Artigos

PlayStation Classic: O Primeiro Contacto

Finalmente tivemos o primeiro contacto com a PlayStation Classic, a consola em miniatura da Sony inspirada na original PlayStation. O local escolhido pela PlayStation para a sessão de experimentação tem o nome Nostálgica, em Linda a Velha. No meio do “Museu” estava a tão esperada consola retro.

A PlayStation Classic tem uma agradável panóplia de títulos, mais concretamente 20, entre os quais sublinho o fantástico Tekken 3, que me fez lembrar os bons velhos tempos. Apesar de nomes fortes como Metal Gear Solid, Twisted Metal, Siphon Filter, Destruction Derby e GTA, faltam alguns títulos indispensáveis (pelo menos para mim). Falo de nomes como Crash, Medieval ou Wipeout. Tenho pena que estes jogos sejam ports directos dos jogos e não remasterizadas a 1080p e com uns tweaks pelo meio, mas compreendo que assim seja, para se manter fiel ao grafismo original.

A embalagem traz dois comandos, que em termos de peso quase nem se dá por eles, e até a consola é muito leve. O Menu de selecção é simples mas eficaz, mas para trocar de jogo vão ter que sair do vosso confortável sofá e carregar no botão Reset na Consola, porque apesar dos jogos serem digitais, não é dispensado o movimento de ir a consola “trocar de CD”, relembrando uma vez mais a altura dos jogos exclusivamente físicos.

E lembram-se dos Memory Cards? Uma das escolhas mais difíceis naquela altura era qual o save a eliminar para podermos gravar os dados do novo jogo. Felizmente, isso ficou definitivamente no passado e não é algo necessário usar na PlayStation Classic. No geral podem contar com uma fiel recriação da primeira PlayStation, com uma agradável variedade de jogos e muitas horas de relembrar os tempos áureos dessa geração. Quero agradecer à PlayStation Portugal pelo convite e ao Museu Nostálgica por nos fazer regressar aos bons velhos tempos.

A PlayStation Classic chega às lojas nacionais no dia 3 de Dezembro de 2018, com o preço de 99,99€.

Visitem o nosso fórum!

Botão Voltar ao Topo