser visualmente muito parecidos uns com os outros.

Falando de partilha, qualquer pessoa com 3DS pode jogar de graça as criações que puseres online, basta ir à eShop e fazer o download do RPG Maker Player para ter uma panóplia de RPGs grátis à mão de semear. Uma excelente maneira de dar visibilidade às criações da comunidade.

A parte mais difícil é a ligação dos elementos individuais para criar o jogo final, é um processo um bocado obtuso que pode ser frustrante, aqui sente-se bem a falta de tutoriais e ajudas.

RPG Maker Fes não tem a personalidade ou facilidade de utilização de Mario Maker, mas com um bocado de insistência e imaginação, é uma ferramenta portátil bem robusta. Quem sabe, se calhar vais criar na 3DS o próximo grande clássico do género

 

Nota editorial: Foi-nos fornecida uma cópia deste jogo pela NIS America para efeitos de análise.

Nota Final - 7.5

7.5

User Rating: Be the first one !
Botão Voltar ao Topo