Notícias

Onde está a nossa análise à Xbox One X?

Onde está a nossa análise à Xbox One X? Bem, em lado nenhum. Na próxima terça-feira, dia 7 de Novembro, a Microsoft vai lançar a Xbox One X no mercado, mas infelizmente, não vamos ter nenhum artigo pronto para informar os nossos leitores sobre as capacidades desta nova consola. E aqueles que nos seguem, seja através do fórum, do Portal ou das redes sociais, merecem uma explicação.

Em finais de 2015 aconteceram algumas mudanças na Microsoft Portugal no que toca à gestão da marca Xbox e da consola no nosso país. Estas mudanças tornaram extremamente complicado manter aberta a linha de contacto entre a ZWAME e a Microsoft Portugal. Ao longo dos últimos meses, tentámos por diversas vezes abrir uma linha de diálogo com a Microsoft Portugal, de forma a conseguirmos ter acesso ao novo hardware para analisarmos antes do lançamento. Escusado será dizer que não tivemos sucesso.

Nenhuma marca é obrigada a enviar os seus produtos aos sites para análise, mas ao fazerem isso, as marcas estão efectivamente a promover os seus produtos, e os meios de comunicação têm material para trabalhar. Nenhum site tem orçamento para adquirir todos os novos produtos que chegam ao mercado. É irrealista pensar isso. E é aqui que as marcas entram ao facilitarem o acesso a novo software e hardware. No final, todos saem a ganhar. E tendo em conta que é isso que as duas plataformas concorrentes fazem em Portugal, é incompreensível que a Microsoft Portugal esteja estão fechada a ponto de impossibilitar o teste a uma nova consola.

É uma situação lamentável, porque todos nós na equipa do Portal ZWAME gostamos de jogos e queremos que este meio de entretenimento em Portugal esteja de boa saúde. Mas para isso é preciso que os fabricantes de consolas apostem no nosso país. Duas marcas fazem isso, mas a Microsoft Portugal não. Talvez venhamos a ter um artigo pronto daqui a algumas semanas com as nossas impressões, mas nessa altura já não terá o mesmo peso que teria agora.

Artigos Relacionados

9 thoughts on “Onde está a nossa análise à Xbox One X?”

  1. Acho que ninguém dava por nada caso não houvesse uma analise da Xbox one X da vossa parte….

    Existem N analises na net e nenhum site têm que ter analises a tudo! Pior é a explicação que o Zwame apresenta lol! Explicar que não fazem analise porque a Microsoft não vos deu uma consola é absurdo…

    Estão a usar o vosso poderio editorial de forma a dar má imagem de uma empresa só porque não vos ofereceu ou emprestou uma consola para testarem e provavelmente para “continuarem a testar indefinidamente”

    Só dá quem quer e vocês amuaram com isso o que é muito pouco profissional e extremamente tendencioso! Para mim é vergonhosa a vossa explicação! Podem não publicar o meu comment mas é a minha opinião!

    Obrigado

    1. “Explicar que não fazem analise porque a Microsoft não vos deu uma consola é absurdo”

      Absurdo é conseguir fazer uma análise a algo que não temos.

      Em todo o caso, acho que não percebeste bem a mensagem. Não se trata especificamente da Xbox One X, mas sim de algo que já acontece há dois anos. Por alguma razão costumamos ter reviews a jogos PlayStation e Nintendo, mas raramente temos a jogos ou a hardware Xbox. E ao contrário da Sony e Nintendo, a Microsoft não faz sessões de experimentação, como tal, nem uma simples antevisão os sites conseguem fazer.

      Além disso, se fores ver outros sites nacionais, vais ver que nenhum recebeu uma Xbox One X. Não se trata de a “ZWAME ter sido excluída”. A Microsoft Portugal, como tem sido hábito há um par de anos, e em sentido contrário às marcas concorrentes, simplesmente não quer saber do nosso país e dificulta imenso o acesso aos seus produtos por parte dos sites. Sim, sites, plural.

      Por fim, estás a queixar-te à entidade errada. Não estamos a passar “uma má imagem de uma empresa”, mas sim a relatar o comportamento dessa mesma empresa no nosso país. Se efectivamente achas que há algo de errado, então, tens é de te dirigir à Microsoft Portugal. Pode ser que isso faça com que a empresa invista mais no nosso país e se torne um pouco mais receptiva.

  2. Eu dei a minha opinião… a resposta do autor do artigo demonstra o seu profissionalismo e capacidade de encaixe para aceitar uma critica.

    Estou a perceber que a publicação sanciona empresas ou pelo menos foca de forma tendenciosa quando não lhe atribuem produtos para testar…?

