Análises

Rick and Morty: Virtual Rick-ality

Versão testada: PlayStation VR (com a PlayStation 4 Pro)

Antes de mais, tenho de admitir algo que é capaz de chocar algumas pessoas: eu nunca vi um episódio da série Rick and Morty. Não é que não goste do estilo de animação ou do tema, mas simplesmente nunca calhou. Contudo, estou bem ciente da sua popularidade, especialmente nos Estados Unidos, das suas piadas internas e do seu impacto na vida social. Tirado isto do caminho, é hora de ir ao que interessa. Rick and Morty: Virtual Rick-ality foi lançado em Abril do ano passado para o Oculus Rift e HTC Vive, mas só recentemente chegou ao PlayStation VR, versão que tive oportunidade de testar.

Nós desempenhamos o papel de um clone de Morty, cujo objectivo é realizar tarefas algo mundanas. Desenvolvido pela Owlchemy Labs, Rick and Morty: Virtual Rick-ality vai buscar alguns elementos de outro título deste estúdio, Job Simulator, especialmente na forma controlamos os objectos e como somos representados dentro do jogo. Ocasionalmente viajamos a outros locais, mas a maior parte dos puzzles é feito ao juntar diferentes objectos na garagem e a completar tarefas que Rick e o verdadeiro Morty provavelmente não teriam grande interesse em fazer. Com o desenrolar do jogo, os puzzles tornam-se um pouco mais desafiantes, o que é um ponto positivo.

Como não sigo a série, tinha esperança que este jogo conseguisse puxar-me para este mundo e mostrar as verdadeiras aventuras de Rick e Morty mas tal não foi caso. Em termos artisticos, o jogo é fiél ao estilo cartoon da série e tem uma boa dose de humor, um humor estranhamente divertido, confesso. Mas ao mesmo tempo, nós nunca acompanhamos Rick e Morty numa das suas grandes aventuras. É quase como se fossemos um estagiário designado para desempenhar trabalhos menores, e neste aspecto, foi uma oportunidade perdida para fazer algo mais interessante.

Apesar de ter saído um ano mais tarde que a versão PC, a versão para o PlayStation VR não está ausente de problemas. Infelizmente, e suponho que tenha a ver com limitações relacionadas com o ângulo de visão da PS Camera, aconteceu ocasionalmente a câmara deixar de seguir alguns movimentos meus quando tentava apanhar algum objecto do chão, obrigando-me a ajustar o posicionamento da PS Camera. Estes problemas não foram muito frustrantes nem algo que tenha estragado a experiência, mas foram chatos quando aconteceram.

Com cerca de duas horas de duração, Rick and Morty: Virtual Rick-ality é uma experiência concisa e divertida dedicada aos fãs da série, que conta inclusive com a participação do elenco de actores de Rick and Morty. Apesar de ser limitado e de ter alguns problemas de tracking, diverti-me a jogar este título e admito que me deixou mais interessado em começar a ver a série. Ainda assim, diria que este título é dedicado puramente aos fãs de Rick and Morty; aliás, a licença oficial é o principal ponto de destaque.

Nota editorial: Cópia fornecida pela editora para efeitos de análise.

Veredito

Nota Final - 7

7

Rick and Morty: Virtual Rick-ality é um título de Realidade Virtual divertido, especialmente dirigido aos fãs da série, mas sofre de alguns problemas de tracking e não tem muita longevidade.

User Rating: Be the first one !
Botão Voltar ao Topo