Análises

Football Manager 2019

Tentar ser um treinador de topo não é fácil...

Versão testada: PC

Mais um ano, mais um Football Manager trazido pela Sports Interactive. Esta série já vem desde 2005 e, como tal, os fans devem estar ansiosos para saber quais são as pequenas novidades desta nova versão. Assinar por um clube qualquer como treinador, definir tácticas e treinos, fazer contratações e levar o clube o mais longe possível nas competições nacionais e internacionais são coisas que fazem parte do dia-a-dia em Football Manager.

Mas vamos directamente às principais novidades deste Football Manager 2019. Agora temos umas sessões de treinos mais realista e detalhadas. Cada dia tem dois ou três sessões de treinos que podem ser dedicadas às tácticas de jogo, movimento atacante ou defensivo, ou coisas mais gerais. Por outras palavras, aquilo que bem entendermos. Pode ser um bocado chato ao início estarmos a alterar X treino no dia X, mas é uma funcionalidade muito boa.

As tácticas também foram mudadas… e para melhor. As movimentações com ou sem bola estão de volta. Agora podemos alterar mais profundamente as nossas tácticas e existem imensas opções para o jogador escolher e formar o tipo de jogo que quer. Tiki-taka à Barcelona, autocarro à lá José Mourinho ou o Gegenpressing do Jürgen Klopp. Sim, ao início é natural que seja complicado definir uma táctica com pés e cabeça, especialmente para os que são novos na série Football Manager, mas isso faz parte da ementa, o que torna as coisas mais gratificantes. De salientar que a 1ª Divisão Alemã (Bundesliga) e a 2ª Divisão Alemã (Bundesliga 2) têm pela primeira vez as equipas, equipamentos e jogadores licenciados.

Football Manager 2019 também adicionou o VAR (Vídeo-árbitro), o que nos permite ver os fora-de-jogo marcados. Mas nem tudo são rosas nesta nova versão, porque Transferências mais Football Manager são duas palavras que não combinam. Infelizmente, já é um problema comum na série Football Manager. Continua a fazer zero sentido clubes a pedirem mais de 100 milhões de euros por um jogador jovem desconhecido.

Visualmente, os jogos Football Manager nunca foram apelativos (nem nunca foi o objectivo deles), mas isso é porque os produtores sempre quiseram fazer com que a série Football Manager fosse um jogo leve. Porém, o 3D Match Engine recebeu melhoramentos, principalmente com as físicas da bola. Como pontos negativos ficam o mercado de transferências, pela quantidade de lesões um bocado exageradas e as conferências de impressa algo genéricas e repetitivas. Como pontos positivos, as sessões de treinos, a remodelação das tácticas e o 3D Match Engine. No final, Football Manager 2019 acaba por ser uma boa melhoria em relação à versão do ano passado.

Nota editorial: Cópia fornecida pela editora para efeitos de análise.

Veredito

Nota Final - 8

8

Football Manager 2019 recebeu algumas modificações para melhor e é recomendado para os fãs da série.

User Rating: Be the first one !
Close
Close