Notícias

Kaz Hirai vai deixar o cargo de CEO da Sony

A Sony anunciou que Kaz Hirai vai deixar de ser o Presidente e CEO da companhia no dia 1 de Abril. Contudo, não vai abandonar por completo os quadros da gigante nipónica, passando a desempenhar os cargos de Director e Chairman a partir desta data. O substituto de Hirai vai ser Kenichiro Yoshida, o actual Director Financeiro.

Hirai deixa a Sony numa boa forma financeira, tendo conseguido recuper a saúde financeira da companhia após várias perdas ligadas às fracas vendas de dispositivos móveis e televisões. O modelo de negócio da PlayStation continua a trazer lucro para a companhia, graças à PlayStation 4 ser o líder de vendas de consolas e às receitas obtidas com as vendas de jogos.

Em baixo, podem ler a declaração completa de Hirai:

Desde a minha nomeação como presidente e CEO em Abril de 2012, tenho afirmado que a minha missão é assegurar que a Sony continua a ser uma empresa que dá aos clientes Kando – movê-los emocionalmente – e inspirar e preencher a sua curiosidade

Para este fim, dediquei-me a transformar a companhia e a melhorar a sua rentabilidade, e estou muito orgulhoso que, no terceiro e ano final do nosso plano actual corporativo de médio alcance, estejamos à espera de exceder os nossos alvos financeiros.

Há medida que a empresa se aproxima de uma encruzilhada crucial, quando embarcarmos num novo plano de médio alcance, considero que este é o momento ideal para passar a chefia para a nova gestão, para o futuro da Sony, e também para eu embarcar num novo capítulo da minha vida.

O meu sucessor, Kenichiro Yoshida, apoiou-me desde o seu regresso à Sony em Dezembro de 2013, tendo contribuído imenso para além seu mandato como CFO e tendo agido como um confidente e parceiro de negócios valioso, enquanto abraçávamos o desafio de transformar a Sony juntos. O Sr. Yoshida combina uma mentalidade profundamente estratégica com uma determinação implacável para alcançar metas definidas, e a capacidade de assumir um ponto de vista global.

Acredito que ele possui a amplitude necessária de experiência e perspectiva, bem como as qualidades inabaláveis requeridas para gerir os vastos negócios da Sony, e como tal é a pessoa ideal para conduzir a companhia no futuro. Como Chairman, vou, como é óbvio, oferecer o meu apoio ao Sr. Yoshida e à nova equipa de gestão, e fazer tudo ao meu alcance para facilitar uma transição suave para assegurar o seu sucesso no futuro.

 

Botão Voltar ao Topo