Análises

Blood & Truth

Luzes, câmara, acção!

Versão testada: PlayStation 4 Pro (com o PlayStation VR)

Como acontece sempre no lançamento de novo hardware, seja ele qual for, o leque de opções não era propriamente grande quando o PlayStation VR chegou ao mercado em Outubro de 2016. Ainda assim, The London Heist, uma experiência desenvolvida pela SIE London Studio e que fazia parte do PlayStation Worlds, foi um dos principais destaques. Agora, com Blood & Truth, o estúdio pretende expandir a premissa dessa mesma experiência e entregar um título completo.

A narrativa é razoavelmente simples. Vamos entrar no papel de Ryan Marks, um soldado de elite das forças especiais, que se vê forçado a salvar a sua família após os caminhos se terem cruzado com um dos principais chefes do crime de Londres. Apesar de não ser super original, tem todos os ingredientes que tornam este tipo de temas interessante, e as personagens, que contam com uma boa prestação por parte do elenco de actores, suporta muito bem o enredo.

Aquilo que vamos passar a maior parte do tempo a fazer é a lutar contra os maus da fita. Embora o Dualshock 4 seja suportado e funcione bem, a melhor forma de jogar Blood & Truth é mesmo com um par de comandos PlayStation Move, porque a componente shooter foi muito bem conseguida e dá uma boa sensação realizar as diferentes acções durante os tiroteios. Abrir caminho através de um grupo de inimigos, enquanto se recarregara arma, se entra em cover e se usa a habilidade “Precision Mode”, que abranda o tempo, faz-nos parecer o Jason Bourne. E é esse mesmo o objectivo; colocar-nos dentro de um filme de acção. Inicialmente começamos com a normal pistola, que podemos adicionar um silenciador, mas mais tarde, teremos acesso a armamento mais poderoso, incluindo snipers e lança granadas.

As próprias sequências que o jogo nos atira para cima são bastante variadas e com um bom ritmo de desenvolvimento. Não são 5 ou 6 horas a andar por corredores com 2 ou 3 inimigos pelo meio. Trata-se de uma verdadeira experiência de acção, em que num momento estamos a correr em telhados, e no outro, a disparar contra inimigos em motas. Estas sequências são separadas por algumas cinemáticas muito interessantes, que ajudam à ilusão de fazermos parte de um filme.

Nos momentos mais calmos, quando não andamos a despejar balas nos mauzões, vamos ter de completar uma gama de pequenos puzzles, que vão desde arrombar uma fechadura a desligar um alarme. Nada muito complexo ou desafiante, mas que ajuda a variar um pouco as situações. Mas o melhor de tudo, é que as transições entre os segmentos de acção e os segmentos de exploração complementam-se muito bem, apresentando uma boa fluidez, e sem ficarem demasiado tempo para se tornarem aborrecidos.

Se há um aspecto que poderia ter sido melhor concretizado, é o tutorial. A meio da aventura, vamos conseguir desempenhar as acções como se já fossemos um membro das forças especiais, mas ao inicio, é complicado conseguir encaixar como se recarrega a arma ou como se a guarda. Ainda para mais, somos atirados para uma sequência de perseguição muito cedo, o que dificulta um pouco as coisas, porque também ainda não estamos habituados à mira da arma.

Blood & Truth é uma vitória para a SIE London Studio. Este é um excelente exemplo de um filme de acção adaptado para a realidade virtual, que apresenta alguns momentos de acção muito bons. Além disso, a componente sonora é de qualidade, assim como o voice acting. Como já devem ter percebido, Blood & Truth entra assim na lista de jogos recomendados para todos os donos de um PlayStation VR.

Nota editorial: Cópia fornecida pela editora para efeitos de análise.

Veredito

Nota Final - 8.5

8.5

Blood & Truth expande com sucesso o conceito apresentado em The London Heist, conseguindo colocar o jogador no papel principal de uma aventura que se parece com um filme. Mesmo não tendo uma grande longevidade, é um título recomendado para quem tem o dispositivo de realidade virtual da Sony.

User Rating: Be the first one !
Botão Voltar ao Topo