Análises

Patapon Remastered

Versão testada: Playstation 4 Pro

Pelos vistos, para a Sony, este ano é a época dos Remasters da velhinha PSP. Após o LocoRoco Remastered, eis que surge o Patapon Remastered. Ora bem, o Patapon Remastered enquadra-se no género de ritmo e música (com uma pitada de RPG), ou seja, para realizarmos certas ordens aos Patapons, temos de estar atentos à musica e ao ritmo e introduzir sequências específicas. Mas isso, explicarei mais abaixo.

Os Patapons são uma tribo que sofreu imensos danos e que foram maltratados pela tribo Zigoton (com olhos vermelhos e pretos), tendo esta alcançado a Patapole Palace. O jogador fica no papel de um deus, aka “Almighty” ou “Kami”, e usa as sacred war drums (Pata, Pon, Chaka e Don) para guiar os Patapons até à terra que perderam para os Zigoton.

Durante o menu, temos várias coisas, desde um graveyard (uma árvore que tem um formato de um coração), que no qual podemos ressuscitar os nossos membros que perderam a vida na última missão ou trazer novos membros (dependendo dos materiais e dos ka-ching’s, aka, preço), um inventário, mini-jogos (que no total são 5) e um sítio onde podemos seleccionar as missões. Existem três tipos de missões: Caça, que tem como função caçar os animais e se formos bem sucedidos, ganhamos ka-ching’s, objectos ou comida; Boss (que é representado com um olho de Dragão) e as luta contra os Zigoton’s (que tem uma espada como símbolo).

Durante o Patapon World Map, as missões apresentam também o seu estado de tempo, normal ou chuvas, este último muito útil durante as missões de caça. Após seleccionarmos a missão, somos apresentados com um menu onde preparamos a equipa, os tipos de Patapon, as posições, as armas e os objectos milagrosos. Existem bastantes tipos de Patapon. Por exemplo, Hatapon é aquele que transporta a bandeira dos Patapons, e está sempre presente em todas as missões e, mais importante que tudo, nunca pode morrer durante uma missão, caso contrário, o jogador perde logo a missão. Os Tatepons são Patapons com machados ou espadas e com escudos, falando neste último, quando passam para o defend mode, os escudos servem para tentar proteger os nossos companheiros e os Tatepon’s recebem danos reduzidos. Os Yumipons são Patapons arqueiros e os Yaripons são Patapons com arpões.

Como disse em cima, para dar certas ordens aos Patapons, temos de seguir o ritmo e a música, e introduzir certas sequências de botões, como por exemplo, Pata Pata Pata Pon, que se traduz para quadrado + quadrado + quadrado + círculo. Para seguir em frente, Pon Pon Pata Pon, que é círculo + círculo + quadrado + círculo, enquanto que para atacar o inimigo é Chaka Chaka Pata Pon, ou seja, triângulo + triângulo + quadrado + círculo. Também é possível invocar rituais para ajudar na progressão pelas áreas como, por exemplo, invocar chuva para atravessar areias ardentes, ou ventos a nosso favor durante as missões, algo muito útil contra os Zigotons. Se o jogador se enganar durante uma sequência, os Patapons irão reclamar. Tanto como a sequência de defender, dodge e a do lay down and charge power, só podem ser obtidos nas missões dos bosses.

Quando o jogador faz sequências seguidas sincronizadas, é apresentado no canto superior esquerdo “X Combo” e quando o jogador faz 10 combos ou menos que isso, isto é, se conseguir fazer 3 sequências perfeitas, os Patapons entram no estado Fever, sendo que, estando nesse modo, os ataques e as defesas dos Patapons aumentam. Assim, cada Yumipon consegue disparar 3 flechas seguidas num par de milésimos, os Yaripons saltam e atiram os arpões para lugares mais distantes, os Tatepons quando passam para a defesa, os escudos deles crescem, aumenta a probabilidade de defender os 2 restante tipos de Patapons e o dano que recebem é ainda mais reduzido. Se o jogador se enganar numa sequência durante o modo Fever, pura e simplesmente o Fever desaparece e voltamos ao normal.

Durante as missões contra os Zigoton’s, para além de termos que matar esses indivíduos com os olhos avermelhados e pretos, ao logo do caminho também temos destruir os obstáculos. Após termos feito isso, ganhamos armas, escudos ou potions, que restabelece a barra de vida de todos os tipos de Patapons que estão em missão. As missões, excepto as dos bosses, terminam quando chegamos ao poste vermelho. Após isso, é nos apresentado o resultado, como o tempo demorado e quantas ka-ching’s apanhadas, entre outras coisas. Nos níveis contra os inimigos gigantes, os bosses são variados, incluindo Dragões, Minhocas, Golems e Caranguejos, e requerem sempre atenção às movimentações, quando é que devemos atacar, quando é que devemos defender e quando é que devemos desviar.

Patapon Remastered tem 5 mini-jogos, que são obtidos durante as missões de caça, através de um ser vivo especial. No Pan the Pakapons temos que ajudar uma árvore falante a sacudir ramos partidos e folhas que estão a fazer-lhe comichão na sua “cabeça”, e para conseguirmos fazer isso, temos que fazer os mesmos sons e o mesmo ritmo que a árvore falante faz, utilizando apenas o botão círculo. Outro exemplo, no Kon Kimpon, temos que jogar, entreter e produzir sons maravilhosos para o miúdo-montanha. Em qualquer mini-jogo, se tivermos sucesso, ganhamos uma recompensa.

Digo-vos já que o jogo é um Remastered, logo, só há melhorias gráficas em relação ao original. E não se preocupem, apesar do jogo ser algo repetitivo e de ser um bocado complicado ao início para entender o ritmo e as batidas, não deixa de ser divertido, já para não falar que é extremamente inovador. As missões são desafiantes, principalmente contra os bosses, e tirando numa ou noutra missão, há margem para erros. A banda sonora é excelente, e as músicas ficam mesmo no nosso ouvido e na nossa cabeça. E verdade seja dita, os Pataton cantam melhor que certos cantores. Para quem gosta de jogos inovadores e de jogos com este tipo de género (ritmo e música), Patapon Remastered é mais do que recomendado.

Nota editorial: Foi-nos fornecida uma cópia deste jogo pela PlayStation para efeitos de análise.

Nota Final - 9

9

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ver Também

Close
Close