Notícias

Bélgica declara que Loot Boxes são apostas

Depois de ter iniciado na semana passada uma investigação às loot boxes nos videojogos, a Bélgica concluiu que se tratam de apostas, semelhante ao que encontramos nos casinos e jogos de azar.

A comissão belga dedicada aos videojogos determinou que “a mistura de dinheiro e vício é considerada jogos de azar”. Koen Geens, Ministro de Justiça da Bélgica, disse ao VTM Nieuws que “misturar jogos de azar e videojogos, especialmente em idades jovens, é perigoso para a saúde mental da criança”. Por esta razão, Goeens pretende levar o debate à comissão europeia com o intuito de proibir as loot boxes na Europa.

Mas a Bélgica não é a única a lutar contra as loot boxes. O Estado do Havaí anunciou que vai tomar medidas para combater o “comportamento predatório” das editoras de videojogos, tendo dado particular ênfase à Electronic Arts e à inclusão de loot boxes em Star Wars Battlefront 2. Um Estado apenas não deverá significar muito no esquema geral das coisas, mas se Chris Lee conseguir o apoio de outros Estados, a situação poderá tornar-se mais séria.

A proposta de Lee veria a introdução de legislação no Havaí que proibiria a venda de jogos com loot boxes a menores, fazendo assim com que “estes problemas fossem resolvidos antes que se tornassem a norma em todos os jogos”.

A polémica das microtransações com loot boxes já vem de alguns meses atrás graças a Forza Motorsport 7 e Middle-Earth: Shadow of War, mas atingiu o auge nas últimas duas semanas com Star Wars Battlefront 2. As loot boxes não são uma novidade nos videojogos, mas têm sido cada vez mais frequentes e têm usado formas cada vez mais predatórias. O sistema escolhido pela EA para figurar em Star Wars Battlefront 2 passou de tal forma a linha do minimamente aceitável, que a companhia conseguiu chamar a atenção dos sites mainstream e dos próprios governos para as loot boxes.

Botão Voltar ao Topo