    Eu estou a comentar e não a queixar-me! Comentei um artigo que simplesmente não deveria existir e apenas funcionou como difusor critica por não terem recebido uma consola de teste do fornecedor A quando recebem do B e C.

    Pergunto-me como é possivel um site da referência do zwame com um artigo destes e com um comentário resposta que acaba por me incitar a ir à microsoft para supostamente os convencer a investir mais no nosso pais = dar um consola de teste à zwame!

    Acho que devem ponderar bem o tipo de jornalismo que fazem e as respostas que dão aos leitores…

    1. O artigo não só deveria de existir, como talvez devesse ter sido publicado há mais tempo.

      Nós não recebemos todos os produtos das outras marcas e editoras. Alguma vez viu algum tipo de crítica a esse respeito? Não. Não, porque as outras plataformas apostam no nosso país.

      Volto a repetir, não se trata puramente da Xbox One X nem da ZWAME. Trata-se sim da ineptidão da Microsoft Portugal em promover a marca Xbox em Portugal, coisa que já acontece há um par de anos.

  3. Se escrevessem algo do genero:

    Infelizmente não conseguimos obter ainda uma consola xbox one X.

    Os nossos leitores irão conhecer a nossa analise mas apenas dentro de algumas semanas. etc

    Poderiam referir a falta de alguns apoios a nivel de equipamentos para teste o que em Portugal é compreensivel… pois não estamos nos EUA ou UK.

    Eu sei que a site requer um esforço pessoal grande mas atenção à ética jornalistica e imparcialidade!

    É inaceitavel vir responder torto a um leitor que mesmo que este faça uma critica forte ao artigo que leu! Os bons profissionais pautam-se por isso!

    1. Mais aí estaríamos a mentir e a ser parciais. Não se trata de “falta de alguns apoios”, mas sim, completa falta de apoio.

      Mas não vou insistir mais. Aqui eu digo o que se passa de outra forma.
      https://forum.zwame.pt/threads/xbox-one-x-topico-oficial-7-de-novembro-2017.957204/page-236#post-14969946

      ———–

      “É inaceitavel vir responder torto a um leitor que mesmo que este faça uma critica forte ao artigo que leu! ”

      Responder torto? Onde?

  4. Eu percebo o vosso ponto do vista mas temos de ser realistas, em portugal é só fan boys sony com lavagem cerebral que nada percebem de especificações.. A xbox tem de optar em entregar as suas consolas nos locais que mais vendas lhes possa dar e ai Portugal está longe de fazer parte disso..

    Já para não dizer que em portugal praticamente todos os sites como o vosso só usam a palavra xbox quando é para comparar com a sony e tentar mandar a xbox abaixo…

    Sem dúvida seria uma perda de tempo a xbox investir em Portugal..

    O problema é que hoje em dia as consolas são usadas para o multiplayer e praticamente todos têm playstation, logo trocar para xbox seria ficar sem poder jogar com os amigos e é por isso que a SONY não quer de forma alguma permitir ligação entre as duas plataformas, pois não fosse isso já muita gente teria feito a mudança.

    Agora que a xbox one X é de longe a melhor consola de sempre e deixa a PS4 PRO para traz só quem não percebe nada do assunto pode dizer que é mentira.

    Eu tenho imensa pena de não poder trocar para a ONE X mas lá está, todos os meus amigos têm sony e ai ficava sem poder jogar com eles

  5. Daimon estás bastante enganado, sigo diversos sites nacionais, além do vosso. Posso dizer que por exemplo o Salão de Jogos colocou o unboxing da consola no fim de semana antes do lançamento da consola.
    https://www.facebook.com/osalaodejogos/videos/1062977047172711/
    A Eurogamer que também fez um post a chorar como vocês, também fez o unboxing da consola no dia de lançamento.
    Acredito que seja difícil fazer unboxings ou análises sem receber o material, mas será que falar mal da MS por não receberem a consola é a maneira correcta? Não me parece…

  6. Pessoalmente não vejo mal nenhum na forma como o artigo foi escrito. Foram apresentados factos, cada um retira as conclusões que quiser. Acho que é natural existir a comparação entre a Sony e a MS, já que são as duas maiores empresas produtoras e comercializadoras de consolas no nosso país, e a conclusão, embora possa ser considerada pessoal, é óbvia.
    Na minha opinião a intervenção do Rafael foi totalmente desproporcionada, pois retirou conclusões erradas do artigo, vendo nele uma cabala contra a MS e um claro e gratuito favorecimento da Sony em detrimento da MS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close